EIXO | UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|---|
Oralidade |
Interação Discursiva Compreensão Oral Produção Oral |
Interagir com o professor e colegas, procurando utilizar a língua inglesa sempre que possível; Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola, a comunidade, a rotina, etc.; Reconhecer, com o apoio de imagens, palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos escritos e orais. Aplicar a língua inglesa para falarem de si e dos outros, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas; Representar, a partir de diálogos e/ou dramatizações, estórias diversas. |
Oralidade: What’s your name? My name is…; I’m…; How are you today? I’m…; What’s your favorite color? My favorite color is…; How big is your family? It’s big. It’s small; Do you have a pet? Yes, I have a/an…/ No, I don’t; What do you have for breakfast, lunch, dinner? I have …; What do you like to eat/drink? I like…; What’s your favorite toy? My favorite toy is …; How old are you? I’m…; What’s this? It’s…; How many … do you have? I have…; Do you have…? I have a/an …; Where is the…?; Verb to be: I’m…, It’s…; - Preferences: I like…, I don’t like…; |
Escuta professor ou áudio e associa o léxico estudado ao seu referente; Expressa-se por meio da música, relacionando gestos com a letra trabalhada em sala. |
Escrita | Práticas de Escrita | Reproduzir textos simples como: listas, legendas de ilustrações, etc. |
Gêneros Discursivos: Reproduzir textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado (crachá, etiquetas, tirinhas, listas, cartazes, outdoor, perfil, fotolegendas, cartões comemorativos; dramatizações; pequenos diálogos, entre outros) de acordo com seu nível linguístico e cognitivo. |
Reproduz textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado (a partir de um gênero discursivo) de acordo com seu nível linguístico e cognitivo; |
Conhecimentos Linguísticos | Estudo do Léxico |
Vivenciar situações de uso da língua em sala de aula, observando expressões da rotina social relacionadas à chamada It’s me, Present! e classroom language tais como: May I come in?; May I go to the restroom?, Pay attention, please!, Hello!; Bye!, entre outras. O uso dessas expressões pelo professor e pelos estudantes contribui de maneira significativa para que a construção de repertório lexical nos contextos do convívio social e da sala de aula aconteça de maneira significativa; A partir de imagens, construir repertório lexical relativo aos conteúdos estudados. |
Léxico:
Identity; Greetings; Colors; Family; Pets; Parts of the House/School; Meals; Games and Toys; Nature; Numbers (Cardinal): 1-10; Face and body; School supplies; Party items; Playground equipment; Feelings; Opposites. |
Fala e compreende o léxico estudado em sala, a partir de atividades diversas como: palavras cruzadas, caça- -palavras, atividades de relacionar, flashcards, entre outras; Relaciona imagem com o léxico estudado. |
Conhecimentos Linguísticos | Gramática | Aplicar chunks de linguagem, de modo intuitivo, para expressar-se na língua alvo. |
Gramática:
Articles: a/an; Demonstrative pronoun: this; Modal can: I can see/touch/make; Subject pronouns: I, you, he, she, it; - Possessive adjective: my, your. |
Fala e compreende o léxico estudado em sala, a partir de atividades diversas como: palavras cruzadas, caça- -palavras, atividades de relacionar, flashcards, entre outras; Relaciona imagem com o léxico estudado. |
Dimensão Intercultural |
A língua inglesa no mundo A língua inglesa no cotidiano da sociedade brasileira/comu nidade |
A partir de pesquisa e análise do mundo a sua volta, observar a presença do inglês na comunidade (palavras presentes em propagandas, programas televisivos e da internet). | Dimensão intercultural: Sugere-se a inserção da literatura, música, cinema, entre outras formas de arte para desenvolver a dimensão intercultural em sala de aula. | Identifica a presença da língua inglesa no dia a dia relacionando com sua importância no contexto atual (embalagens, roupas, propagandas, programas de televisão, aplicativos, internet, etc.). |