EIXO UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Oralidade Interação Discursiva

Compreensão

Produção Oral
Interagir com o professor e colegas, procurando utilizar a língua inglesa sempre que possível;

Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola, a comunidade, a rotina, etc.;

Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais;

Aplicar a língua inglesa para falarem de si e dos outros, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas;

Representar, a partir de dramatizações, estórias diversas
Oralidade:
How do you spell it? It’s …;
Do you have a pet? Yes, I do. No, I don’t;
How many brothers and sisters do you have? I have one… two…;
What do you like to eat? What do you like to drink? I like…, I don’t like…;
How old are you? I’m …;
How are you today? I’m …;
What’s the day today? It’s …;
My favorite… is…;
How do you come to school? I come…

Escuta professor ou áudio e associa o léxico estudado ao seu referente;

Expressa-se por meio da música relacionando gestos com a letra trabalhada em sala
Leitura Estratégia de leitura

Práticas de leitura e de construção de repertório lexical

Atitudes e disposições favoráveis do leitor
Formular hipóteses sobre um texto em língua inglesa, com o apoio de palavras cognatas, imagens, contexto, etc;

Explorar recursos visuais presentes no dia a dia e virtuais para construir repertório lexical na língua inglesa.
Gêneros Discursivos:
Os conhecimentos descritos devem ser trabalhados com base em gêneros orais e escritos. Sugere-se, a partir dos conhecimentos acima listados: músicas, clipe, vídeos, sitcom, listas, álbum de fotos, cartazes, rotina alimentar, perfil, fotolegendas, tabelas, maquetes, cartões comemorativos; dramatizações; pequenos diálogos, etc.
Identifica textos diversos, reconhecendo as características essenciais que constituem o gênero discursivo.
Escrita Práticas de escrita Reproduzir textos escritos em língua inglesa sobre si mesmo, sua família, seus amigos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar, a partir de gêneros textuais diversos. Gêneros Discursivos:
Reproduzir textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado. Sugere-se, a partir dos conhecimentos acima listados: músicas, clipes, vídeos, sitcom, listas, álbum de fotos, cartazes, rotina alimentar, perfil, fotolegendas, tabelas, maquetes, cartões comemorativos; dramatizações; pequenos diálogos, etc.
Reproduz textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado (a partir de um gênero discursivo), de acordo com seu nível linguístico e cognitivo.
Conhecimentos Linguísticos Gramática Aplicar chunks de linguagem, de modo intuitivo, para expressar-se na língua alvo. Gramática:
Articles: the; a/an;
Demonstrative pronoun: this, these;
Modal can;
Possessive adjective: my, your, our;
Preposition of time: on (day of the week);
Question words: (what, where, when,who, which);
Subject pronouns: (I, he, she, it)
Verb to hav.
Fala e compreende o léxico estudado em sala, a partir de atividades diversas como: palavras cruzadas, caça- palavras, atividades de relacionar, flashcards, entre outras

Relaciona imagem com o léxico estudado.
Dimensão Intercultural A língua inglesa no mundo

A língua inglesa no cotidiano da sociedade brasileira/com unidade
Explorar modos de falar nos diversos contextos em que a língua inglesa está presente. Dimensão intercultural:
Sugere-se a inserção da literatura, música, cinema, entre outras formas de arte para desenvolver a dimensão intercultural em sala de aula.
Identifica a presença da língua inglesa no dia a dia, relacionando com sua importância no contexto atual (embalagens, roupas, propagandas, programas de televisão, aplicativos, internet, etc).