EIXO | UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|---|
Oralidade |
Interação Discursiva Compreensão Produção Oral |
Expressar-se oralmente na língua inglesa a partir do repertório lexical que já possui, aprimorando-o gradativamente; Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral; Utilizar a língua inglesa em situação real de comunicação, primeiramente a partir das instruções dadas pelo professor. Ex: Open your book!, Take your pencil!, Open the window!, etc; Entrevistar os colegas sobre assuntos relacionados ao cotidiano, à família e à escola, e a partir das informações coletadas, reportar as respostas ao grande grupo. |
Oralidade: Where is the …? It’s near, next to, opposite…; What are you wearing today? I’m wearing…; What’s he/she wearing today? He/she is wearing…: When is your birthday? It’s on …; What time do you …? I … at 3 o´clock; When is …? It’s on …; What do you eat in the morning, afternoon…? I eat…; What’s the weather like today? It’s…; Can I have…, please? I’ll have …; - Me too/neither. |
Reconhece informações gerais e específicas em textos orais; Associa signo oral/escrito com o imagético. |
Leitura |
Estratégia de leitura Práticas de leitura e de construção de repertório lexical Atitudes e disposições favoráveis do leitor |
Formular hipóteses sobre um texto em língua inglesa, com o apoio de palavras cognatas, imagens, contexto, etc; Explorar recursos visuais presentes no dia a dia e virtuais para construir repertório lexical na língua inglesa. |
Gêneros Discursivos: Os conhecimentos descritos devem ser trabalhados a partir de gêneros orais e escritos. Sugere-se, a partir dos conhecimentos acima listados: calendário, horário escolar, previsão do tempo, músicas, clipes, vídeos, sitcom, gêneros em circulação – mídias e práticas da cultura digital – perfil de blogs, redes sociais, websites e posts, poema, texto informativo, tíquete/ingresso, ficha de classificaçãocientífica, verbete de dicionários, árvore genealógica, etc. |
Compreende textos diversos, reconhecendo as características essenciais que constituem o gênero discursivo. |
Escrita |
Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita Práticas de escrita |
Planejar a escrita de textos simples, em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte); A partir de perguntas norteadoras, listar ideias para a produção de textos, considerando o tema e o assunto; Produzir textos escritos, sobre si mesmo, sua família, seus amigos, preferências e rotinas a partir de gêneros textuais. |
Gêneros Discursivos: Produzir textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado. Sugere-se a partir dos conhecimentos acima listados: calendário, horário escolar, previsão do tempo, músicas, clipes, vídeos, sitcom, gêneros em circulação – mídias e práticas da cultura digital – perfil de blogs, redes sociais, websites e posts, poema, texto informativo, tíquete/ingresso, ficha de classificação científica, verbete de dicionários, árvore genealógica, etc. |
Produz textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado (a partir de um gênero discursivo), escrevendo sobre si mesmo, sua família, seus amigos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar, de acordo com seu nível cognitivo. |
Conhecimentos Linguísticos | Estudo do Léxico |
Construir repertório lexical relativo aos conteúdos estudados; Aplicar na fala e escrita estruturas linguísticas utilizadas em sala, de modo contextualizado e de acordo com seu nível linguístico. |
Léxico: Places in the city; Colors and shapes; Clothing items; Dates: days of the week; Months of the year; Ordinal numbers (1st – 31st); Time; Daily activities; Holidays and celebrations; Family and people; Food and drink; Numbers (cardinal): 1-60; Weather conditions; Seasons of the year; Environment; - School subjects and supplies. |
Fala e compreende o léxico estudado em sala conforme nível cognitivo; Relaciona signo linguístico com o léxico estudado; Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos. |
Conhecimentos Linguísticos | Gramática | Aplicar na fala e escrita estruturas linguísticas utilizadas em sala, de modo contextualizado e de acordo com seu nível linguístico. |
Gramática: Articles: the, a/an; Demonstrative pronouns: this, these, that, those; Object pronouns: it, them; Possessive adjective: my, your, our, his, her; Prepositions of place: on, in, near, opposite, next to; Prepositions of time: in, on, at; Present Simple: interrogative, - affirmative and negative (Short answers); Question words; Subject pronouns; - Verb there to be. |
Fala e compreende o léxico estudado em sala conforme nível cognitivo; Relaciona signo linguístico com o léxico estudado; Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos. |
Dimensão Intercultural |
A língua inglesa no mundo Comunicação intercultural |
Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, poemas, leitura de livros de imagens, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar a literatura universal; |
Dimensão intercultural: Sugere-se a inserção da literatura, música, cinema, entre outras formas de arte para desenvolver a dimensão intercultural em sala de aula. |
Dimensão Intercultural Identifica os elementos da estória, como: personagens, características, cenário, etc; |