EIXO UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Oralidade Interação Discursiva

Compreensão

Produção Oral
Expressar-se oralmente na língua inglesa a partir do repertório lexical que já possui, aprimorando-o gradativamente;

Solicitar esclarecimento em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas;

Interagir em situações de intercambio oral para realizar as atividades em sala de aula de forma colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos;

Promover atividades de interação oral, e de brincadeiras (jogos tradicionais como o jogo da velha, forca, bingo, stop, etc), jogos de tabuleiro (scrabble, snakes and ladders e nali), passatempos (palavras cruzadas, caça-palavras, jogo dos sete erros, etc) e de cartas (memory, snap, loto, UNO, etc).
Oralidade:
Pay attention! Take your pencil!, Open your book!, etc.;
Repeat please!, What’s the meaning of...?;
Where does the police officer work? He/she works …;
What does your father do? What does your mother do? He is …, She is…;
Where does your father/mother work? He/she works at…;
Are you ready to order? Yes, I’d like…;
What does he/she look like? He/she is…;
Have to/ Don’t have to;
How do you come to school? I come by/on …;
What time does it leave?
How’s the weather? It’s…;
Do you help at home? What do you usually do? I …;
How often do you …? I always, never, sometimes…;
- How much is ti? It’s …
Reconhece informações gerais e específicas em textos orais;

Associa signo oral/escrito com o imagético.
Leitura Estratégias de leitura

Práticas de leitura e fruição

Atitudes e disposições favoráveis do leitor
Relacionar as partes de um texto (parágrafos, imagens, palavras-chave) para construir seu sentido global;

Inferir informações a partir de diferentes gêneros textuais: imagens, estória em quadrinhos, etc.
Gêneros Discursivos:
Os conhecimentos descritos devem ser trabalhados com base em gêneros orais e escritos. Sugere-se, a partir dos conhecimentos acima listados: músicas, clipes, vídeos, sitcoms, blogs, artigos de websites, gráficos, jingles, pirâmide alimentar, receitas, cardápio, listas, gêneros em circulação – mídias e práticas da cultura digital – “WhatsApp”, HQs, sinopse, perfil, fichatécnica, folhetos turísticos de propagandas, tabelas, classificados, previsão do tempo, etc.
Compreende textos diversos, reconhecendo as características essenciais que constituem o gênero discursivo;
Escrita Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita

Práticas de escrita
Planejar a escrita de textos simples, em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte);

A partir de perguntas norteadoras, listar ideias para a produção de textos, considerando o tema e o assunto;

Produzir textos escritos, a partir dos gêneros textuais estudos, sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas;

Escrever e reescrever textos individuais ou coletivos, procurando analisá-los com relação a estrutura organizacional e a mensagem com foco no aprimoramento do léxico estudado.
Gêneros Discursivos:
Produzir textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado. Sugere-se, a partir dos conhecimentos acima listados: músicas, clipes, vídeos, sitcoms, blogs, artigos de websites, gráficos, jingles, pirâmide alimentar, receitas, cardápio, listas, gêneros em circulação – mídias e práticas da cultura digital – “WhatsApp”, HQs, sinopse, perfil, ficha técnica, folhetos turísticos de propagandas, tabelas, classificados, previsão do tempo, etc.
Produz textos escritos em língua inglesa para aprimorar os léxico estudado (a partir de um gênero discursivo);

Escreve sobre si mesmo, sua família, seus amigos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar, de acordo com seu nível cognitivo.
Conhecimentos Linguísticos Estudo do Léxico Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros) com o objetivo de incentivar práticas de uso da língua significativas para os estudantes, no sentido de ampliar o seu repertório lexical de modo progressivo. Léxico:
Classroom Commands; Jobs; Places in the city; Family; Food and drink; Numbers (cardinal): 1-100; Sports; Body parts and clothes; Physical characteristics; Transportation; Houses, its parts, items and furniture; House chores; Time and activities; Animals;- Going shopping; Gardening.
Fala e compreende o léxico estudado em sala com atividades conforme nível cognitivo;

Relaciona signo linguístico com o léxico estudado;

Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos;
Conhecimentos Linguísticos Gramática Aplicar, na fala e/ou na escrita, estruturas linguísticas utilizadas em sala, de modo contextualizado e de acordo com seu nível linguístico. Gramática:
Demonstrative pronoun: this, these, that, those;
Possessive: genitive case (‘s);
Present continuous;
Present simple;
Quantifiers: a/an/some;
Possessive adjectives;
Prepositions of time: in, on, at;
Subject pronouns;
Action verbs;
Verbs do/play.
Fala e compreende o léxico estudado em sala com atividades conforme nível cognitivo;

Relaciona signo linguístico com o léxico estudado;

Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos;
Dimensão Intercultural A língua inglesa no mundo

Comunicação intercultural
Reconhecer a presença da língua inglesa na comunidade local (em nomes de lojas, em propagandas na mídia, em expressões cotidianas, entre outras);

Favorecer o uso da língua inglesa na comunidade em que o estudante está inserido;

Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico- -culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
Dimensão intercultural:
Sugere-se a inserção da literatura, música, cinema, entre outras formas de arte para desenvolver a dimensão intercultural em sala de aula.
Identifica a presença da língua inglesa no dia a dia, relacionando com sua importância no contexto atual (embalagens, roupas, propagandas, programas de televisão, aplicativos e internet, etc.).