EIXO | UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|---|
Oralidade |
Interação Discursiva Compreensão Produção Oral |
Expressar-se oralmente na língua inglesa a partir do repertório lexical que já possui, aprimorando-o gradativamente; Solicitar esclarecimento em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas; Interagir em situações de intercambio oral para realizar as atividades em sala de aula de forma colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos; Promover atividades de interação oral, e de brincadeiras (jogos tradicionais como o jogo da velha, forca, bingo, stop, etc), jogos de tabuleiro (scrabble, snakes and ladders e nali), passatempos (palavras cruzadas, caça-palavras, jogo dos sete erros, etc) e de cartas (memory, snap, loto, UNO, etc). |
Oralidade: Pay attention! Take your pencil!, Open your book!, etc.; Repeat please!, What’s the meaning of...?; Where does the police officer work? He/she works …; What does your father do? What does your mother do? He is …, She is…; Where does your father/mother work? He/she works at…; Are you ready to order? Yes, I’d like…; What does he/she look like? He/she is…; Have to/ Don’t have to; How do you come to school? I come by/on …; What time does it leave? How’s the weather? It’s…; Do you help at home? What do you usually do? I …; How often do you …? I always, never, sometimes…; - How much is ti? It’s … |
Reconhece informações gerais e específicas em textos orais; Associa signo oral/escrito com o imagético. |
Leitura |
Estratégias de leitura Práticas de leitura e fruição Atitudes e disposições favoráveis do leitor |
Relacionar as partes de um texto (parágrafos, imagens, palavras-chave) para construir seu sentido global; Inferir informações a partir de diferentes gêneros textuais: imagens, estória em quadrinhos, etc. |
Gêneros Discursivos: Os conhecimentos descritos devem ser trabalhados com base em gêneros orais e escritos. Sugere-se, a partir dos conhecimentos acima listados: músicas, clipes, vídeos, sitcoms, blogs, artigos de websites, gráficos, jingles, pirâmide alimentar, receitas, cardápio, listas, gêneros em circulação – mídias e práticas da cultura digital – “WhatsApp”, HQs, sinopse, perfil, fichatécnica, folhetos turísticos de propagandas, tabelas, classificados, previsão do tempo, etc. |
Compreende textos diversos, reconhecendo as características essenciais que constituem o gênero discursivo; |
Escrita |
Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita Práticas de escrita |
Planejar a escrita de textos simples, em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte); A partir de perguntas norteadoras, listar ideias para a produção de textos, considerando o tema e o assunto; Produzir textos escritos, a partir dos gêneros textuais estudos, sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas; Escrever e reescrever textos individuais ou coletivos, procurando analisá-los com relação a estrutura organizacional e a mensagem com foco no aprimoramento do léxico estudado. |
Gêneros Discursivos: Produzir textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado. Sugere-se, a partir dos conhecimentos acima listados: músicas, clipes, vídeos, sitcoms, blogs, artigos de websites, gráficos, jingles, pirâmide alimentar, receitas, cardápio, listas, gêneros em circulação – mídias e práticas da cultura digital – “WhatsApp”, HQs, sinopse, perfil, ficha técnica, folhetos turísticos de propagandas, tabelas, classificados, previsão do tempo, etc. |
Produz textos escritos em língua inglesa para aprimorar os léxico estudado (a partir de um gênero discursivo); Escreve sobre si mesmo, sua família, seus amigos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar, de acordo com seu nível cognitivo. |
Conhecimentos Linguísticos | Estudo do Léxico | Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros) com o objetivo de incentivar práticas de uso da língua significativas para os estudantes, no sentido de ampliar o seu repertório lexical de modo progressivo. |
Léxico: Classroom Commands; Jobs; Places in the city; Family; Food and drink; Numbers (cardinal): 1-100; Sports; Body parts and clothes; Physical characteristics; Transportation; Houses, its parts, items and furniture; House chores; Time and activities; Animals;- Going shopping; Gardening. |
Fala e compreende o léxico estudado em sala com atividades conforme nível cognitivo; Relaciona signo linguístico com o léxico estudado; Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos; |
Conhecimentos Linguísticos | Gramática | Aplicar, na fala e/ou na escrita, estruturas linguísticas utilizadas em sala, de modo contextualizado e de acordo com seu nível linguístico. |
Gramática: Demonstrative pronoun: this, these, that, those; Possessive: genitive case (‘s); Present continuous; Present simple; Quantifiers: a/an/some; Possessive adjectives; Prepositions of time: in, on, at; Subject pronouns; Action verbs; Verbs do/play. |
Fala e compreende o léxico estudado em sala com atividades conforme nível cognitivo; Relaciona signo linguístico com o léxico estudado; Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos; |
Dimensão Intercultural |
A língua inglesa no mundo Comunicação intercultural |
Reconhecer a presença da língua inglesa na comunidade local (em nomes de lojas, em propagandas na mídia, em expressões cotidianas, entre outras); Favorecer o uso da língua inglesa na comunidade em que o estudante está inserido; Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico- -culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas. |
Dimensão intercultural: Sugere-se a inserção da literatura, música, cinema, entre outras formas de arte para desenvolver a dimensão intercultural em sala de aula. |
Identifica a presença da língua inglesa no dia a dia, relacionando com sua importância no contexto atual (embalagens, roupas, propagandas, programas de televisão, aplicativos e internet, etc.). |