EIXO | UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|---|
Oralidade |
Interação Discursiva Compreensão Produção Oral |
Expressar-se oralmente na língua inglesa a partir do repertório lexical que já possui, aprimorando-o gradativamente; Solicitar esclarecimento em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas; Interagir em situações de intercambio oral para realizar as atividades em sala de aula de forma colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos; Promover atividades de interação oral, e de brincadeiras (jogos tradicionais como o jogo da velha, forca, bingo, stop, etc), jogos de tabuleiro (scrabble, ‘snakes and ladders’ e chess), passatempos (palavras cruzadas, caça-palavras, jogo dos sete erros, etc) e de cartas (memory, snap, loto, UNO, etc). |
Oralidade: - I can …; I can’t …; Where is …? It’s in …; Where are you from? I’m from…; What’s your nationality? I’m…; What’s your favorite subject at school? My favorite subject is..; What kind of movies do you like? I like…; What do you like to do on your free time? I like …; What do you look like? I’m …; What is your address? It’s…; What time does it start? What’s the matter? I’m…; What do you/does he/she look like? What sport do you practice? How often do you play? I play …; Do you play any instrument? Yes, I play …; No, I don’t. What do you do to help the environment? I …; Where is the …? It’s in front of, next to, behind, between, across from, …; Do you play computer games? Yes, I do. No, I don’t. How often do you play games? I play …; |
Reconhece Informações gerais e específicas em textos orais; Associa signo oral/escrito com o imagético. |
Leitura |
Estratégias de leitura Práticas de leitura e fruição Atitudes e disposições favoráveis do leitor |
Apreciar textos narrativos: (fábulas, contos de fadas, estórias infantis, etc) como forma de conhecer e valorizar o patrimônio cultural. |
Gêneros Discursivos: Os conhecimentos descritos devem ser trabalhados com base em gêneros orais e escritos. Sugere-se, a partir dos conhecimentos acima listados: músicas, clipes, vídeos, sitcom, tabelas, gráficos, infográficos, bilhetes, tirinhas,histórias em quadrinho, fotolegendas, mapas, bandeiras, cartas, e-mail, cartum, quiz, receitas culinárias, minibiografias, cartazes, mapas mentais, notícias de jornais e revistas, literários: poemas e contos em versões simplificadas, etc. |
Compreende textos diversos, reconhecendo as características essenciais que constituem o gênero discursivo. |
Escrita |
Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita Práticas de escrita |
Planejar a escrita de textos simples, em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte); A partir de perguntas norteadoras, listar ideias para a produção de textos, considerando o tema e o assunto; Produzir textos escritos, a partir dos gêneros textuais estudados, sobre si mesmo, sua família, seus amigos, preferências e rotinas; Reconstruir o texto, com acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final. |
Léxico: Classroom rules; Countries, Languages and Nationalities; Daily routine; Food and drink; Hobbies; Health conditions; Internet and technology; Jobs; Movie theater and movie genres; Numbers (cardinal): 100-1000; Sports and Physical activities; Planet and the environment;Musical Instruments; Five senses; Places and directions; Musical Instruments; |
Fala e compreende o léxico estudado em sala com atividades mais avançadas conforme nível cognitivo; Relaciona signo linguístico com o léxico estudado; Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos. |
Escrita |
Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita Práticas de escrita |
Planejar a escrita de textos simples, em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte); A partir de perguntas norteadoras, listar ideias para a produção de textos, considerando o tema e o assunto; Produzir textos escritos, a partir dos gêneros textuais estudados, sobre si mesmo, sua família, seus amigos, preferências e rotinas; Reconstruir o texto, com acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final. |
Léxico: Classroom rules; Countries, Languages and Nationalities; Daily routine; Food and drink; Hobbies; Health conditions; Internet and technology; Jobs; Movie theater and movie genres; Numbers (cardinal): 100-1000; Sports and Physical activities; Planet and the environment;Musical Instruments; Five senses; Places and directions; Musical Instruments; |
Fala e compreende o léxico estudado em sala com atividades mais avançadas conforme nível cognitivo; Relaciona signo linguístico com o léxico estudado; Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos. |
Conhecimentos Linguísticos | Estudo do Léxico | Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros) com o objetivo de incentivar práticas de uso da língua significativas para os estudantes, no sentido de ampliar o seu repertório lexical de modo progressivo. |
Léxico: Classroom Commands; Jobs; Places in the city; Family; Food and drink; Numbers (cardinal): 1-100; Sports; Body parts and clothes; Physical characteristics; Transportation; Houses, its parts, items and furniture; House chores; Time and activities; Animals;- Going shopping; Gardening. |
Fala e compreende o léxico estudado em sala com atividades conforme nível cognitivo; Relaciona signo linguístico com o léxico estudado; Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos; |
Conhecimentos Linguísticos | Gramática | Aplicar, na fala e/ou na escrita, estruturas linguísticas utilizadas em sala, de modo contextualizado e de acordo com seu nível linguístico. |
Gramática: Contrasting Present Simple and Present Continuous; Frequency adverbs: always, often, sometimes, never; Sequence adverbs: first, then, after that; Prepositions of place: under, on, in, between, behind, beside, in front of, among; Interrogative pronouns; There to be; Demonstrative pronouns; Conjunctions: and, but; Modal verb: can (ability): affirmative, negative and interrogative; Verbs do/play; Verbs have/be (health conditions/physical descriptions); Verbs like/love + verb-ing; Verbs in the imperative form. |
Fala e compreende o léxico estudado em sala com atividades conforme nível cognitivo; Relaciona signo linguístico com o léxico estudado; Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos; |
Dimensão Intercultural |
A língua inglesa no mundo Comunicação intercultural |
Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais; Pesquisar informações sobre lugares/países em que a língua inglesa é falada no mundo e o papel que ela exerce nesses locais: esta habilidade favorece o reconhecimento e a problematização dos diversos papéis da língua inglesa nos diferentes países; Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre culturas diferentes. |
Dimensão intercultural: Sugere-se a inserção da literatura, música, cinema, entre outras formas de arte para desenvolver a dimensão intercultural em sala de aula. |
Identifica a presença da língua inglesa no dia a dia, relacionando com sua importância no contexto atual (embalagens, roupas, propagandas, programas de televisão, aplicativos e internet, etc). |