EIXO UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Oralidade Interação Discursiva

Compreensão

Produção Oral
Expressar-se oralmente na língua inglesa a partir do repertório lexical que já possui, aprimorando-o gradativamente;

Solicitar esclarecimento em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas;

Interagir em situações de intercambio oral para realizar as atividades em sala de aula de forma colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos;

Promover atividades de interação oral, e de brincadeiras (jogos tradicionais como o jogo da velha, forca, bingo, stop, etc), jogos de tabuleiro (scrabble, ‘snakes and ladders’ e chess), passatempos (palavras cruzadas, caça-palavras, jogo dos sete erros, etc) e de cartas (memory, snap, loto, UNO, etc).
Oralidade:
- I can …; I can’t …;
Where is …? It’s in …;
Where are you from? I’m from…; What’s your nationality? I’m…;
What’s your favorite subject at school? My favorite subject is..;
What kind of movies do you like? I like…;
What do you like to do on your free time? I like …;
What do you look like? I’m …;
What is your address? It’s…;
What time does it start?
What’s the matter? I’m…;
What do you/does he/she look like?
What sport do you practice? How often do you play? I play …;
Do you play any instrument? Yes, I play …; No, I don’t.
What do you do to help the environment? I …;
Where is the …? It’s in front of, next to, behind, between, across from, …;
Do you play computer games? Yes, I do. No, I don’t.
How often do you play games? I play …;
Reconhece Informações gerais e específicas em textos orais;

Associa signo oral/escrito com o imagético.
Leitura Estratégias de leitura

Práticas de leitura e fruição

Atitudes e disposições favoráveis do leitor
Apreciar textos narrativos: (fábulas, contos de fadas, estórias infantis, etc) como forma de conhecer e valorizar o patrimônio cultural. Gêneros Discursivos:
Os conhecimentos descritos devem ser trabalhados com base em gêneros orais e escritos. Sugere-se, a partir dos conhecimentos acima listados: músicas, clipes, vídeos, sitcom, tabelas, gráficos, infográficos, bilhetes, tirinhas,histórias em quadrinho, fotolegendas, mapas, bandeiras, cartas, e-mail, cartum, quiz, receitas culinárias, minibiografias, cartazes, mapas mentais, notícias de jornais e revistas, literários: poemas e contos em versões simplificadas, etc.
Compreende textos diversos, reconhecendo as características essenciais que constituem o gênero discursivo.
Escrita Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita

Práticas de escrita
Planejar a escrita de textos simples, em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte);

A partir de perguntas norteadoras, listar ideias para a produção de textos, considerando o tema e o assunto;

Produzir textos escritos, a partir dos gêneros textuais estudados, sobre si mesmo, sua família, seus amigos, preferências e rotinas;

Reconstruir o texto, com acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.
Léxico:
Classroom rules;
Countries, Languages and Nationalities;
Daily routine;
Food and drink;
Hobbies;
Health conditions;
Internet and technology;
Jobs;
Movie theater and movie genres;
Numbers (cardinal): 100-1000;
Sports and Physical activities;
Planet and the environment;Musical Instruments;
Five senses;
Places and directions;
Musical Instruments;
Fala e compreende o léxico estudado em sala com atividades mais avançadas conforme nível cognitivo;

Relaciona signo linguístico com o léxico estudado;

Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos.
Escrita Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita

Práticas de escrita
Planejar a escrita de textos simples, em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte);

A partir de perguntas norteadoras, listar ideias para a produção de textos, considerando o tema e o assunto;

Produzir textos escritos, a partir dos gêneros textuais estudados, sobre si mesmo, sua família, seus amigos, preferências e rotinas;

Reconstruir o texto, com acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.
Léxico:
Classroom rules;
Countries, Languages and Nationalities;
Daily routine;
Food and drink;
Hobbies;
Health conditions;
Internet and technology;
Jobs;
Movie theater and movie genres;
Numbers (cardinal): 100-1000;
Sports and Physical activities;
Planet and the environment;Musical Instruments;
Five senses;
Places and directions;
Musical Instruments;
Fala e compreende o léxico estudado em sala com atividades mais avançadas conforme nível cognitivo;

Relaciona signo linguístico com o léxico estudado;

Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos.
Conhecimentos Linguísticos Estudo do Léxico Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros) com o objetivo de incentivar práticas de uso da língua significativas para os estudantes, no sentido de ampliar o seu repertório lexical de modo progressivo. Léxico:
Classroom Commands; Jobs; Places in the city; Family; Food and drink; Numbers (cardinal): 1-100; Sports; Body parts and clothes; Physical characteristics; Transportation; Houses, its parts, items and furniture; House chores; Time and activities; Animals;- Going shopping; Gardening.
Fala e compreende o léxico estudado em sala com atividades conforme nível cognitivo;

Relaciona signo linguístico com o léxico estudado;

Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos;
Conhecimentos Linguísticos Gramática Aplicar, na fala e/ou na escrita, estruturas linguísticas utilizadas em sala, de modo contextualizado e de acordo com seu nível linguístico. Gramática:
Contrasting Present Simple and Present Continuous;
Frequency adverbs: always, often, sometimes, never;
Sequence adverbs: first, then, after that;
Prepositions of place: under, on, in, between, behind, beside, in front of, among;
Interrogative pronouns;
There to be;
Demonstrative pronouns;
Conjunctions: and, but;
Modal verb: can (ability): affirmative, negative and interrogative;
Verbs do/play;
Verbs have/be (health conditions/physical descriptions);
Verbs like/love + verb-ing;
Verbs in the imperative form.
Fala e compreende o léxico estudado em sala com atividades conforme nível cognitivo;

Relaciona signo linguístico com o léxico estudado;

Utiliza expressões estudadas em sala de aula nos mais diversos contextos;
Dimensão Intercultural A língua inglesa no mundo

Comunicação intercultural
Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais;

Pesquisar informações sobre lugares/países em que a língua inglesa é falada no mundo e o papel que ela exerce nesses locais: esta habilidade favorece o reconhecimento e a problematização dos diversos papéis da língua inglesa nos diferentes países;

Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre culturas diferentes.
Dimensão intercultural:
Sugere-se a inserção da literatura, música, cinema, entre outras formas de arte para desenvolver a dimensão intercultural em sala de aula.
Identifica a presença da língua inglesa no dia a dia, relacionando com sua importância no contexto atual (embalagens, roupas, propagandas, programas de televisão, aplicativos e internet, etc).