EIXO UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Oralidade Interação Discursiva

Compreensão

Produção Oral
Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos;

Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida;

Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral;

Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros;

Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.
Oralidade:
Falar sobre as informações contidas nos diferentes suportes de gêneros;
Nomear as partes do corpo;
Descrever sua moradia;
Falar sobre aspectos culturais da Língua Inglesa;
Falar sobre os diferentes tipos de relacionamentos sentimentos;
Falar sobre atividades de lazer e tempo livre;
Falar sobre a rotina escolar;
Descrever características físicas e de vestuário.
Entrevista os colegas para conhecer suas histórias de vida;

Identifica o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros;

Produz narrativas orais com mediação do professor.
Leitura Estratégias de leitura

Práticas de leitura e fruição

Atitudes e disposições favoráveis do leitor
Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas;

Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos);

Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global;

Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura;

Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares;

Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
Gêneros Discursivos:
Os conteúdos descritos devem ser trabalhados a partir de gêneros orais e escritos de acordo com o contexto regional/ local. Sugere-se, a partir dos conteúdos acima listados: quiz, entrevistas, pequenos documentários, blogs/posts/diários pessoais (online), notícias de jornais e revistas, resumos/ tópicos de notícias de jornais e revistas, enciclopédias online, podcasts, artigos de revistas, encenação (sketches), tutorial, fotolegendas, classificados, mapas, guias turísticos, cartas, mensagens instantâneas, e-mail, postcard, biografias, trechos de filmes, trechos de seriados, sinopses, trechos de poemas, romances e contos, minibiografias, biografias, timelines.
Compreende textos diversos, reconhecendo as características essenciais que constituem o gênero discursivo.
Escrita Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita

Práticas de escrita
Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte);

Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto:

Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédia, blogs, entre outros).
Gêneros Discursivos:
Produzir textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado. Sugere-se a partir dos conteúdos acima listados: quiz, entrevistas, pequenos documentários, blogs/posts/diários pessoais (online), notícias de jornais e revistas, resumos/ tópicos de notícias de jornais e revistas, enciclopédias online, podcasts, artigos de revistas, encenação (sketches), tutorial, fotolegendas, classificados, mapas, guias turísticos, cartas, mensagens instantâneas, e-mail, postcard, biografias, trechos de filmes, trechos de seriados, sinopses, trechos de poemas, romances e contos, minibiografias, biografias, timelines, mind maps and concept maps online e físicos, calendário, agenda, horário escolar/planner, etc.
Produz textos escritos em língua inglesa considerando as características essenciais que constituem o gênero, com coesão e coerência.
Conhecimentos Linguísticos Estudo do Léxico Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros);

Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (-ed);

Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.
Léxico:
Words related to the internet;
Means of transportation;
Tourist attractions;
False friends;
Leisure time activities and sports;
House chores;
School subjects;
Parts of the body;
Seasons of the year;
Weather;
Clothes;
Conhece, escreve e associa o léxico estudado de acordo com o contexto.
Conhecimentos Linguísticos Gramática Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade;

Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados;

Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado).
Gramática:
Verb to be in the past;
Simple past;
How many...?;
Verb there to be;
Prepositions of time;
Prepositions of place;
Adverbs of frequency;
Past continuous;
Connectors;
Modal can/could;
Pronouns.
Utiliza estruturas linguísticas para identificar pessoas, descrever lugares e rotinas diárias.
Dimensão Intercultural A língua inglesa no mundo

Comunicação intercultural
Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado;

Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas;

- Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo.
Dimensão intercultural:
Sugere-se a inserção da literatura, música, cinema, entre outras formas de arte para desenvolver a dimensão intercultural em sala de aula.
Identifica a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comu nidade e seu significado.