EIXO | UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|---|
Oralidade |
Interação Discursiva Compreensão Produção Oral |
Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas; Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral; Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes; Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades. |
Oralidade: Falar sobre o que gostam de fazer e atividades de tempo livre; Falar sobre pessoas famosas, suas profissões e sobre o futuro; Falar sobre atitudes positivas que as pessoas fazem; Falar sobre as tecnologias que utilizam no dia a dia; Falar sobre hábitos alimentares; Falar sobre festas populares/celebrações em diferentes localidades ou países; Falar sobre diferentes gêneros literários; |
Constrói o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes. |
Leitura |
Estratégias de leitura Práticas de leitura e fruição Atitudes e disposições favoráveis do leitor |
Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos; Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizaro patrimônio cultural produzido em língua inglesa; Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa; Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto. |
Gêneros Discursivos: Os conteúdos descritos devem ser trabalhados a partir de gêneros orais e escritos de acordo com o contexto regional/ local. Sugere-se, a partir dos conteúdos acima listados: contos em versões originais ou simplificados, romances em versões originais ou simplificados, poemasem versões originais ou simplificados, linha do tempo, sinopses de filmes, pesquisa, biografia, formulário online, blogs, poster, receita, guias, relatórios, entrevistas, convite de aniversário, artigos de revistas e jornais, contos de fadas, reportagens de suportes físicos ou online, etc. |
Infere informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos. |
Escrita |
Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita Práticas de escrita |
Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases); Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final; Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogs, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta). |
Gêneros Discursivos: Produzir textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado. Sugere-se a partir dos conteúdos acima listados: contos em versões originais ou simplificados, romances em versões originais ou simplificados, poemas em versões originais ou simplificados, linha do tempo, sinopses de filmes, pesquisa, biografia, formulário online, blogs, poster, receita, guias, relatórios, entrevistas, convite de aniversário, artigos de revistas e jornais, contos de fadas, reportagens de suportes físicos ou online, etc. |
Produzir textos escritos em língua inglesa para aprimorar o léxico estudado. Sugere-se a partir dos conteúdos acima listados: contos em versões originais ou simplificados, romances em versões originais ou simplificados, poemas em versões originais ou simplificados, linha do tempo, sinopses de filmes, pesquisa, biografia, formulário online, blogs, poster, receita, guias, relatórios, entrevistas, convite de aniversário, artigos de revistas e jornais, contos de fadas, reportagens de suportes físicos ou online, etc. |
Conhecimentos Linguísticos | Estudo do Léxico |
Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro; Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa. |
Léxico: TV programs; Movie genre;Jobs and occupations; Adjectives; Kinds of food; Special Days; Months of the year; Ordinal Numbers; Seasons of the year; Parts of the house; Library. |
Nomeia, reconhece e utiliza o léxicoem produções orais e escritas relativos ao repertório lexical construído. |
Conhecimentos Linguísticos | Gramática |
Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade; Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados; Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado). |
Gramática: Verb to be in the past; Simple past; How many...?; Verb there to be; Prepositions of time; Prepositions of place; Adverbs of frequency; Past continuous; Connectors; Modal can/could; Pronouns. |
Utiliza estruturas linguísticas para identificar pessoas, descrever lugares e rotinas diárias. |
Conhecimentos Linguísticos | Gramática |
Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões; Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades. Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much; Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação. |
Léxico: Comparatives; Superlatives; Relative pronouns; Modal verbs; Phrasal verbs; Countable and uncountable nouns; Verb there to be (present and past) Used to Interrogative pronouns; Going to; Simple future; Present Perfect. |
Nomeia, reconhece e utiliza o léxicoem produções orais e escritas relativos ao repertório lexical construído. |
Dimensão Intercultural |
Manifestaçõ es culturais Comunicaçã o intercultural |
Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas; Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais; Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa. |
Dimensão intercultural: Sugere-se a inserção da literatura, música, cinema, entre outras formas de arte para desenvolver a dimensão intercultural em sala de aula. |
Relaciona as manifestações artístico-culturais locais com a diversas culturas vinculadas a língua inglesa. |