UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
ARTES VISUAIS Criticidade: (ludicidade, criação e imaginação)

Composição

Sensibilidade

Contexto

Elementos Visuais

Gêneros Artísticos

Tempo/espaço

Criticidade

Cultura

Pesquisa

Tecnologia

Expressão

Representação

Comunicação

Comunicação

Fruição

Apreciação

Estética e Reflexão

Movimento
Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético;

Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento, etc.);

Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais;

Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais;

Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade;

Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais;

Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores, etc.).
Elementos da linguagem visual/técnicas: Desenho, pintura, esculturas, gravuras, fotografia, modelagem, (composições, quadrinhos, colagem, recorte, linhas, formas, planos, textura, cor, tom, volume, contraste); vídeo instalação, performance, intervenção;

Obras de arte e artistas;

Movimentos artísticos e sua contribuição para/com a história da humanidade;

Gêneros: Paisagens natural/cultural, retrato, autorretrato, natureza morta;

Arte e Cultura nos contextos locais, regionais e estadual, levando em conta as relações com a arte brasileira e estrangeira (indígena, africano, oriental e ocidental);

Tradições de família; brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias;

História das Artes Visuais, local, regional e nacional, internacional;

A Arte como meio de comunicação e suas diferenças culturais;Patrimônio material e imaterial;

Estética do cotidiano e seus tempos históricos (Juízo de gosto/senso estético);

Pré-história e Arte indígena: Pré-colombiana (Incas, Maias e Astecas); Arte indígena brasileira; Arte, artesanato, artefato; Arte e meio ambiente;

Imersão em espaços não formais de ensino como: museus, galerias, instituições culturais e outros através da virtualidade;

Artistas contemporâneos locais, regionais, nacionais e internacionais, espaços histórico/cultural, comunidades; Multimeios, diário digital, portfolio digital, arte postal, instalação, videoarte e outros.
Identifica e aprecia formas distintas de artes visuais;

Cultiva a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético a partir da apreciação de formas distintas de artes visuais;

Explora e reconhece elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento, etc.).

Reconhece e analisa a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais em manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais;

Experimenta diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, etc.);

Faz uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais a partir da experimentação de diferentes formas de expressão artística;Experimenta a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo;

Reconhece algumas categorias do sistema de artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores, etc.);

A partir da experimentação em artes visuais, dialoga sobre suas criações e as dos colegas para alcançar sentidos plurais.
Música Criatividade e Criação

Imaginação e Técnica

Cultura, contexto e sensibilidade

Pesquisa

Tecnologia e Comunicação

Ludicidade e Expressão

Representação

Autoconhecimento

Musicalização

Apreciação e Reflexão

Movimento

Tempo e Espaço

Elementos musicais: som, ruído e silêncio

Gêneros Artísticos
Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana;

Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo, etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical;

Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados;

Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas, etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.
Musicalização local, regional e nacional, para identificar os diferentes gêneros musicais,

Elementos do som (sons agudos e graves), duração (longos e curtos), intensidade (fortes e fracos), timbres (a voz do instrumento ou pessoa);

Elementos da música: Ritmo, melodia e harmoni;.

Ritmo através da musicalização;

Registro musical;

Fruição estética;

Pesquisa musical com o propósito de reconhecer a notação musical convencional;

Tecnologia vinculada a musicalização;

O corpo enquanto fonte sonora;

Possibilidades cotidianas de extrair a sonorização;

Musicalização a partir de brincadeiras, canções e práticas diversas;

Músicas locais e regionais, da cultura popular brasileira infantil, brinquedos cantados e parlendas;

Improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não.
Identifica e aprecia criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical.

Reconhece e analisa os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana;

Percebe e explora os elementos constitutivos da música, a partir de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical;Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo, na natureza e em objetos cotidianos;

Reconhece os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados a partir da exploração de fontes sonoras diversas;Explora diferentes formas de registro musical não convencional representação gráfica de sons;

Experimenta improvisações, composições e sonorização de histórias, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais.
DANÇA Criatividade, criação e imaginação

Composição e Representação

Sensibilidade e Estética

Cultura e Contexto

Ludicidade e Expressão

Pesquisa

Tecnologia e Comunicação

Autoconhecimento

Fruição e Apreciação

Criticidade e Reflexão

Técnica, tempo e espaço

Movimentos e Ritmos

Gêneros Artísticos
Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar

Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado;

Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos, etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado;

Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança;

Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte de construção.
Danças folclóricas e populares: Tradições e cultura local: tradicionalismo, danças indígenas, capoeira...;

Espaços de dança local e/ou regional, grupos de dança, assistir a espetáculos presencialmente ou por meio de canais de comunicação, para ampliar o repertório de movimento corporal, manifestações culturais;

Consciência corporal: relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal;

Tempo: duração temporal. Espaço: deslocamento de um ponto a outro, direção.;

Orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos, etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido);

Fluência: movimento liberado ou contido;

Modalidades da dança: salão, danças urbanas, dança contemporânea, danças clássicas, danças étnicas, entre outras;

Gêneros de danças típicos ou mais populares em cada parte do país, a influência da cultura afro-brasileira e indígena na dança.
Experimenta e aprecia formas distintas de manifestações da dança, presentes em diferentes contextos;

Cultiva a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar o repertório corporal a partir de suas experimentações e apreciações sobre diferentes manifestações da dança;

Estabelece relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançando;

Experimenta diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos, etc.);

Experimenta diferentes ritmos de movimento na dança;

Cria e improvisa movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo;

Considera, ao criar e improvisar danças, os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança;

Discute, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola.
TEATRO Criatividade, criação e imaginação

Cultura, contexto e sensibilidade

Ludicidade, expressão e representação

Pesquisa

Tecnologia e Comunicação

Autoconhecimento

Fruição e apreciação

Técnica Teatral

Tempo, espaço e movimento

Elementos Cênicos e Composição

Estética e reflexão

Gêneros Artísticos
Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional;

Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas, etc.);

Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais;

Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos.
História das primeiras manifestações cênicas, nacionais e internacionais;

Texto teatral (literatura, ações cotidianas);

Representação cênica de textos, músicas, histórias, acontecimentos, conteúdos;

Criação de personagens (figurino, maquiagem e acessórios de cena);

Tensão e relaxamento;

Brincadeiras e improvisação;

Pesquisa e criação de cenário, iluminação e sonoplastia (textos, direção, roteiro, espaço cênico e outros);

Representação teatral e Mídia;

Comédia, tragédia, drama, épico, teatro de rua, clown, etc;

Jogos teatrais: brincadeiras, improvisação, ações cotidianas, imitação e o faz de conta; teatro humano e/ou de bonecos (dedoches, marionetes, fantoches, vara, sombra, etc;

Jogos teatrais integração grupal, expressão vocal, expressão corporal, teatro direto, teatro indireto (manipulação, bonecos, sombras, entre outros);

Monólogos.
Reconhece e aprecia formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos;

Identifica teatralidades na vida cotidiana, destacando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas, etc.);

Experimenta o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro;

Exercita a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro;

Experimenta possibilidades criativas de movimentos e de voz na criação de um personagem teatral;

Discute estereótipos ao criar histórias e personagens teatrais.
ARTES INTEGRADAS Criatividade, criação, imaginação e ludicidade

Arte e sensibilidade

Criticidade e apreciação

Estética e reflexão

Expressão, representação e comunicação

Cultura, contexto e fruição

Tempo e espaço

Gêneros Artísticos

Articulação e interculturalidade

Pesquisa

Movimento

Tecnologia

Autoconhecimento

Técnica e composição

Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas;

Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais;

Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas;

Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, etc.) nos processos de criação artística.
Obras/peças de artistas internacionais e brasileiros;

Matrizes estéticas e culturais relacionado com as artes integradas;

As linguagens integradas e a articulação entre os saberes artísticos, a partir da criação, leitura, produção, construção;

A Arte a partir de contextos contemporâneos local, regional, nacional e internacional;

Patrimônio cultural, material e imaterial;

Diversidade cultural incluindo a indígena, africana e europeias, aproximando com a realidade local;

Vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens das Artes integradas e contexto local, regional, nacional e internacional;

A expressão e a representação das Artes Integradas na contemporaneidade;

Processos artísticos culturais e suas relações com o ser humano;

Produtores de Arte e suas relações com o contexto vivido/vivenciado;

A diversidade nas Artes Integradas nas comunidades;

A espacialidade e o pertencimento através das Artes Integradas;

Movimentos culturais do país e seu contexto histórico, social e político, tendo como referência as produções artísticas das linguagens artísticas, bem como seu desenvolvimento no município, dentro das comunidades;

Diferentes formatos tecnológicos para pesquisas e reconhecimentos das diversas linguagens artísticas e suas transformações na contemporaneidade;

Diferentes tecnologias para acessar, produzir e registrar as mais diversas práticas artísticas, com autonomia, para compartilhamentos entre alunos e com a comunidade
Reconhece projetos temáticos e as relações processuais entre diversas linguagens artísticas;

Experimenta em diversos projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas;

Caracteriza brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais;

Experimenta brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais;

Conhece e valoriza o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas;

Explora diferentes tecnologias e recursos digitais nos processos de criação artística.