UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
ARTES VISUAIS Criticidade: (ludicidade, criação e imaginação)

Composição

Sensibilidade

Contexto

Elementos Visuais

Gêneros Artísticos

Tempo/espaço

Criticidade

Cultura

Pesquisa

Tecnologia

Expressão

Representação

Comunicação

Comunicação

Fruição

Apreciação

Estética e Reflexão

Movimento
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar.

Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;

Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos, etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos, etc.),

Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, escala, dimensão, espaço, etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas;

Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística(desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance, etc.);

Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais;

Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais;

Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designe, estabelecendo relações.
Elementos da linguagem visual/técnicas: Desenho, pintura, esculturas, gravuras, fotografia, modelagem, (composições, quadrinhos, colagem, recorte, linhas, formas, planos, textura, cor, tom, volume, contraste); vídeo instalação, performance, intervenção;

Produção artística;

Obras de arte e artistas;

Identidade: retrato/autorretrato, memória imaterial e material, materialidade;

Leitura de imagens (obras de arte, propaganda, vídeo, animação, livros, etc.);

Estética do cotidiano e seus tempos históricos;

Tradições de família; brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias;

Paisagens: natural/cultural, rural/urbana;

A Arte como meio de comunicação e suas diferenças culturais;Arte e Cultura nos contextos locais, regionais e estadual, levando em conta as relações com a arte brasileira e estrangeira (indígena, africano, oriental e ocidental);

Movimentos artísticos e sua contribuição para/com a história;

História das Artes Visuais, local, regional e nacional, internacional;

Patrimônio material e imaterial;

Arte e meio ambiente;

Multimeios, diário digital, portfolio digital, arte postal, instalação, vídeo, arte e outros;

Arte contemporânea, arte urbana, instalação, performance, happening, intervenções;

A arte e o desenvolvimento tecnológico: audiovisual (cinema, artes gráficas, fotografia, televisão e moda).
Pesquisa e aprecia formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico- visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético;

Analisa formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico- visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético;Pesquisa e analisa diferentes estilos visuais, contextualizando- os no tempo e no espaço;

Analisa situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos, etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos, etc.), cenográficas, coreográficas, musicais, etc.;

Experimenta e analisa diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance, etc.);

Desenvolve processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais;

Diferencia as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
Dança Criatividade, criação e imaginação

Composição

Representação

Sensibilidade e Estética

Cultura e Contexto

Ludicidade e Expressão

Pesquisa

Tecnologia e Comunicação

Autoconhecimento

Fruição e apreciação

Criticidade e Reflexão

Técnica, tempo e espaço

Movimento

Gêneros Artísticos

Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas;

Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento;

dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea;

Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado;

Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios;

Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo;

Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora, etc.) e espaços (convencionais e não convencionaispara composição cênica e apresentação coreográfica;

Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.
Investigação e práticas de dança (brincadeiras, jogos, danças coletivas de diferentes matrizes estéticas e apresentação coreográfica;

Jogos de improvisação, criação com comandos e/ou com brincadeiras populares, literatura, musicais, entre outros;

Coreografias a partir de temas relevantes;

Produções em dança individual, identificando o papel criativo de todos os sujeitos participantes com diferentes elementos (adereços, figurinos iluminação, trilha sonora).

Sequência coreográfica, individual e coletivamente, oportunizando a participação dos diferentes corpos;

Elementos da linguagem da dança em suas composições, utilizando como referência os conteúdos estudados, em seus processos de criação em dança;

Ações de movimento por meio de jogos de improvisação, criação com comandos e/ou com brincadeiras populares, literatura, musicais, criação de coreografias a partir de temas relevantes;

Gêneros de dança (considerando também as referências trazidas pelos alunos);

Diversidade técnica e estética presente na cultura da dança;

Composições de dança de artistas e de grupos nacionais e internacionais de diferentes épocas, estilos e culturas;

Função da dança na história, relacionando com a atualidade, tendo como ponto de partida os trabalhos de artistas e de coletivos/grupos de dança;

Manifestações em dança e suas origens, valorizando a identidade e a pluralidade cultural e a estética da arte corporal;

Proposições contemporâneas e tecnológicas de diferentes modos de escrita da dança, do registro e arquivo da dança e do movimento;

Dança como um fator de transformação social, explorando elementos constitutivos do movimento de dança, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas de pensá-la em sua história tradicional e contemporânea.
Pesquisa e analisa diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas;

Explora elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado;

Aborda criticamente o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea;

Experimenta os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado;

Analisa os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado;

Investiga e experimenta procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios;

Investiga brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo;

-Experimenta diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora, etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica;

Analisa diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora, etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica;

Discute as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.
MÚSICA Criatividade, criação e imaginação

Composição

Representação

Sensibilidade e Estética

Cultura e Contexto

Ludicidade e Expressão

Pesquisa

Tecnologia e Comunicação

Autoconhecimento

Fruição e apreciação

Criticidade e Reflexão

Técnica, tempo e espaço

Movimento

Gêneros Artísticos

Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes; dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética;

Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical;

Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais;

Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo, etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais;

Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos;

Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual;

Explorar e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.
Composição de trabalhos utilizando elementos musicais, recursos tecnológicos, e alternativos;

Produção e execução de composições rítmicas, melódicas e harmônicas com instrumentosconvencionais e não convencionais;

Função social e ideológica da música dos diferentes povos e períodos estudados;

Características de gêneros e estilos musicais, sendo internacional, nacional, regional e local;

Movimentos e gêneros musicais urbanos, (RAP, outros);

Música engajada, música popular brasileira e a música contemporânea, entendendo o processo de produção e execução, considerando a época e as influências políticas e culturais;

Função da música nos diferentes espaços de divulgação de práticas artísticas: museu, biblioteca, internet, patrimônio cultural, entre outros;

Elementos da linguagem musical e a forma como se organizam numa composição contemporânea, tecno e/ou eletrônica;

Modos de produção musical das diferentes, técnicas, elementos constitutivos, compondo e explorando de forma individual e/ou coletiva para diferentes mídias;

Composição musical utilizando vozes, sons corporais,instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não;

Obras e composições com técnica: jingles, trilhas sonoras, entre outros, incluindo as locais e regionais;

Composição de registros de partituras convencionais e não convencionais;

Música eletrônica, música contemporânea em seus diferentes suportes e timbres, com uso das novas tecnologias;

Procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual;

Produções musicais nas mídias(cinema e internet).
Analisa criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.Explora diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

Analisa criticamente diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

Reconhece e aprecia o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

Explora elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

Analisa elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

Explora fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.

Analisa fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.

Explora e cria improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos,convencionais ou não convencionais.

Expressa ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.
TEATRO Criatividade, criação e imaginação

Composição

Representação

Sensibilidade e Estética

Cultura e Contexto

Ludicidade e Expressão

Pesquisa

Tecnologia e Comunicação

Autoconhecimento

Fruição e apreciação

Criticidade e Reflexão

Técnica, tempo e espaço

Movimento

Gêneros Artísticos

Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro;

Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral;

Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários;

Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo;

Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico;

Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos, etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.
Criação, improvisação de práticas criativas nos diferentes gêneros teatrais.

Improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos, etc.);

Diferentes técnicas teatrais como monólogo, jogos teatrais, direção, leitura dramática e ensaio;

Composição dos acontecimentos cênicos, como figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia, o reconhecimento de um vocabulário teatral;

Centros culturais, escolas de teatro, bem como aproximação dos artistas na escola a fim de propiciar experiências educativas em teatro;

Obras, artistas e grupos de teatro, brasileiros e internacionais de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais;

Contextos e práticas, modos de criação, de produção, de divulgação, de circulação e de organização da atuação profissional em teatro;

A História do teatro nos diferentes períodos da história;

Aperfeiçoamento por meio da prática teatral, conhecimento dos personagens, ação e espaço;

Teatro de rua, direto e indireto;

Diferentes espaços para a produção teatral, compreendendo o funcionamento do teatro e sua relação com as formas artísticas populares e do cotidiano do aluno;

Movimentos teatrais, função e períodos marcantes na história do Teatro;

Função do teatro nas civilizações;

Espaços de eventos teatrais da cidade, bem como espaços alternativos de experiência e expectação;

Apropriação do corpo enquanto objeto de arte e enquanto construção imagética (teatro de raiz popular, bumba meu boi, maracatu, teatro físico, mímica corporal dramática) e vocal, como teatro musical, de maneira imaginativa na improvisação teatral, por meio de jogos de teatro e no jogo cênico, a fim de promover o saber do corpo na construção de propostas cênicas.
Reconhece e aprecia artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas; Identifica e analisa diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço; Explora diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhece seus vocabulários; Pesquisa formas de dramaturgias e espaços cênicos para o teatro, em diálogo com o teatro contemporâneo; Cria formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo; Investiga e experimenta diferentes funções teatrais; Discute limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo; Experimenta a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico; Compõe improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos, etc.); Caracteriza personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.
ARTES INTEGRADAS Criatividade

Criação e imaginação

Ludicidade

Arte e sensibilidade

Criticidade e apreciação

Estética e Reflexão

Expressão

Representação e Comunicação

Cultura

Contexto

Fruição

Tempo e espaço

Gêneros Artísticos

Articulação e interculturalidade

Pesquisa e Movimento

Tecnologia

Autoconhecimento

Composição e Técnica
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética;

Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas;Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design, etc.);

Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas;

Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
Estudos de obras/peças de artistas internacionais e brasileiros;

Matrizes estéticas e culturais relacionando com as artes integradas;

Diferentes contextos e práticas artísticas através da percepção, imaginário e a capacidade de simbolizar e criar repertórios através da criatividade/ludicidade;

As linguagens integradas e a articulação entre os saberes artísticos, a partir da criação, leitura, produção, construção, exteriorizando e refletindo a partir das formas artísticas;

Sensibilização da Arte a partir de contextos contemporâneos local, regional, nacional e internacional;

O conhecimento quanto ao patrimônio cultural, material e imaterial;

Diversidade cultural incluindo a indígena, africana e europeias, aproximando com a realidade local;

Vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens das Artes integradas e contexto local, regional, nacional e internacional;

A expressão e a representação das Artes Integradas na Contemporaneidade;

Os contextos das produções artísticas e das aproximações entre as linguagens artísticas, compreendendo as e situando as em seus momentos históricos como híbridas nos contextos;

Relacionamento das produções artísticas das linguagens com as situações cotidianas de âmbito social;

A diversidade nas Artes Integradas nas comunidades;

Produtores de Arte e suas relações com o contexto vivido/vivenciado;

A espacialidade e o pertencimento através das Artes Integradas;

O patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas;

Os movimentos culturais do país e seu contexto histórico, social e político, tendo como referência as produções artísticas das linguagens artísticas e seu desenvolvimento dentro das comunidades na qual participa.
Relaciona as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética;

Analisa e explora, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas;

Analisa aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design, etc.);

Analisa e valoriza o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas; Identifica e manipula diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável