UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
NÚMEROS • Contagem • Composição e decomposição • Adição e subtração |
• Conhecer a história da criação do número e sua utilização no cotidiano. • Organizar e ordenar objetos ou imagens familiares, por meio de atributos, tais como cor, forma, tamanho e espessura. • Reconhecer, ler e escrever números, utilizando-se de algarismos, em ordem ascendente e descendente. • Reconhecer situações em que os números não indicam somente contagem nem ordem, mas sim código de identificação. • Reconhecer um padrão (ou regularidade) em uma sequência, além de identificar os elementos ausentes; • Contar de maneira exata ou aproximada (estimada), utilizando diferentes estratégias; • Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais que”, “tem menos que” ou tem a mesma quantidade. • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em diferentes situações. • Utilização da reta numérica para escrever e comparar números naturais indicando sua localização (até 100). • Utilizar estimativa e cálculo mental para introduzir os fatos básicos da adição e subtração. • Construir fatos básicos da adição e subtração utilizando-os em procedimentos de cálculo, inclusive mental, para resolver problemas. • Explorar a composição e decomposição de números de até duas ordens, por meio de diferentes adições e subtrações. |
• História da contagem • Contagem de rotina • Construção do número (ideia de quantidade, inclusão hierárquica, seriação e classificação) e sua representação (numeral) • Contagem em sequências numéricas (ascendentes e descendentes) • O numeral, em diferentes funções na sociedade, como código, medida, ordem e quantidade • Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros • Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100) verbais e simbólicos, em diferentes situações. • Utilização da reta numérica para escrever e comparar números naturais indicando sua localização (até 100). • Reta numérica • Utilizar estimativa e cálculo mental para introduzir os fatos básicos da adição e subtração. • Cálculo mental e estimativo explorando as ideias de juntar/separar, acrescentar/tirar e comparar/completar • Construir fatos básicos da adição e subtração utilizando-os em procedimentos de cálculo, inclusive mental, para resolver problemas. • Construção de fatos básicos da adição e subtração • Explorar a composição e decomposição de números de até duas ordens, por meio de diferentes adições e subtrações. • Composição e decomposição de números naturais |
• Relaciona a história da criação do número e sua utilização no cotidiano. • Organiza e ordena objetos ou imagens familiares, por meio de atributos, tais como cor, forma, tamanho e espessura. • Associa a quantidade numérica ao seu numeral, lendo, escrevendo e observando a sua sequência numérica. • Reconhece os números sob diferentes representações e significados em contextos distintos. • Conta de forma exata ou aproximada, a partir de diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos; • Estima e compara quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência para indicar “tem mais que”, “tem menos que” ou “tem a mesma quantidade”. • Conta a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades, apresentando resultados por registros verbais e simbólicos, em diferentes situações. • Compara números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica. • Resolve situações com cálculo mental envolvendo diferentes estratégias. • Elabora fatos básicos da adição e subtração, utilizando-os em procedimentos de cálculo para resolver problemas. • Resolve e elabora problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. • Compõe e decompõe números de até duas ordens, por meio de diferentes adições contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. |
Álgebra:• Regularidade e Sequências Algébricas | • Reconhecer padrões figurais e numéricos de uma sequência recursiva, sejam eles formados por números naturais, figuras, objetos, cores, tamanho ou formas e esclarecer a regularidade observada, para indicar ou descrever os elementos ausentes. | • Padrões e sequências | • Descreve, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras. |
GEOMETRIA:• Localização espacial • Sólidos GeométricosFormas Geométricas (planificações) |
• Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como: à direita, à esquerda, em frente, atrás; em cima, embaixodentre outros, sendo necessário explicitar-se o referencial. • Relacionar figuras/objetos geométricos espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) familiares do mundo físico; Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos. |
Localização de objetos de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado • Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico • Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas espaciais |
• Descreve a localização de pessoas e de objetos no espaço utilizando-se de termos como: à direita, à esquerda, em frente, atrás; em cima, embaixo, dentre outros. • Associa/Relaciona figuras geométricas espaciais com os objetos do seu cotidiano; • Identifica, associa e nomeia figuras planas em desenhos e contornos de faces de sólidos geométricos. |
GRANDEZAS E MEDIDAS: • Comprimento, capacidade, massa (peso) • Medida de Tempo • Sistema Monetário |
• Identificar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos comparativos (alto, baixo, comprido, curto, grosso, fino, largo, estreito, pesado, leve, cabe mais, cabe menos, dentre outros). • Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos (rotina – manhã, tarde, noite) relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos (horas); • Reconhecer e relacionar períodos do dia, dos dias da semana e dos meses do ano, recorrendo ao calendário, quando necessário; • Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, relacionando com o dia da semana. • Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano. |
• Medidas de comprimento, massa e capacidade: comparações e unidades de medida convencionais e não convencionais • Medidas de tempo: unidades de medida de tempo, suas relações e o uso do calendário • Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas |
• Identifica e compara comprimentos, capacidades ou massas em diferentes objetos de uso cotidiano. • Compreende a sequência de acontecimentos relativos a um dia; • Utiliza o calendário para relacionar os dias da semana, meses e ano; • Reconhece e registra uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, indicando o dia da semana. • Identifica os valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro e a sua correspondência para resolver situações simples do cotidiano. |
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Coleta de dados: pesquisa, organização e tabulação |
• Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano; • Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais; • Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples. |
• Noção de acaso • Coleta e organização de informações: gráficos pictóricos, tabelas e gráficos de colunas simples |
• Classifica e constata eventos envolvendo o acaso em situações do cotidiano; • Realiza pesquisa, organiza e lê dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples. |