UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
NÚMEROS • Composição e decomposição dos números até quatro ordens • Cálculo mental e escrito • Adição e subtração • Multiplicação • Divisão exata |
• Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos; • Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens. • Construir e utilizar fatos fundamentais da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito; • Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais. • Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda. • Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental. • Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros. • Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais; • Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima parte. |
• Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de quatro ordens; • Composição e decomposição de números naturais • Construção de fatos fundamentais da adição, subtração e multiplicação • Reta numérica • Procedimentos de cálculo (mental e escrito) com números naturais: adição e subtração; • Problemas envolvendo significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades • Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, configuração retangular) e da divisão (repartição em partes iguais) • Significados de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte |
• Lê, escreve, compara e relaciona números naturais de até a ordem de unidade de milhar; • Compreende e utiliza a composição e decomposição de numerais, respeitando as características SND. • Constrói e relaciona fatos fundamentais da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito; • Utiliza diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais. • Localiza os números naturais na reta e faz uso dela para resolver situações de adição e subtração. • Interpreta, resolve e elabora problemas significativos de adição e subtração e utiliza diferentes procedimentos para resolvê-los. • Resolve, elabora e analisa soluções de problemas de multiplicação, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros. • Resolve, elabora e analisa soluções de problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto igual ou diferente de zero por meio de estratégias e registros pessoais; • Resolve as divisões e associa o quociente com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima parte. |
Álgebra: Sequência numérica • Relação de Igualdade |
• Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número; • Descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes. • Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. |
• Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência |
Identifica e descreve um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e recursivas, inclusive o(s) elemento(s) ausente(s). Constrói sequências de números naturais (seriação) a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida. |
GEOMETRIA:• Lateralidade e localização espacial • Sólidos geométricos • Formas geométricas (planificações) |
• Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e sentido; • Esboçar roteiros a serem seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência; • Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. • Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou nos sólidos. |
• Localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, segundo pontos de referência, e indicação de mudanças de direção e sentido • Esboço de roteiros e de plantas simples • Figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento e características • Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características |
• Identifica e registra de diferentes formas os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, levando em consideração pontos de referência, direção e sentido; • Traça roteiros a serem seguidos. • Reconhece, nomeia e compara figuras geométricas espaciais, relacionando-as com objetos do mundo físico. • Identifica nos sólidos geométricos as figuras planas que os compõem; • Reconhece, compara e nomeia figuras planas em diferentes desenhos/representações. |
GRANDEZAS E MEDIDAS: • Medidas de Comprimento • Medida de capacidade e de massa • Medida de tempo (relação temporal) • Sistema monetário |
• Estimar, medir e comparar comprimentos (perímetro) de ambientes diversos e polígonos utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas com instrumentos adequados. • Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas. • Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda; • Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e analógico registrando o horário do início e do fim do intervalo. • Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas. |
• Medida de comprimento: unidades não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) • Medida de capacidade e de massa: unidades de medida não convencionais e convencionais (litro, mililitro - noção de cm³, quilograma e grama) • Medidas de tempo: intervalo de tempo, uso do calendário, ordenação de datas, leitura de horas em relógios digitais e analógicos • Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas e equivalência de valores |
• Utiliza diferentes modos e instrumentos de medição com unidades não padronizadas e padronizadas. • Estima, mede e compara cada grandeza (capacidade e massa) utilizando estratégias distintas. • Indica a duração de intervalos de tempo (entre duas datas) e por meio de relógio digital e analógico. • Reconhece e estabelece a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas. |
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA• Previsibilidade • Dados de pesquisa |
• Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”. • Coletar, representar e comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de gráficos pictóricos, tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima; • Realizar pesquisa em um universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples ou barras. |
• Análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano • Coleta, classificação e representação de dados em gráficos pictóricos, tabelas simples e de dupla entrada e em gráficos de colunas ou barras |
• Classifica resultados de eventos cotidianos aleatórios. • Identifica, coleta, representa e compara informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas e gráficos; • Realiza pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis; organiza e analisa os dados coletados. |