UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
NÚMEROS
• Composição e decomposição dos números até quatro ordens

• Cálculo mental e escrito

• Adição e subtração

• Multiplicação

• Divisão exata
• Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos;

• Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

• Construir e utilizar fatos fundamentais da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito;

• Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.

• Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.

• Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

• Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

• Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais;

• Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima parte.
• Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de quatro ordens;

• Composição e decomposição de números naturais

• Construção de fatos fundamentais da adição, subtração e multiplicação

• Reta numérica

• Procedimentos de cálculo (mental e escrito) com números naturais: adição e subtração;

• Problemas envolvendo significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades

• Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, configuração retangular) e da divisão (repartição em partes iguais)

• Significados de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte
• Lê, escreve, compara e relaciona números naturais de até a ordem de unidade de milhar;
• Compreende e utiliza a composição e decomposição de numerais, respeitando as características SND.

• Constrói e relaciona fatos fundamentais da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito;

• Utiliza diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.

• Localiza os números naturais na reta e faz uso dela para resolver situações de adição e subtração.

• Interpreta, resolve e elabora problemas significativos de adição e subtração e utiliza diferentes procedimentos para resolvê-los.

• Resolve, elabora e analisa soluções de problemas de multiplicação, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

• Resolve, elabora e analisa soluções de problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto igual ou diferente de zero por meio de estratégias e registros pessoais;

• Resolve as divisões e associa o quociente com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima parte.
Álgebra: Sequência numérica

• Relação de Igualdade
• Identificar regularidades em sequências ordenadas de números

naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número;

• Descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

• Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
• Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência Identifica e descreve um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e recursivas, inclusive o(s) elemento(s) ausente(s).

Constrói sequências de números naturais (seriação) a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
GEOMETRIA:• Lateralidade e localização espacial

• Sólidos geométricos

• Formas geométricas (planificações)
• Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e sentido;

• Esboçar roteiros a serem seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência;

• Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

• Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou nos sólidos.
• Localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, segundo pontos de referência, e indicação de mudanças de direção e sentido

• Esboço de roteiros e de plantas simples

• Figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento e características

• Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características
• Identifica e registra de diferentes formas os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, levando em consideração pontos de referência, direção e sentido;

• Traça roteiros a serem seguidos.

• Reconhece, nomeia e compara figuras geométricas espaciais, relacionando-as com objetos do mundo físico.

• Identifica nos sólidos geométricos as figuras planas que os compõem;

• Reconhece, compara e nomeia figuras planas em diferentes desenhos/representações.
GRANDEZAS E MEDIDAS:

• Medidas de Comprimento

• Medida de capacidade e de massa

• Medida de tempo (relação temporal)

• Sistema monetário
• Estimar, medir e comparar comprimentos (perímetro) de ambientes diversos e polígonos utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas com instrumentos adequados.

• Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas.

• Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda;

• Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e analógico registrando o horário do início e do fim do intervalo.

• Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
• Medida de comprimento: unidades não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro)

• Medida de capacidade e de massa: unidades de medida não convencionais e convencionais (litro, mililitro - noção de cm³, quilograma e grama)

• Medidas de tempo: intervalo de tempo, uso do calendário, ordenação de datas, leitura de horas em relógios digitais e analógicos

• Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas e equivalência de valores
• Utiliza diferentes modos e instrumentos de medição com unidades não padronizadas e padronizadas.

• Estima, mede e compara cada grandeza (capacidade e massa) utilizando estratégias distintas.

• Indica a duração de intervalos de tempo (entre duas datas) e por meio de relógio digital e analógico.

• Reconhece e estabelece a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA• Previsibilidade

• Dados de pesquisa
• Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

• Coletar, representar e comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de gráficos pictóricos, tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima;

• Realizar pesquisa em um universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples ou barras.
• Análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano

• Coleta, classificação e representação de dados em gráficos pictóricos, tabelas simples e de dupla entrada e em gráficos de colunas ou barras
• Classifica resultados de eventos cotidianos aleatórios.

• Identifica, coleta, representa e compara informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas e gráficos;

• Realiza pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis; organiza e analisa os dados coletados.