UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
NÚMEROS
• Números naturais • Porcentagem: acréscimo e decréscimo simples • Números inteiros • Operações com números inteiros • Números racionais: comparação de números racionais • Conjunto dos números racionais • Operações com números racionais
• Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.

• Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.

• Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração;

• Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros;

• Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos;

• Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura e podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.

• Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grupo de problemas;

• Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.

• Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração.

• Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica;

• Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias;

• Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
• Múltiplos e divisores de um número natural

• Cálculo de porcentagens e de acréscimos e decréscimos simples

• Números inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações

• Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador multiplicativo

• Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações
• Resolve e elabora problemas envolvendo MMC e MDC.

• Resolve e elabora problemas que envolvem porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora.

• Identifica e compreende o uso dos números negativos em situações cotidianas;

• Localiza os números inteiros em ordem cronológica;

• Representa os números inteiros na reta numérica;

• Resolve problemas envolvendo as operações com números inteiros.

• Consegue resolver um problema utilizando diferentes algoritmos e diversas estratégias;

• Representa, por meio de um fluxograma, a resolução de problemas.

• Compara e ordena frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador;

• Utiliza, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração.

• Compara e ordena números racionais em diferentes contextos e associa a pontos da reta numérica;

• Compreende e utiliza a multiplicação e a divisão de números racionais;

• Resolve e elabora problemas que envolvam as operações com números racionais.
ÁLGEBRA
• Equações do 1º grau com uma incógnita

• Expressões algébricas

• Proporcionalidade: razão e proporção

• Grandezas proporcionais: regra de três simples

• Equações polinomiais do 1º grau
• Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita; • Classificar sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo que o conceito de recursão está presente não apenas na matemática, mas também na arte e na literatura Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas;

• Reconhecer duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.

• Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.

• Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
• Linguagem algébrica: variável e incógnita

• Equivalência de expressões algébricas: identificação da regularidade de uma sequência numérica

• Problemas envolvendo

grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais

• Equações polinomiais do 1º grau
• Compreende a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas;

• Classifica sequências em cursivas e não recursivas, reconhecendo o conceito de recursão;

• Utiliza a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.

• Reconhece a equivalência expressões algébricas.

• Resolve e elabora problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação.

• Resolve e elabora problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, usando as propriedades da igualdade.
GEOMETRIA • Polígonos no plano cartesiano

• Simetrias de translação, rotação e reflexão

• A circunferência como lugar geométrico

• Ângulos: Tipos de ângulos

• Triângulos

• Polígonos regulares: quadrados e triângulos equiláteros
• Realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.

• Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e a origem.

• Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.

• Construir circunferências, utilizando compasso, reconhecê-las como lugar geométrico e utilizá-las para fazer composições artísticas e resolver problemas que envolvam objetos equidistantes.

• Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.

• Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto a medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°;

• Reconhecer a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas artes plásticas;

• Descrever por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um triângulo qualquer, conhecidas as medidas dos três lados.

• Calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente vinculadas a construção de mosaicos e de ladrilhamentos;

• Descrever por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular (como quadrado e triângulo equilátero), conhecida a medida de seu lado.
• Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano: multiplicação das coordenadas por um número inteiro e obtenção de simétricos em relação aos eixos e a origem

• Simetrias de translação, rotação e reflexão

• A circunferência como lugar geométrico

• Relações entre os ângulos formados por retas paralelas intersectadas por uma transversal

• Triângulos: construção, condição de existência e soma das medidas dos ângulos internos

• Polígonos regulares: quadrado e triângulo equilátero
• Realiza transformações de polígonos representados no plano cartesiano e representa simetria de figuras em relação aos eixos e a origem.

• Reconhece e constrói figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.

• Constrói circunferências, utilizando compasso e reconhece como lugar geométrico.

• Identifica diferentes tipos de ângulos no seu cotidiano;

• Verifica relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas

por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.

• Constrói triângulos, usando régua e compasso; reconhece a condição de existência do triângulo quanto a medida dos lados e verifica que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°;

• Reconhece a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações.

• Reconhece por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um triângulo qualquer.

• Calcula medidas de ângulos internos de polígonos regulares;

• Reconhece por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular.
GRANDEZAS E MEDIDAS
• Medidas de grandezas

• Medidas de volumes

• Área de triângulos e quadriláteros

• Medida do comprimento da circunferência
• Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.

• Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).

• Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros;

• Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.

• Estabelecer o número 𝜋 como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
• Problemas envolvendo medições

• Cálculo de volume de blocos retangulares, utilizando unidades de medida convencionais mais usuais

• Equivalência de área de figuras planas: cálculo de áreas de figuras que podem ser decompostas por outras, cujas áreas podem ser facilmente determinadas como triângulos e quadriláteros

• Medida do comprimento da circunferência
• Resolve e elabora problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas.

• Resolve e elabora problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.

• Desenvolve o cálculo de área de triângulos e de quadriláteros;

• Resolve e elabora problemas de cálculo de medida de área de figuras planas.

• Estabelece o número 𝜋 como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
• Probabilidade

• Estatística: média e amplitude de um conjunto de dados

• Tratamento da informação

• Gráficos de setores
• Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.

• Compreender em contextos reais o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

• Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

• Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.
• Experimentos aleatórios: espaço amostral e estimativa de probabilidade por meio de frequência de ocorrências

• Estatística: média e amplitude de um conjunto de dados

• Pesquisa amostral e pesquisa censitária

• Planejamento de pesquisa, coleta e organização dos dados, construção de tabelas e gráficos e interpretação das informações

• Gráficos de setores: interpretação, pertinência e construção para representar conjunto de dados
• Desenvolve cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.

• Compreende o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa;

• Calcula seu valor e o relaciona, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

• Planeja e realiza pesquisas, interpreta/analisa dados;

• Constrói tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

• Interpreta e analisa dados apresentados em gráfico de setores.