UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
NÚMEROS

• Números reais

• Potenciação

• Notação científica

• Porcentagem
• Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica. • Potências com expoentes negativos e fracionários

• Números reais: notação científica e problemas

• Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos
• Aplica as propriedades da potenciação nas operações com números reais. • Resolve e elabora problemas com números reais envolvendo as seis operações, inclusive notação científica. • Resolve e elabora problemas que envolvam aplicação de percentuais sucessivos em situações do cotidiano; • Determina taxas percentuais presentes em diferentes contextos.
ÁLGEBRA

• Variáveis

• Razão

• Proporcionalidade direta e inversa

• Expressões algébricas
• Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

• Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes (como velocidade e densidade demográfica).

• Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.

• Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
• Funções: representações numérica, algébrica e gráfica

• Razão entre grandezas de espécies diferentes

• Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais

• Expressões algébricas: fatoração e produtos notáveis

• Resolução de equações polinomiais do 2º grau por meio de fatorações
• Compreende o conceito de função, identificando suas variáveis e lei de formação;

• Constrói gráficos de funções, de 1º e de 2º grau com ou sem o auxílio de softwares de geometria dinâmica.

• Representa a proporcionalidade direta entre duas grandezas por meio de uma função;

• Resolve problemas que envolvem a razão entre duas grandezas de espécies diferentes.

• Compreende e aplica a regra de três composta em problemas de grandezas direta e inversamente proporcionais.

• Fatora as expressões algébricas, utilizando-se dos termos em evidência, trinômio quadrado perfeito, agrupamento, diferença de dois quadrados e trinômio do 2º grau;

• Reconhece, diferencia e resolve equações de 2.º grau completa e incompleta;

• Resolve e elabora problemas do cotidiano que possam ser representados por equações de 2.º grau completa e incompleta.
GEOMETRIA

• Teorema de Tales

• Retas e ângulos

• Arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferênciaSemelhança de triângulos

• Teorema de Pitágoras

• Fluxograma

• Ponto médio entre dois pontos

• Vistas ortogonais
• Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas intersectadas por uma transversal.

• Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

• Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

• Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o Teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos;

• Resolver e elaborar problemas de aplicação do Teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

• Descrever por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.

• Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.

• Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.
• Demonstrações de relações entre os ângulos formados por retas paralelas intersectadas por uma transversal

• Relações entre arcos e ângulos na circunferência de um círculo

• Semelhança de triângulos

• Relações métricas no triângulo retângulo Teorema de Pitágoras: verificações experimentais e demonstração

• Retas paralelas intersectadas por transversais: teoremas de proporcionalidade e verificações experimentais

• Polígonos regulares

• Distância entre pontos no plano cartesiano

• Vistas ortogonais de figuras espaciais
• Compreender e aplicar o Teorema de Tales na solução de situações- problema em diferentes contextos.

• Aplica o raciocínio lógico por meio de resolução de problemas, estabelecendo as relações entre circunferência e círculo;

• Identifica e determina a medida do ângulo central e setor circular em circunferência;

• Entende o conceito de ângulo inscrito a uma circunferência e determinando a medida desse ângulo;

• Reconhece arcos, ângulo central e ângulo inscrito na circunferência, estabelecendo a relação entre eles;

• Constrói circunferência usando instrumentos de desenho geométrico e softwares de geometria dinâmica.

• Reconhece figuras semelhantes.

• Compreende as relações métricas, aplicando o Teorema de Pitágoras;

• Resolve situações-problema envolvendo as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo.

• Compreende e constrói um polígono regular.

• Determina o ponto médio e a distância entre dois pontos quaisquer, utilizando esse conhecimento para resolver situações problemas para calcular medidas de perímetro e área no plano.

• Reconhece vistas ortogonais de figuras espaciais e constrói objetos em perspectiva.
GRANDEZAS E MEDIDAS
• Notação científica

• Volume
• Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.

• Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
• Unidades de medida para medir distâncias muito grandes e muito pequenas

• Unidades de medida utilizadas na informática• Volume de prismas e cilindros
• Compreende a representação de notação científica;

• Entende e transforma as medidas utilizadas na informática

• Resolve e elabora situações problemas envolvendo medidas de volume de prismas e cilindros.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

• Aleatoriedade

• Tabelas e gráficos
• Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos.Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, as vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.

• Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

• Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.
• Análise de probabilidade de eventos aleatórios: eventos dependentes e independentes

• Análise de gráficos divulgados pela mídia: elementos que podem induzir a erros de leitura ou de interpretação

• Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictórico

• Planejamento e execução de pesquisa amostral e apresentação de relatório
• Reconhece eventos aleatórios e calcula probabilidade de ocorrência

• Analisa e identifica as possíveis induções ao erro em diferentes tipos de gráfico;

• Investiga, organiza, representa e comunica informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

• Analisa e escolhe a representação adequada para os dados coletados, socializa-os;

• Utiliza processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

• Planeja e executa pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social presente na vida cotidiana;

• Escolhe e constrói o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados;

• Determina e analisa as medidas de tendência central (média, mediana e moda) obtidas por meio de dados de pesquisa expressos nos gráficos de colunas, setores e linhas.