UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
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Esportes de Campo e Taco:• Esportes de invasão • Esportes com rede divisória ou parede de rebote • Esportes de Marca |
• Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo; • Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico--combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras; • Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico- - combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica; • Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas combase nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate; • Analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer); • Propor e produzir alternativas para experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola. |
• Esporte de Campo e de Taco (baseball, e/ou softballl, e/ou tacobol (bete-ombro), etc): habilidades e fundamentos dos esportes de campo e taco; vivência dos esportes de acordo com as regras oficiais ou adaptadas, com utilização e aprofundamento dos fundamentos praticados nas etapas anteriores. Conceituação e diferenciação da prática profissional e amadora no esporte e seus diversos contextos; • Esportes de invasão (handebol, e/ou futsal, e/ou futebol, e/ou basquetebol,e/ou rugby e/ou futebol americano, e/ou ultimate frisbee, etc.): habilidades e fundamentos, dos esportes de invasão; vivência dos esportes de acordo com as regras oficiais, com utilização e aprofundamento dos fundamentos praticados nas etapas anteriores; doping, saúde física, mental e tividade física. (Contextualização entre desempenho, consequência e fair play); • Esportes com rede divisória ou parede de rebote (voleibol, e/ou vôlei de praia e/ou tênis de campo, e/ou tênis de mesa e/ou badminton, e/ou peteca e/ou squash, e/ou beach tennis, etc.): habilidades e fundamentos dos esportes com rede divisória e parede de rebote; vivência dos esportes de acordo com as regras oficiais, com utilização e aprofundamento dos fundamentos praticados nas etapas anteriores. Estratégias para solução de desafios técnico-táticos. Conceituação e diferenciação da prática profissional e amadora no esporte e seus diversos contextos; • Esportes de Marca (Provas de atletismo; e/ou natação; e/ou ciclismo, etc.): (Habilidades, fundamentos e regras dos esportes de marca, aspectos técnicos-táticos dos esportes de marca, diferenciação da prática profissional e amadora no esporte nos diferentes contextos. |
• Experimenta diferentes papéis nas diferentes modalidades esportivas; • Conhece e reconhece as principais características, fundamentos, regras e habilidades técnico-táticas das modalidades esportivas; • Desfruta os esportes valorizando o coletivo e o protagonismo; • Compreende os diferentes papéis de jogador, árbitro e técnico; • Pratica os esportes utilizando e propondo estratégias técnicas e táticas; • Formula e utiliza estratégias individuais e coletivas para solucionar os desafios das modalidades esportivas; • Compreende o fenômeno esportivo identificando as transformações históricas, os problemas (violência, doping...) e a mídia; • Reconhece (identifica) locais disponíveis para prática das atividades esportivas na sua comunidade; • Diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate; • Propõe e produz alternativas para prática das modalidades esportivas no tempo livre. |
Ginástica:• Ginástica de Condicionamento Físico • Ginástica de Conscientização corporal • Ginástica de Demonstração |
• Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e às necessidades de cada sujeito; • Discutir as transformações históricas dos padrões dedesempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático, etc.); • Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais; • Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as suas exigências corporais; • Identificar as diferenças e as semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir. |
Ginástica de condicionamento físico (ginásticas de academia e/ou ginásticas como parte da preparação física de diversas modalidades esportivas, etc.): estudo sobre padrões de beleza, saúde e performance, transtornos alimentares, substâncias químicas e doenças psicossomáticas; potencialidades e limites da relação entre as ginásticas de condicionamento físico e a atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde; adaptações e ajustes anatomofisiológicos do exercício e da atividade física; • Ginástica de conscientização corporal (yoga e/ou tai-chi-chuan e/ou antiginástica e/ou eutonia e/ou feldenkrais e/ou bioenergética): conhecimentos históricos e culturais; caracterização das diferentes ginásticas de conscientização corporal; relação das ginásticas de conscientização corporal com a qualidade de vida, conhecimento do corpo e suas necessidades; aceitação do corpo como individual, particular e único; • Ginásticas de demonstração: Processos de construção coreográfica: formação, direção, trajetória, planos, harmonia, sincronia, ritmo, apresentação individual e em grupo. Busca de um conceito próprio das manifestações ginásticas que possibilite a participação de todos. Análise crítica de como as manifestações de ginásticas se apresenta na contemporaneidade e discussão acerca do processo de esportivização das diferentes modalidades ginásticas. |
• Experimenta e frui um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas; • Reconhece a importância de uma prática de programas de exercícios físicos individualizado, adequados às características e às necessidades de cada sujeito; • Conhece e reconhece as manifestações das ginásticas de conscientização corporal e identifica as exigências das capacidades físicas; • Discute as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando o modo como são apresentados nos diferentes meios; • Analisa e compreende o uso inadequado de substâncias para ampliação do rendimento e potencialização das transformações corporais; • Problematiza a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais; • Reconhece as diferenças e semelhanças entre as ginásticas de condicionamento físico e conscientização corporal e sua relação com a qualidade de vida. |
Danças:• Danças de Salão • Danças Urbanas |
• Experimentar, fruir e recriar danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas; • Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão; • Discutir estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão e demais práticas corporais e propor alternativas para sua superação; • Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão, bem como dos grupos de origem e suas transformações históricas; • Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e culturais. |
• Dança de salão nacionais (forró e/ou samba de gafieira e/ou soltinho e/ou, lambada e/ou vaneirão, etc.; outras: polca, valsa, tango, bolero, mambo, rumba, swing, salsa, zouk, etc.): conhecimentos históricos e culturais, características, habilidades e fundamentos das danças de salão, regras e normas para a execução das danças, espaço e tempo das diferentes danças, instrumentos musicais e vestimentas, tipos de movimentos (fluido, estruturado, alongado e livre), elaboração de curtas sequências de movimentos, construção coreográfica; • Danças Urbanas (break dance e/ou funk e/ou locking e/ou house dance e/ou dança de rua e/ou axé, etc.): conhecimentos, habilidades e fundamentos, estratégias de execução de movimentos combinados das danças urbanas, regras e normas para a execução das danças, movimento, espaço e tempo das diferentes danças, instrumentos musicais e vestimentas, criações de movimentos. |
• Conhece e reconhece as danças respeitando e valorizando a diversidade cultural e tradição dessas culturas; • Experimenta, frui e recria danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas; • Planeja e utiliza estratégias para aprender elementos constitutivos das danças; • Discute os estereótipos e preconceitos relativos à dança e demais práticas corporais e propõe alternativas para sua superação; • Compreende e analisa as características das danças e identifica suas origens e transformações históricas; • Diferencia as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e culturais. |
Lutas:Lutas de distância mista Lutas de curta distância Lutas de longa distância |
• Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais; • Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente. • Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária,materiais, instalações, instituições) das lutas do Brasil; • Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito. |
• Lutas de curta distância (judô e/ou sumô e/ou wrestling (também denominado de luta olímpica (dividida em dois estilos: livre e greco-romano) etc.): conhecimentos históricos e culturais, habilidades, movimentos corporais básicos, elementos técnicos, dinâmica da luta, regras, implementos e indumentária e caracterização das diferentes lutas de curta distância); • Lutas de distâncias mistas (MMA, boxe, muaitay, etc.): conhecimentos históricos e culturais, habilidades, movimentos corporais básicos, elementos técnicos, dinâmica da luta, regras, implementos e indumentária e caracterização das diferentes lutas de distância mista; Lutas de longa distância (esgrima e/ou kendô, etc.).: conhecimentos históricos e culturais, habilidades, movimentos corporais básicos, elementos técnicos, dinâmica da luta, regras, implementos e indumentária e caracterização das diferentes lutas de longa distância. |
• Experimenta e frui movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente; • Conhece e reconhece as lutas de curta, mista e longa distância;Planeja e utiliza estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas; • Compreende e identifica o histórico, características, fundamentos e as principais regras das lutas de curta, mista e longa distância; • Cria e propõe estratégias, reconhecendo as características técnico-táticas, das lutas de curta, mista e longa distância; • Discute as transformações históricas e o processo de esportivização e midiatização das lutas, respeitando as culturas de origem. |
Práticas corporais de aventura• Práticas Corporais de Aventura na Natureza • Práticas Corporais de Aventura Urbana |
• Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental; • Identificar riscos, formular estratégias e observar normas de segurança para superar osdesafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza; • Identificar as características (equipamentos de segurança, instrumentos, indumentária, organização) das práticas corporais de aventura na natureza, bem como suas transformações históricas; • Reconhecer em sua comunidade (região) quais os locais para as práticas corporais de aventuras; • Reconhecer em sua comunidade (região) as modalidades de práticas corporais de aventura possível/disponível. |
Práticas corporais de aventura na natureza: escalada e/ou corrida de aventura e/ou trilhas e/ou arvorismo e/ou mountain bike e/ou downhill e/ou rapel e/ou surfe e/ou canoagem e/ou stand up paddle e/ou raffting e/ou asa-delta e/ou balonismo e/ou bungee jump e/ou pêndulo e/ou tirolesa e/ou corrida de orientação. Conhecimentos históricos e culturais, características, habilidades e fundamentos das práticas corporais de aventura na natureza; influência do ambiente na escolha da atividade física; políticas públicas de esporte e lazer; • Práticas corporais de aventura urbana: parkour e/ou slackline e/ou BMX e/ou inline skates e/ou paintball e/ou escalada indoor e/ou carrinho de rolimã, etc.,… Conhecimentos históricos e culturais, características, habilidades e fundamentos das práticas corporais de aventura urbana; influência do ambiente na escolha da atividade física; políticas públicas de esporte e lazer. |
• Compreende e valoriza a importância da própria segurança e integridade física, e dos demais nas práticas corporais de aventura urbana e na natureza; • Identifica e reconhece a origem e as características das práticas corporais de aventura urbanas e na natureza e as possibilidades de recriá-las; • Respeita e valoriza o patrimônio público e natural e propõe alternativas para prática segura, minimizando os impactos de degradação ambiental;Conhece e compreende os riscos durante a realização das práticas corporais de aventura urbanas e na natureza e propõe estratégias para superá-los; • Reconhece e identifica as características e transformações históricas das práticas corporais de aventura urbanas e na natureza; • Reconhece em sua comunidade (região) quais os locais para as práticas corporais de aventuras, assim como as modalidades de práticas corporais de aventura possível/disponível; • Elabora e propõe possibilidades de práticas corporais de aventura com base nos saberes adquiridos. |