PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (HABILIDADES) | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
Leitura/escuta | Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos Função social de textos |
Identifica a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente e nas mídias impressa, de massa e digital; Reconhece para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
Leitura/escuta | Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. |
Estratégia de leitura Pressuposição Antecipação Inferência |
Estabelece expectativas em relação ao texto que vai ler apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra; Confirma antecipações e inferências realizadas;antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. |
Leitura/escuta | Localizar informações explícitas em textos. |
Estratégia de leitura Localização de informações |
Localiza informações explícitas em textos. |
Leitura/escuta | Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. |
Estratégia de leitura Localização de informações |
Identifica o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. |
Leitura/escuta | Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). |
Leitura de imagens em narrativas visuais Histórias em quadrinhos |
Constrói o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos. |
Leitura/escuta | Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando- os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. |
Formação do leitor literário Textos literários |
Reconhece que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento; Valoriza os textos literários em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. |
Leitura/escuta | Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração, etc.) e crônicas. |
Leitura colaborativa e autônoma Textos narrativos |
Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos e crônicas. |
Leitura/escuta | Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. |
Apreciação estética/Estilo Efeitos de sentido Poemas visuais e concretos |
Aprecia poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. |
Leitura/escuta | Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos. |
Formação do leitor literário Leitura multissemiótica |
Relaciona texto com ilustrações e outros recursos gráficos. |
Leitura/escuta | Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado | Decodificação/Fluência de leitura | Lê e compreende, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado |
Leitura/escuta | Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. | Formação de leitor | Seleciona livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. |
Leitura/escuta | Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. | Compreensão | Identifica a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. |
Leitura/escuta | Inferir informações implícitas nos textos lidos. | Estratégia de leitura | Infere informações implícitas nos textos lidos. |
Leitura/escuta | Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. | Estratégia de leitura | Infere o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. |
Leitura/escuta | Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto. | Estratégia de Leitura | Recupera relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais ou pronominais que contribuem para a continuidade do texto. |
Leitura/escuta | Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais. | Pesquisa | Busca e seleciona, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais. |
Leitura/escuta | Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. |
Formação do leitor literário Textos literários de diferentes gêneros e extensões |
Lê e compreende, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. |
Leitura/escuta | Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto. | Formação do leitor literário/ Leitura multissemiótica | Percebe diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto. |
Leitura/escuta | Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido. |
Apreciação estética/Estilo Poemas e outros textos versificados |
Aprecia poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido. |
Leitura/escuta | Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena. | Textos dramáticos | Identifica funções do texto dramático e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena. |
Leitura/escuta | Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. |
Compreensão em leitura Narrativas ficcionais |
Lê e compreende, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens; Observa os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. |
Leitura/escuta | Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros. |
Compreensão em leitura, Textos em versos |
Lê e compreende, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros. |
Leitura/escuta | Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros. |
Compreensão em leitura, Textos em versos |
Lê e compreende, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros. |
Leitura/escuta | Ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. |
Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo da vida cotidiana |
Lê e compreende, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. |
Leitura/escuta | Ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. |
Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo da vida cotidiana |
Lê e compreende, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. |
Leitura/escuta | Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo da vida cotidiana |
Lê e compreende, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Leitura/escuta | Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado. |
Compreensão em leitura Gênero textual notícia |
Identifica, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado. |
Leitura/escuta | Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.). | Compreensão em leitura | Distingue fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.). |
Leitura/escuta | Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto. |
Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo da vida pública |
Lê e compreende textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto. |
Leitura/escuta | Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações. |
Compreensão em leitura Gêneros textuais do campo das práticas de estudo e pesquisa |
Reconhece a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações |
Produção de textos | Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. | Planejamento de texto |
Planeja, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando: quem escreve/para quem escreve; escrever para quê; onde o texto vai circular; qual é o portador do texto; a linguagem, organização e forma do texto e seu tema; Pesquisa em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. |
Produção de textos | Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. |
Revisão de textos Cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação |
Relê e revisa o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi- lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. |
Produção de textos | Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. | Edição de textos | Edita a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. |
Produção de textos | Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis. | Utilização de tecnologia digital | Utiliza software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis. |
Produção de textos | Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. de interrogação, vírgulas em enumerações e pontuação do discurso direto, quando for o caso. | Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita | Utiliza, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. |
Produção de textos | Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade. | Construção do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão | Utiliza, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade. |
Produção de textos | Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual. | Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação | Organiza o texto em unidades de sentido, dividindo- o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual. |
Produção de textos | Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Escrita colaborativa Argumentação |
Opina e defende ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade; Utiliza registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Produção de textos | Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. | Escrita autônoma e compartilhada |
Cria narrativas ficcionais, com certa autonomia; Utiliza detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. |
Produção de textos | Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Escrita colaborativa Gêneros textuais do campo da vida cotidiana | Planeja e produz, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Produção de textos | Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Escrita colaborativa Gênero textual notícia | Produz notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Produção de textos | Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. | Produção de textos | Planeja e produz textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Produção de textos | Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto. |
Escrita autônoma Gênero textual verbete | Planeja e produz, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto. |
Oralidade | Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. | Oralidade públicaIntercâmbio conversacional em sala de aula | Expressa-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor; Usa a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. |
Oralidade | Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. | Escuta atenta |
Escuta, com atenção, falas de professores e colegas. Formula perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. |
Oralidade | Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor. | Características da conversação espontânea |
Reconhece características da conversação espontânea presencial; Respeita os turnos de fala; Seleciona e utiliza, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor. |
Oralidade | Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. | Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala | Atribui significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. |
Oralidade | Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências, etc.). | Relato oral/Registro formal e informal | Identifica finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências, etc.). |
Oralidade | Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor. | Contagem de histórias | Reconta oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor. |
Oralidade | Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate, etc.). | Forma de composição de gêneros orais | Reconta oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor. |
Oralidade | Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate, etc.). | Forma de composição de gêneros orais | Identifica gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate, etc.). |
Oralidade | Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos. | Variação linguística | Ouve gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala. Respeita as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos. |
Oralidade | Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. | Escuta de textos orais |
Escuta, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas; Formula perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. |
Oralidade | Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras. | Compreensão de textos orais | Recupera as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras. |
Oralidade | Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas, etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa. |
Planejamento de texto oral Exposição oral |
Expõe trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas, etc.); Orienta-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa. |
Oralidade | Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas. | Declamação | Declama poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas. |
Oralidade | Assistir, em vídeo digital, a programa infantil com instruções de montagem, de jogos e brincadeiras e, a partir dele, planejar e produzir tutoriais em áudio ou vídeo. | Produção de texto oral | Assiste, em vídeo digital, a programa infantil com instruções de montagem, de jogos e brincadeiras e, a partir dele, planejar e produzir tutoriais em áudio ou vídeo. |
Oralidade | Produzir jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista. |
Planejamento e produção de texto Gêneros jornal falado/televisivo e entrevista |
Produz jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista. |
Oralidade | Representar cenas de textos dramáticos, reproduzindo as falas das personagens, de acordo com as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor. |
Performances orais| Textos dramáticos |
Representa cenas de textos dramáticos, reproduzindo as falas das personagens, de acordo com as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor. |
Análise linguística/semiótica | Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema. |
Construção do sistema alfabético e da ortografia Relações irregulares fonema-grafema |
Recorre ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema. |
Análise linguística/semiótica | Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema. |
Construção do sistema alfabético e da ortografia Relações irregulares fonema-grafema |
Memoriza a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema. |
Análise linguística/semiótica | Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico. |
Morfologia Recurso coesivo anafórico: pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos |
Identifica em textos e usa na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico. |
Análise linguística/semiótica | Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. |
Forma de composição dos textos Gêneros textuais do campo da vida pública |
Identifica e reproduz, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. |
Análise linguística/semiótica | Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. |
Forma de composição dos textos Gêneros textuais do campo da vida pública |
Identifica e reproduz, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. |
Análise linguística/semiótica | Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas. | Formas de composição de narrativas |
Identifica, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas; Diferencia narrativas em primeira e terceira pessoas. |
Análise linguística/semiótica | Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso. | Discurso direto e indireto |
Diferencia discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação; Explica o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso. |
Análise linguística/semiótica | Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas. | Forma de composição de textos poéticos | Identifica, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas. |
Análise linguística/semiótica | Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais. | Construção do sistema alfabético e da ortografia | Grafa palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais. |
Análise linguística/semiótica | Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou). | Construção do sistema alfabético e da ortografia | Lê e escreve, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou). |
Análise linguística/semiótica | Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta |
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil/Ordem alfabética Polissemia |
Localiza palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta |
Análise linguística/semiótica | Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s). |
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto Acentuação |
Usa acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s). |
Análise linguística/semiótica | Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto. | Pontuação | Identifica a função na leitura e usa, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto. |
Análise linguística/semiótica | Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal). | Morfologia/Morfossinta- xe | Identifica em textos e usa na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal). |
Análise linguística/semiótica | Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal). |
Morfossintaxe Concordância nominal |
Identifica em textos e usa na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal). |
Análise linguística/semiótica | Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas) | Morfologia | Reconhece e grafa, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas) |
Análise linguística/semiótica | Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/passos de jogo). |
Forma de composição do texto Textos injuntivos instrucionais |
Identifica e reproduz, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/passos de jogo). |
Análise linguística/semiótica | Analisar o padrão entonacional e a expressão facial e corporal de âncoras de jornais radiofônicos ou televisivos e de entrevistadores/entrevistados. | Forma de composição dos textos | Analisa o padrão entonacional e a expressão facial e corporal de âncoras de jornais radiofônicos ou televisivos e de entrevistadores/entrevistados. |
Análise linguística/semiótica | Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto. |
Forma de composição dos textos Coesão e articuladores |
Identifica e reproduz, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto. |
Análise linguística/semiótica | Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto. |
Forma de composição dos textos Coesão e articuladores |
Identifica e reproduz, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto. |
Análise linguística/semiótica | Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações. | Forma de composição dos textos Adequação do texto às normas de escrita | Identifica e reproduz, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações. |
Análise linguística/semiótica | Observar, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a diagramação das letras do texto na página. | Forma de composição de textos poéticos visuais | Observa, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a diagramação das letras do texto na página. |
Análise linguística/semiótica | Identificar, em textos dramáticos, marcadores das falas das personagens e de cena | Forma de composição de textos dramáticos | Identifica, em textos dramáticos, marcadores das falas das personagens e de cena. |