UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
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MATÉRIA E ENERGIA • Estados Físicos • Recursos Naturais • Matéria • Transformação da Matéria • Misturas • Aquecimento • Resfriamento • Água |
• Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição. • Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade). • Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel, etc.). • Investigar sobre a distribuição de água no planeta, relacionando a sua importância para a vida na terra. |
• As misturas homogêneas e heterogêneas e métodos de separação de misturas • Os estados físicos da matéria (fusão, liquefação, sublimação, solidificação, vaporização) e as reações e transformações químicas • Os fenômenos químicos e físicos (transformações reversíveis e irreversíveis) • As características, estados físicos e distribuição de água no planeta. Importância da água para sociedade. Uso consciente e reuso da água. Ciclo da água e sua relação com as mudanças de estado físico. Fontes de poluição da água. Preservação dos recursos hídricos. |
• Observa aspectos visuais que ajudam a identificar misturas; • Identifica que dois ou mais materiais podem formar uma mistura; • Identifica e reconhece misturas e a composição delas na vida cotidiana. • Reconhece os processos de mudanças de estado físicos (fusão, vaporização, solidificação, liquefação e sublimação); • Relata mudanças no estado físico em materiais quando submetidos a diferentes condições. • Experimenta e elabora explicações acerca de transformações observáveis nos materiais; • Relata resultados de transformações de um mesmo material exposto em diferentes condições; • Identifica, compreende e compara as propriedades observáveis relacionadas à matéria, utilizando-- as como referência para classificar as mudanças ocasionadas pela alteração da temperatura como reversíveis ou não reversíveis. • Compreende que os efeitos naturais e antrópicos interferem na inconstância da distribuição de água no planeta; • Reconhece a importância da água para a vida no planeta. |
VIDA E EVOLUÇÃO • Meio Ambiente • Seres Vivos • Cadeias Alimentares • Teias Alimentares • Microorganismos |
• Analisar e construir cadeias alimentares, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. • Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema. • Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos, através de representações esquemáticas (procarionte e eucarionte). • Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental deste processo. • Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros, percebendo as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. • Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns micro- -organismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. |
• A fotossíntese como forma de obtenção de alimento. A interações entre os seres vivos nas cadeias alimentares. O papel dos produtores, consumidores e decompositores na cadeia alimentar • O ciclo da matéria, o fluxo de energia nos ecossistemas e o papel dos fatores bióticos e abióticos na decomposição da matéria. • A célula como unidade básica dos seres vivos. Os microrganismos (reino fungi – fungos, reino monera-bactérias e reino protista protozoários) • A importância dos fungos e bactérias nos processos de decomposição • A importância dos microrganismos na cadeia alimentar, produção de alimentos, medicamentos, ecológica, etc. • Os vírus, bactérias e protozoários (saúde e ambiente). Atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários (hábitos de higiene, saneamento básico, preparação de alimentos, ingestão de água, vacinas, etc.). |
• Analisa e constrói cadeias alimentares simples; • Identifica a posição dos seres vivos, inclusive o homem, em cadeias alimentares simples; • Descreve o papel do Sol como fonte primária de energia; • Compreende o papel dos produtores, consumidores e decompositores na cadeia alimentar. • Identifica e descreve o ciclo da matéria e o fluxo de energia em um ecossistema para destacar semelhanças e diferenças entre eles; • Identifica, reconhece e compreende o papel de fungos e bactérias no processo de decomposição da matéria; • Reconhece a ação da umidade, calor e oxigênio como partes importantes do processo de decomposição. • Reconhece a célula como unidade básica dos seres vivos; • Conhece e diferencia células procariontes e eucariontes. • Identifica e avalia o papel dos microrganismos na decomposição. • Identifica e avalia o papel dos microrganismos na produção de alimentos, fármacos, combustíveis e outros produtos; • Identifica diferentes produtos ou processos que utilizam os microrganismos em sua produção; • Reconhece o uso de vacinas na prevenção de doenças e na promoção da saúde. • Identifica algumas doenças causadas por micro-organismos; • Descreve hábitos de higiene para a prevenção de doenças causadas por micro-organismos; • Propõe atitudes e medidas para a prevenção de doenças causadas por micro-organismos na escola e na comunidade; • Reconhece o uso de vacinas na prevenção de doenças e na promoção da saúde. |
TERRA E UNIVERSO • Tempo • Espaço • Pontos Cardeais • Calendário |
• Os planetas do sistema solar • Os meios de orientações: Sol, lua, constelações, pontos cardeais, bússola e modernos instrumentos de orientação • Os movimentos da Terra, os pontos cardeais, os fusos horários (Brasil e mundo) e a bússola • As fases da lua, o calendário solar e lunar (história do calendário e como as civilizações usavam a lua para se guiarem) |
• Reconhece e identifica os diferentes planetas do sistema solar e suas características. • Compara a sombra de uma vara perpendicular ao solo (gnômon) em diferentes horários do dia; • Relaciona a sombra projetada pelo gnômon com as posições relativas do sol; • Identifica os pontos cardeais por meio da análise da sombra de uma vara (gnômon); • Reconhece os pontos cardeais e colaterais a partir da análise e compreensão de dados experimentais. • Analisa e relaciona as informações a respeito dos pontos cardeais, obtidas pelo uso de uma bússola para sua localização ou orientações no ambiente, ou pela observação das sombras obtidas pelo uso de gnômon. • Associa o movimento de rotação à duração de dias e das noites; • Associa a periodicidade das fases da lua com o calendário; • Associa o tempo de duração do movimento de translação da Terra com a contagem de anos • Compara calendários utilizados por diferentes culturas ao longo da história. |
UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
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MATÉRIA E ENERGIA • Estados Físicos • Recursos Naturais • Matéria • Transformação da Matéria • Misturas • Aquecimento • Resfriamento • Água |
• Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição. • Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade). • Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel, etc.). • Investigar sobre a distribuição de água no planeta, relacionando a sua importância para a vida na terra. |
• As misturas homogêneas e heterogêneas e métodos de separação de misturas • Os estados físicos da matéria (fusão, liquefação, sublimação, solidificação, vaporização) e as reações e transformações químicas • Os fenômenos químicos e físicos (transformações reversíveis e irreversíveis) • As características, estados físicos e distribuição de água no planeta. Importância da água para sociedade. Uso consciente e reuso da água. Ciclo da água e sua relação com as mudanças de estado físico. Fontes de poluição da água. Preservação dos recursos hídricos. |
• Observa aspectos visuais que ajudam a identificar misturas; • Identifica que dois ou mais materiais podem formar uma mistura; • Identifica e reconhece misturas e a composição delas na vida cotidiana. • Reconhece os processos de mudanças de estado físicos (fusão, vaporização, solidificação, liquefação e sublimação); • Relata mudanças no estado físico em materiais quando submetidos a diferentes condições. • Experimenta e elabora explicações acerca de transformações observáveis nos materiais; • Relata resultados de transformações de um mesmo material exposto em diferentes condições; • Identifica, compreende e compara as propriedades observáveis relacionadas à matéria, utilizando-- as como referência para classificar as mudanças ocasionadas pela alteração da temperatura como reversíveis ou não reversíveis. • Compreende que os efeitos naturais e antrópicos interferem na inconstância da distribuição de água no planeta; • Reconhece a importância da água para a vida no planeta. |
VIDA E EVOLUÇÃO • Meio Ambiente • Seres Vivos • Cadeias Alimentares • Teias Alimentares • Microorganismos |
• Analisar e construir cadeias alimentares, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. • Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema. • Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos, através de representações esquemáticas (procarionte e eucarionte). • Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental deste processo. • Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros, percebendo as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. • Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns micro- -organismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. |
• A fotossíntese como forma de obtenção de alimento. A interações entre os seres vivos nas cadeias alimentares. O papel dos produtores, consumidores e decompositores na cadeia alimentar • O ciclo da matéria, o fluxo de energia nos ecossistemas e o papel dos fatores bióticos e abióticos na decomposição da matéria. • A célula como unidade básica dos seres vivos. Os microrganismos (reino fungi – fungos, reino monera-bactérias e reino protista protozoários) • A importância dos fungos e bactérias nos processos de decomposição • A importância dos microrganismos na cadeia alimentar, produção de alimentos, medicamentos, ecológica, etc. • Os vírus, bactérias e protozoários (saúde e ambiente). Atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários (hábitos de higiene, saneamento básico, preparação de alimentos, ingestão de água, vacinas, etc.). |
• Analisa e constrói cadeias alimentares simples; • Identifica a posição dos seres vivos, inclusive o homem, em cadeias alimentares simples; • Descreve o papel do Sol como fonte primária de energia; • Compreende o papel dos produtores, consumidores e decompositores na cadeia alimentar. • Identifica e descreve o ciclo da matéria e o fluxo de energia em um ecossistema para destacar semelhanças e diferenças entre eles; • Identifica, reconhece e compreende o papel de fungos e bactérias no processo de decomposição da matéria; • Reconhece a ação da umidade, calor e oxigênio como partes importantes do processo de decomposição. • Reconhece a célula como unidade básica dos seres vivos; • Conhece e diferencia células procariontes e eucariontes. • Identifica e avalia o papel dos microrganismos na decomposição. • Identifica e avalia o papel dos microrganismos na produção de alimentos, fármacos, combustíveis e outros produtos; • Identifica diferentes produtos ou processos que utilizam os microrganismos em sua produção; • Reconhece o uso de vacinas na prevenção de doenças e na promoção da saúde. • Identifica algumas doenças causadas por micro-organismos; • Descreve hábitos de higiene para a prevenção de doenças causadas por micro-organismos; • Propõe atitudes e medidas para a prevenção de doenças causadas por micro-organismos na escola e na comunidade; • Reconhece o uso de vacinas na prevenção de doenças e na promoção da saúde. |
TERRA E UNIVERSO • Tempo • Espaço • Pontos Cardeais • Calendário |
• Os planetas do sistema solar • Os meios de orientações: Sol, lua, constelações, pontos cardeais, bússola e modernos instrumentos de orientação • Os movimentos da Terra, os pontos cardeais, os fusos horários (Brasil e mundo) e a bússola • As fases da lua, o calendário solar e lunar (história do calendário e como as civilizações usavam a lua para se guiarem) |
• Reconhece e identifica os diferentes planetas do sistema solar e suas características. • Compara a sombra de uma vara perpendicular ao solo (gnômon) em diferentes horários do dia; • Relaciona a sombra projetada pelo gnômon com as posições relativas do sol; • Identifica os pontos cardeais por meio da análise da sombra de uma vara (gnômon); • Reconhece os pontos cardeais e colaterais a partir da análise e compreensão de dados experimentais. • Analisa e relaciona as informações a respeito dos pontos cardeais, obtidas pelo uso de uma bússola para sua localização ou orientações no ambiente, ou pela observação das sombras obtidas pelo uso de gnômon. • Associa o movimento de rotação à duração de dias e das noites; • Associa a periodicidade das fases da lua com o calendário; • Associa o tempo de duração do movimento de translação da Terra com a contagem de anos • Compara calendários utilizados por diferentes culturas ao longo da história. |