UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
MATÉRIA E ENERGIA

• Estados Físicos

• Recursos Naturais

• Matéria

• Transformação da Matéria

• Misturas

• Aquecimento

• Resfriamento

• Água
• Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.

• Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).

• Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel, etc.).

• Investigar sobre a distribuição de água no planeta, relacionando a sua importância para a vida na terra.
• As misturas homogêneas e heterogêneas e métodos de separação de misturas

• Os estados físicos da matéria (fusão, liquefação, sublimação, solidificação, vaporização) e as reações e transformações químicas

• Os fenômenos químicos e físicos (transformações reversíveis e irreversíveis)

• As características, estados físicos e distribuição de água no planeta. Importância da água para sociedade. Uso consciente e reuso da água. Ciclo da água e sua relação com as mudanças de estado físico. Fontes de poluição da água. Preservação dos recursos hídricos.
• Observa aspectos visuais que ajudam a identificar misturas;

• Identifica que dois ou mais materiais podem formar uma mistura;

• Identifica e reconhece misturas e a composição delas na vida cotidiana.

• Reconhece os processos de mudanças de estado físicos (fusão, vaporização, solidificação, liquefação e sublimação);

• Relata mudanças no estado físico em materiais quando submetidos a diferentes condições.

• Experimenta e elabora explicações acerca de transformações observáveis nos materiais;

• Relata resultados de transformações de um mesmo material exposto em diferentes condições;

• Identifica, compreende e compara as propriedades observáveis relacionadas à matéria, utilizando-- as como referência para classificar as mudanças ocasionadas pela alteração da temperatura como reversíveis ou não reversíveis.

• Compreende que os efeitos naturais e antrópicos interferem na inconstância da distribuição de água no planeta;

• Reconhece a importância da água para a vida no planeta.

VIDA E EVOLUÇÃO

• Meio Ambiente

• Seres Vivos

• Cadeias Alimentares

• Teias Alimentares

• Microorganismos
• Analisar e construir cadeias alimentares, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. • Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema. • Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos, através de representações esquemáticas (procarionte e eucarionte). • Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental deste processo. • Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros, percebendo as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. • Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns micro- -organismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. • A fotossíntese como forma de obtenção de alimento. A interações entre os seres vivos nas cadeias alimentares. O papel dos produtores, consumidores e decompositores na cadeia alimentar

• O ciclo da matéria, o fluxo de energia nos ecossistemas e o papel dos fatores bióticos e abióticos na decomposição da matéria.

• A célula como unidade básica dos seres vivos. Os microrganismos (reino fungi – fungos, reino monera-bactérias e reino protista protozoários)

• A importância dos fungos e bactérias nos processos de decomposição

• A importância dos microrganismos na cadeia alimentar, produção de alimentos, medicamentos, ecológica, etc.

• Os vírus, bactérias e protozoários (saúde e ambiente). Atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários (hábitos de higiene, saneamento básico, preparação de alimentos, ingestão de água, vacinas, etc.).
• Analisa e constrói cadeias alimentares simples;

• Identifica a posição dos seres vivos, inclusive o homem, em cadeias alimentares simples;

• Descreve o papel do Sol como fonte primária de energia;

• Compreende o papel dos produtores, consumidores e decompositores na cadeia alimentar.

• Identifica e descreve o ciclo da matéria e o fluxo de energia em um ecossistema para destacar semelhanças e diferenças entre eles;

• Identifica, reconhece e compreende o papel de fungos e bactérias no processo de decomposição da matéria;

• Reconhece a ação da umidade, calor e oxigênio como partes importantes do processo de decomposição.

• Reconhece a célula como unidade básica dos seres vivos;

• Conhece e diferencia células procariontes e eucariontes.

• Identifica e avalia o papel dos microrganismos na decomposição.

• Identifica e avalia o papel dos microrganismos na produção de alimentos, fármacos, combustíveis e outros produtos;

• Identifica diferentes produtos ou processos que utilizam os microrganismos em sua produção;

• Reconhece o uso de vacinas na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

• Identifica algumas doenças causadas por micro-organismos;

• Descreve hábitos de higiene para a prevenção de doenças causadas por micro-organismos;

• Propõe atitudes e medidas para a prevenção de doenças causadas por micro-organismos na escola e na comunidade;

• Reconhece o uso de vacinas na prevenção de doenças e na promoção da saúde.
TERRA E UNIVERSO

• Tempo

• Espaço

• Pontos Cardeais

• Calendário
• Os planetas do sistema solar

• Os meios de orientações: Sol, lua, constelações, pontos cardeais, bússola e modernos instrumentos de orientação

• Os movimentos da Terra, os pontos cardeais, os fusos horários (Brasil e mundo) e a bússola

• As fases da lua, o calendário solar e lunar (história do calendário e como as civilizações usavam a lua para se guiarem)
• Reconhece e identifica os diferentes planetas do sistema solar e suas características.

• Compara a sombra de uma vara perpendicular ao solo (gnômon) em diferentes horários do dia;

• Relaciona a sombra projetada pelo gnômon com as posições relativas do sol;

• Identifica os pontos cardeais por meio da análise da sombra de uma vara (gnômon);

• Reconhece os pontos cardeais e colaterais a partir da análise e compreensão de dados experimentais.

• Analisa e relaciona as informações a respeito dos pontos cardeais, obtidas pelo uso de uma bússola para sua localização ou orientações no ambiente, ou pela observação das sombras obtidas pelo uso de gnômon.

• Associa o movimento de rotação à duração de dias e das noites;

• Associa a periodicidade das fases da lua com o calendário;

• Associa o tempo de duração do movimento de translação da Terra com a contagem de anos

• Compara calendários utilizados por diferentes culturas ao longo da história.
UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
MATÉRIA E ENERGIA

• Estados Físicos

• Recursos Naturais

• Matéria

• Transformação da Matéria

• Misturas

• Aquecimento

• Resfriamento

• Água
• Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.

• Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).

• Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel, etc.).

• Investigar sobre a distribuição de água no planeta, relacionando a sua importância para a vida na terra.
• As misturas homogêneas e heterogêneas e métodos de separação de misturas

• Os estados físicos da matéria (fusão, liquefação, sublimação, solidificação, vaporização) e as reações e transformações químicas

• Os fenômenos químicos e físicos (transformações reversíveis e irreversíveis)

• As características, estados físicos e distribuição de água no planeta. Importância da água para sociedade. Uso consciente e reuso da água. Ciclo da água e sua relação com as mudanças de estado físico. Fontes de poluição da água. Preservação dos recursos hídricos.
• Observa aspectos visuais que ajudam a identificar misturas;

• Identifica que dois ou mais materiais podem formar uma mistura;

• Identifica e reconhece misturas e a composição delas na vida cotidiana.

• Reconhece os processos de mudanças de estado físicos (fusão, vaporização, solidificação, liquefação e sublimação);

• Relata mudanças no estado físico em materiais quando submetidos a diferentes condições.

• Experimenta e elabora explicações acerca de transformações observáveis nos materiais;

• Relata resultados de transformações de um mesmo material exposto em diferentes condições;

• Identifica, compreende e compara as propriedades observáveis relacionadas à matéria, utilizando-- as como referência para classificar as mudanças ocasionadas pela alteração da temperatura como reversíveis ou não reversíveis.

• Compreende que os efeitos naturais e antrópicos interferem na inconstância da distribuição de água no planeta;

• Reconhece a importância da água para a vida no planeta.

VIDA E EVOLUÇÃO

• Meio Ambiente

• Seres Vivos

• Cadeias Alimentares

• Teias Alimentares

• Microorganismos
• Analisar e construir cadeias alimentares, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. • Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema. • Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos, através de representações esquemáticas (procarionte e eucarionte). • Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental deste processo. • Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros, percebendo as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. • Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns micro- -organismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. • A fotossíntese como forma de obtenção de alimento. A interações entre os seres vivos nas cadeias alimentares. O papel dos produtores, consumidores e decompositores na cadeia alimentar

• O ciclo da matéria, o fluxo de energia nos ecossistemas e o papel dos fatores bióticos e abióticos na decomposição da matéria.

• A célula como unidade básica dos seres vivos. Os microrganismos (reino fungi – fungos, reino monera-bactérias e reino protista protozoários)

• A importância dos fungos e bactérias nos processos de decomposição

• A importância dos microrganismos na cadeia alimentar, produção de alimentos, medicamentos, ecológica, etc.

• Os vírus, bactérias e protozoários (saúde e ambiente). Atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários (hábitos de higiene, saneamento básico, preparação de alimentos, ingestão de água, vacinas, etc.).
• Analisa e constrói cadeias alimentares simples;

• Identifica a posição dos seres vivos, inclusive o homem, em cadeias alimentares simples;

• Descreve o papel do Sol como fonte primária de energia;

• Compreende o papel dos produtores, consumidores e decompositores na cadeia alimentar.

• Identifica e descreve o ciclo da matéria e o fluxo de energia em um ecossistema para destacar semelhanças e diferenças entre eles;

• Identifica, reconhece e compreende o papel de fungos e bactérias no processo de decomposição da matéria;

• Reconhece a ação da umidade, calor e oxigênio como partes importantes do processo de decomposição.

• Reconhece a célula como unidade básica dos seres vivos;

• Conhece e diferencia células procariontes e eucariontes.

• Identifica e avalia o papel dos microrganismos na decomposição.

• Identifica e avalia o papel dos microrganismos na produção de alimentos, fármacos, combustíveis e outros produtos;

• Identifica diferentes produtos ou processos que utilizam os microrganismos em sua produção;

• Reconhece o uso de vacinas na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

• Identifica algumas doenças causadas por micro-organismos;

• Descreve hábitos de higiene para a prevenção de doenças causadas por micro-organismos;

• Propõe atitudes e medidas para a prevenção de doenças causadas por micro-organismos na escola e na comunidade;

• Reconhece o uso de vacinas na prevenção de doenças e na promoção da saúde.
TERRA E UNIVERSO

• Tempo

• Espaço

• Pontos Cardeais

• Calendário
• Os planetas do sistema solar

• Os meios de orientações: Sol, lua, constelações, pontos cardeais, bússola e modernos instrumentos de orientação

• Os movimentos da Terra, os pontos cardeais, os fusos horários (Brasil e mundo) e a bússola

• As fases da lua, o calendário solar e lunar (história do calendário e como as civilizações usavam a lua para se guiarem)
• Reconhece e identifica os diferentes planetas do sistema solar e suas características.

• Compara a sombra de uma vara perpendicular ao solo (gnômon) em diferentes horários do dia;

• Relaciona a sombra projetada pelo gnômon com as posições relativas do sol;

• Identifica os pontos cardeais por meio da análise da sombra de uma vara (gnômon);

• Reconhece os pontos cardeais e colaterais a partir da análise e compreensão de dados experimentais.

• Analisa e relaciona as informações a respeito dos pontos cardeais, obtidas pelo uso de uma bússola para sua localização ou orientações no ambiente, ou pela observação das sombras obtidas pelo uso de gnômon.

• Associa o movimento de rotação à duração de dias e das noites;

• Associa a periodicidade das fases da lua com o calendário;

• Associa o tempo de duração do movimento de translação da Terra com a contagem de anos

• Compara calendários utilizados por diferentes culturas ao longo da história.