UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
MATÉRIA E ENERGIA • Matéria • Recursos Naturais • Meio Ambiente • Ciclo Hidrológico • Consumo Responsável |
• Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciam propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, resposta a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade, etc.), entre outras. • Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). • Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. • Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos. • Investigar sobre as diferentes fontes de produção de energia, argumentando sobre os possíveis impactos no ambiente. • Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. |
• As propriedades físicas da matéria (massa, volume, densidade, dureza, elasticidade, condutibilidade térmica e elétrica, resposta a forças magnéticas, solubilidade -soluto/solvente, resposta das forças mecânicas). • O ciclo Hidrológico e sua função na natureza e na vida humana. A hidrografia e bacias hidrográficas do estado, município e região. A conservação dos recursos hídricos. • A cobertura vegetal e a erosão do solo. • A sustentabilidade e o consumismo (diferentes usos sustentáveis da água e do solo). • As diferentes fontes de energias renováveis e não renováveis. • A origem dos resíduos, seu descarte e o consumo consciente. |
• Relaciona propriedades físicas dos materiais com fenômenos da vida cotidiana; • Verifica como diversos tipos de materiais (metais, madeira, orgânicos, plásticos, entre outros) podem ser classificados de acordo com as propriedades físicas que apresentam, determinando, assim, como e para que são utilizados. • Nomeia as mudanças de estado físico da água que ocorrem no ciclo hidrológico; • Identifica fatores que podem interferir no ciclo hidrológico; • Percebe e propõe soluções relativas a situações que envolvem o uso da água, como no plantio e na geração de energia. • Diferencia aspectos entre o ambiente natural, que possui seu ciclo preservado, e aqueles que sofreram intervenção humana; • Identifica o papel da cobertura vegetal no controle da erosão, na desertificação, na qualidade do ar e no ciclo da água. • Lista, reconhece e descreve procedimentos, com base em princípios de sustentabilidade, de como usar a água de modo a evitar desperdícios, reduzir a poluição, eliminar despejo e minimizar a liberação de poluentes no ambiente, de modo a protegê-lo ou restaurá-lo. • Conhece diferentes fontes de produção de energia; • Reconhece e argumenta sobre possíveis impactos ambientais provocados pela exploração de diferentes fontes de energia. • Reconhece e debate que os resíduos resultam de ações coletivas e individuais, propondo e colaborando na efetivação de ações para o consumo consciente. |
VIDA E EVOLUÇÃO • Corpo Humano • Nutrição Humana • Hábitos Alimentares • Sistemas do Corpo Humano • Sistemas Integrados |
• Reconhecer que seu corpo lhe pertence e deve ser cuidado e respeitado. • Entender o corpo humano como um todo integrado, organizado e constituído por um conjunto de sistemas (digestório, respiratório, circulatório, excretor, muscular, ósseo, nervoso, reprodutor e outros) com funções específicas que se relacionam entre si. • Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas. • Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos. • Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo, etc.) para a manutenção da saúde do organismo, relacionando a importância da educação alimentar e nutricional. • Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição, etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física, etc.). |
• O respeito e cuidado com o corpo. • O funcionamento e a integração dos sistemas nervoso, respiratório, circulatório, digestório, excretor, endócrino, reprodutor, entre outros. • A relação do sistema digestório e respiratório com a nutrição do organismo. • A relação entre o sistema circulatório e excretor com a distribuição de nutrientes e eliminação de resíduos produzidos pelo organismo. • A relação entre os nutrientes, as calorias e as necessidades nutricionais individuais com a manutenção da saúde do organismo. • A saúde alimentar, tabelas nutricionais, calorias e os distúrbios alimentares (obesidade, anorexia, etc.), reeducação alimentar e exercícios físicos. |
• Respeita a individualidade e singularidade do outro e a sua cuidando do corpo e da higiene; • Compreende o organismo humano como um todo integrado; • Identifica as funções desempenhadas por cada um dos sistemas. • Identifica, reconhece e descreve quais as partes compõem o sistema digestório e o respiratório; • Explica funções relacionadas ao metabolismo do corpo, que envolvem processos mecânicos e químicos (mastigação, deglutição, movimentos peristálticos, transformação química dos alimentos, ventilação, regulação, difusão e transporte do oxigênio e do dióxido de carbono); • -Relaciona o funcionamento dos sistemas digestório e respiratório com a nutrição do organismo. • Identifica, reconhece e descreve quais as partes que compõem o sistema circulatório e o excretor; • Relaciona o funcionamento dos sistemas circulatório com a distribuição de nutrientes e excretor com a eliminação de resíduos produzidos; • Avalia, compara e conclui que os sistemas digestório, circulatório, respiratório e excretor são integrados. • Nomeia grupos alimentares presentes em um cardápio; • Relaciona as necessidades individuais na elaboração de um cardápio equilibrado; • Seleciona, lista e classifica os alimentos relacionando-os à quantidade de vitaminas, minerais, lipídios, proteínas e carboidratos; • Compara e constrói uma dieta de acordo com as necessidades nutricionais, tendo como referência a pirâmide alimentar a fim de promover hábitos nutricionais saudáveis. • Explica quais hábitos, modos de vida e dietas alimentares estão relacionados aos distúrbios nutricionais; • Reconhece os hábitos alimentares entre as diferentes culturas; • Entende que algumas doenças (diabetes, obesidade e outras) podem ser evitadas ou amenizadas com hábitos de alimentação saudável. |
TERRA E UNIVERSO • Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite. • Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra. • Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses. • Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio, etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos. |
• A carta celeste e as principais constelações. • As galáxias e o sistema solar. A relação entre os movimentos da Terra e as estações do ano. • A periodicidade das fases da lua. • O uso de Instrumentos para observação do céu como lunetas, telescópios, máquinas fotográficas, periscópios, aplicativos de auxílio para observação celeste. |
• Localiza e reconhece as constelações, identificando o período em que elas ficam aparentes e através do uso de representações. • Identifica evidências da rotação da Terra, que podem ser observadas pelo movimento diário da posição do Sol, na projeção de sombras e nas mudanças que ocorrem no céu visível; • Reconhece e explica os movimentos de translação e rotação no sistema Sol, Terra e Lua; • Reconhece que as estações do ano são fenômenos decorrentes dos movimentos de rotação e translação. • Observa e identifica as fases da Lua, ilustrando na escala de tempo os horários em que a Lua é observável e os que ela não mais pode ser observada; • Explica e representa essas fases em modelos explicativos com base nos fenômenos observados; • Reconhece as implicações dos instrumentos de observação na vida humana e no desenvolvimento das Ciências. |