UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
MATÉRIA E ENERGIA

• Energia

• Fontes Renováveis

• Fontes Não Renováveis

• Circuitos Elétricos

• Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

• Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpadas ou outros dispositivos e compará- los a circuitos elétricos residenciais.

• Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira, etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).

• Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

• Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

• Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas, etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
• A energia, suas transformações e impactos socioambientais.

• O conceito fundamental do eletromagnetismo, corrente elétrica e funcionamento de um circuito. A distribuição de energia através das linhas de transmissão.

• A relação entre consumo de energia elétrica e economia.

• A eficiência energética dos equipamentos eletroeletrônicos e seu impacto no consumo doméstico mensal.

• A relação entre a eficiência energética e consumo responsável.

• A relação entre as usinas de geração de energia elétrica e os impactos socioambientais.
• Identifica e classifica diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

• Compreende que a corrente elétrica é constituída por cargas elétricas em movimento ordenado;

• Diferencia materiais condutores de isolantes elétricos;

• Planeja e elabora circuitos a partir de diferentes materiais, do conhecimento sobre condutores e isolantes e da compreensão a respeito da corrente elétrica

• Reconhece e categoriza equipamentos elétricos, de acordo com o tipo de transformação de energia necessária ao seu funcionamento;

• Identifica e analisa modos de geração e distribuição de energia elétrica às residências.

• Compreende que o consumo de energia elétrica de um aparelho é proporcional à potência elétrica e ao tempo médio de uso.

• Analisa, discute e planeja estratégias para otimização do uso de energia elétrica na escola ou comunidade;

• Avalia o consumo de energia elétrica de uma residência e, por meio dos dados obtidos e dos conhecimentos adquiridos, determina quais medidas podem ser executadas para economia.

• Identifica, analisa e debate sobre os modos de geração e distribuição de energia elétrica às residências;

• Avalia os aspectos favoráveis e desfavoráveis das formas de geração de energia elétrica, de acordo com os critérios de sustentabilidade e eficiência energética.
VIDA E EVOLUÇÃO

• Sistemas do Corpo

• Mecanismos Reprodutivos

• Sexualidade
• Compreende que os sistemas do corpo humano trabalham de maneira integrada, a fim de garantir o funcionamento adequado do organismo.

• Compreende algumas formas de reprodução assexuada e sexuada dos seres vivos;

• Compara diferentes estratégias evolutivas relacionadas à reprodução de plantas e animais, considerando o sucesso reprodutivo das espécies.

• Reconhece e descreve a ação dos hormônios sobre o desenvolvimento e alterações de características no organismo humano, compreendendo, entre eles, o ciclo menstrual;

• Compreende o papel do sistema nervoso e das gônadas no organismo e suas implicações típicas na puberdade, com destaque para questões biológicas, emocionais, sociais e também culturais;

• Compreende o ciclo menstrual e o amadurecimento sexual dos seres humanos, incluindo a gravidez.

• Identifica, compreende e diferencia os métodos contraceptivos, classificando-os de acordo com sua adequação à prevenção de IST 's (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e gravidez envolvendo a responsabilidade e consciência sobre a saúde sexual.

• Identifica os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs;

• Discute atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos.

• Reconhece, compreende e discute a sexualidade humana, considerando as suas múltiplas dimensões, além de aspectos como o cuidado e o respeito a si mesmo e ao outro;

• Compreende e respeita as manifestações humanas na sua diversidade equidade igualdade.
• Anatomofisiologia do sistema circulatório (tipagem sanguínea, doação de sangue), respiratório, digestório e excretor.

• As comparações de ciclos de vida e os tipos de reprodução.

• Os sistemas reprodutores: masculino e feminino e seu desenvolvimento na adolescência, puberdade e sua maturação sexual.

• A ação e a eficácia de diferentes métodos contraceptivos para evitar gravidez indesejada e IST’s.

• Os sintomas, formas de transmissão, tratamento e prevenção de IST 's e as Políticas de saúde públicas de apoio.

• A dimensão da sexualidade e o respeito à diversidade.
• Compreende que os sistemas do corpo humano trabalham de maneira integrada, a fim de garantir o funcionamento adequado do organismo.

• Compreende algumas formas de reprodução assexuada e sexuada dos seres vivos;

• Compara diferentes estratégias evolutivas relacionadas à reprodução de plantas e animais, considerando o sucesso reprodutivo das espécies.

• Reconhece e descreve a ação dos hormônios sobre o desenvolvimento e alterações de características no organismo humano, compreendendo, entre eles, o ciclo menstrual;

• Compreende o papel do sistema nervoso e das gônadas no organismo e suas implicações típicas na puberdade, com destaque para questões biológicas, emocionais, sociais e também culturais;

• Compreende o ciclo menstrual e o amadurecimento sexual dos seres humanos, incluindo a gravidez.

• Identifica, compreende e diferencia os métodos contraceptivos, classificando-os de acordo com sua adequação à prevenção de IST 's (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e gravidez envolvendo a responsabilidade e consciência sobre a saúde sexual.

• Identifica os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs;

• Discute atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos.

• Reconhece, compreende e discute a sexualidade humana, considerando as suas múltiplas dimensões, além de aspectos como o cuidado e o respeito a si mesmo e ao outro;

• Compreende e respeita as manifestações humanas na sua diversidade equidade igualdade.
TERRA E UNIVERSO

• Astronomia • Eclipses • Movimento de Rotação da Terra • Movimento de Translação da Terra • Climatologia
• Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

• Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

• Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.

• Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

• Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
• A ocorrência dos eclipses e sua relação com o movimento entre o planeta Terra, a Lua e o Sol • A influência do eixo de Rotação da Terra com a ocorrência das estações do ano. • A climatologia e a influencia humana sobre os fatores climáticos. • A previsão do tempo e sua importância no âmbito local, regional e global. • As alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana. • Analisa a ocorrência dos eclipses solar e lunar, reconhecendo as posições entre Sol, Terra e Lua;

• Identifica que o formato esférico da Terra influencia na intensidade de luz solar que incide sobre a superfície do planeta;

• Reconhece que a sucessão de estações do ano resultante do movimento de translação da Terra e da inclinação do seu eixo de rotação em relação ao plano de órbita;

• Compreende a relação entre os solstícios e os equinócios e a ocorrência das estações do ano na Terra.

• Compreende e explica o deslocamento das massas de ar e sua relação com as diferenças de temperatura e pressão existentes na atmosfera terrestre;

• Reconhece e descreve a dinâmica da temperatura nos oceanos, de modo a associar esses fenômenos à forma e ao movimento da Terra;

• Identifica características do clima local, com base em dados coletados em diversos períodos e em diferentes estações do ano, relacionando aos padrões de circulação atmosférica e aos movimentos e forma da Terra.

• Reconhece e seleciona, a partir da análise de dados, as variáveis que interferem na previsão do tempo, como temperatura diária, umidade, pressão e ventos;

• Associa a intervenção humana às mudanças dessas variáveis, bem como para as consequências que acarretam no clima local e global.

• Propõe ações para minimizar as ações antrópicas que causam desequilíbrios ambientais.