UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
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MATÉRIA E ENERGIA • Estrutura da Matéria • Transformações Químicas • Luz e Som |
• Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica. • Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas. • Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. • Planejar e executar experimentos que evidenciam que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina. • Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana. • Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro- ondas, fotocélulas, etc. • Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia óptica a laser, infravermelho, ultravioleta, etc.). |
• A interferência da temperatura nas mudanças de estado físico da matéria. A disposição do átomo nos diferentes estados físicos da matéria. • A relação/proporção entre reagente e produto numa transformação química. • O desenvolvimento dos modelos atômicos e do universo para a compreensão do átomo e estrutura do universo. • A diferença entre ondas mecânicas e eletromagnéticas e a composição das cores no espectro visível da luz. • O sistema de comunicação humana via ondas. • A análise do espectro eletromagnético percebendo suas divisões e aplicações. • O uso das radiações na medicina diagnóstica e em telecomunicações. |
• Identifica as propriedades da matéria em relação ao comportamento de suas partículas. • Reconhece a existência de espaços vazios entre as partículas, bem como da agitação ou alterações provocadas pela temperatura. • Identifica, relaciona e estabelece as proporções da quantidade de substâncias utilizadas e produzidas nas transformações químicas com base em sua massa. • Identifica e representa substâncias simples e compostas. • Conhece e compreende modelos de constituição da matéria. • Identifica as características de algumas partículas subatômicas como prótons, elétrons e nêutrons. • Diferencia escalas do mundo macroscópico e do submicroscópico. • Entende as definições modernas de elemento químico, isótopos e íons. • Observa, testa e compreende fenômenos relacionados à decomposição da luz. • Investiga, no espectro eletromagnético, a luz visível e a sua relação com a mistura de cores da luz e de pigmentações na formação de cores. • Identifica, analisa, categoriza e explica os processos de transmissão e recepção de imagem e som; • Relaciona os processos de transmissão e recepção de imagem e som às radiações eletromagnéticas e ondas mecânicas. • Reconhece, compreende e categoriza as radiações eletromagnéticas de acordo com suas diferentes características (frequência e fontes). • Relaciona as ondas eletromagnéticas ao seu uso em diferentes tecnologias; • Identifica, compara e relata o impacto do desenvolvimento tecnológico na aplicação das radiações eletromagnéticas na área da saúde. |
VIDA E EVOLUÇÃO • Hereditariedade • Evolucionismo • Preservação e Biodiversidade |
• Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e
descendentes.Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. • Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica. • Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. • Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados. • Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem- sucedidas. |
• A importância da formação de gametas e sua relação com hereditariedade. • Os conceitos básicos de genética e hereditariedade. • As ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos. • As diferenças entre as teorias evolutivas de Lamarck e de Darwin para as espécies. • A importância da conservação e preservação ambiental a partir de UCs, Parques ecológicos, APPs, APAs, etc. • Os problemas ambientais, a sustentabilidade e consumo consciente. |
• Reconhece os princípios da hereditariedade; • Compreende o papel dos gametas na transmissão de informações genéticas (genes dominantes e recessivos); • Reconhece as características como hereditárias, congênitas, adquiridas ou genéticas, para estabelecer relações entre ancestrais e descendentes; • Identifica, reconhece, seleciona e constrói argumentos a respeito das leis de Mendel sobre o monoibridismo (aplicadas a indivíduos híbridos sobre apenas uma característica); • Identifica, reconhece, seleciona e constrói argumentos a respeito das leis de Mendel sobre o diibridismo (relacionadas a duas características, considerando diferentes gerações como geração parental, geração híbrida, segunda geração e assim sucessivamente). • Identifica, nas ideias de Darwin, princípios como a variabilidade da seleção natural e a adaptação; • Identifica, nas ideias de Lamarck, princípios como a lei de uso e desuso e a progressão evolutiva; • Reconhece aspectos convergentes e divergentes entre essas ideias, no que se refere à explicação do grau de variação da vida; • Seleciona e explica informações relevantes sobre a variação de seres vivos, os genes, as populações e a interação entre espécies, que expliquem a variabilidade genética resultante da seleção natural. • Identifica os principais fatores que atuam no conjunto gênico de uma população. • Diferencia aqueles que aumentam a variabilidade, como a mutação, e aqueles que atuam sobre a variabilidade genética já constituída, como a seleção natural. • Seleciona e explica informações relevantes sobre a variação de seres vivos, os genes, as populações e a interação entre espécies, que expliquem a variabilidade genética resultante da seleção natural. • Seleciona informações e dados sobre parques, reservas e florestas nacionais, interpreta e compreende a função desses espaços na preservação do patrimônio biológico. • Compreende e explica as diferenças entre Unidade de Proteção Integral, como estação ecológica, reserva biológica e parques, e de uso sustentável, como Área de Proteção Ambiental — APA e Reservas de Particular do Patrimônio Natural — RPPN, entre outras. • Cria, projeta e constrói formas de interação das comunidades humanas no ambiente, para resolução de problemas ambientais, como, por exemplo, o uso consciente da água e da energia, o aproveitamento de alimentos, a melhoria na mobilidade, a reutilização e redução de uso de equipamentos e objetos, a reciclagem, etc. • Identifica, a partir de exemplos, soluções e modelos que possam ser replicados nos âmbitos individual e coletivo. • Reconhece a importância dos povos indígenas e quilombolas na preservação ambiental e cultural desses povos. |
TERRA E UNIVERSO • Universo • Grandeza Astronômica • Evolução Estelar |
• A análise da formação do sistema solar, sua composição e estrutura. • As diferentes formas de interpretações para a origem dos astros. • A exploração do espaço cósmico pelo homem e a vida fora da Terra. • As fases do ciclo de vida das estrelas. |
• A análise da formação do sistema solar, sua composição e estrutura. • As diferentes formas de interpretações para a origem dos astros. • A exploração do espaço cósmico pelo homem e a vida fora da Terra. • As fases do ciclo de vida das estrelas. |
• Conhece algumas interpretações do céu feitas por povos do passado. • Identifica os componentes do sistema solar e os relaciona no universo. • Identifica e reconhece a influência e o uso de referências a partir do céu em diferentes culturas para responder a necessidades distintas. • Identifica os elementos essenciais para a vida no planeta Terra e compara com informações obtidas em outros astros. • Identifica e descreve as fases do ciclo de vida das estrelas, como o sol. • Compreende e descreve as consequências desse ciclo para o planeta Terra. • Caracteriza o Sistema Solar e os astros que o compõem. • Entende que o planeta é um astro que gira em torno de uma estrela e não emite luz, mas a reflete. • Compreende e descreve a evolução estelar, caracterizando o ciclo solar. • Argumenta sobre as condições para que haja vida como a conhecemos fora da Terra. |