UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Mundo pessoal: meu lugar no mundo • Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

• Identificar a relação entre a sua história de vida e as histórias de sua família e de sua comunidade.

• Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidade relacionados à família à escola e à comunidade.

• Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
• Quem Sou Eu? - História de vida - origem e significado do nome e sobrenome

• As fases da vida: registros sobre aspectos do seu crescimento (estabelecer a relação com noções de tempo e memória).

• História de sua família e da comunidade

• Meus Papeis e responsabilidade relacionados à família, à escola e à comunidade

• A vida na comunidade:

Eu e o outro na comunidade • As diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar

• Hábitos e regras
• Identifica os diferentes aspectos de seu crescimento e acontecimentos que marcaram a sua história de vida como sujeito histórico;

• Conhece e compreende a origem e significado de seu nome e sobrenome;

• Estabelece a conexão entre os aspectos que marcaram sua história e constrói noções de tempo e memória.

• Identifica e registra (oral e/ou escrito/graficamente) aspectos históricos da família e de sua comunidade;

• Reconhece sua história e a relação com sua família;

• Desenvolve sentimento de respeito em relação ao outro diferente de si.

• Descreve e distingue seus papéis e responsabilidades no ambiente da família, da escola e da comunidade;

• Identifica e reconhece as relações de convívio em sua comunidade;

• Expressa sentimento de pertencimento no espaço familiar, escolar e comunitário.

• Identifica as diferenças entre ambiente doméstico e ambiente escolar;

• Identifica e descreve os diferentes hábitos e regras no ambiente doméstico e no ambiente escolar;

• Desenvolve sentimento de pertencimento nos diferentes espaços de sua convivência.
Mundo Pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo • Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

• Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

• Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

• Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade

• Histórias da família e da escola

• O papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços

• Jogos e brincadeiras.

• Espaço e períodos (época)

• As diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade

• Mudanças e permanências nas formas de organização familiar

• Comemorações familiares e festividades escolares e comunitárias
• Conhece e descreve as histórias de sua família e da escola?;

• Identifica o papel desempenhado por diferentes sujeitos na família e na escola.

• Identifica e descreve os jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas;

• Reconhece mudanças e semelhanças entre jogos e brincadeiras de outras épocas no âmbito das diferenças.

• Identifica diferentes formas de organização familiar na vivência com os colegas;

• Compreende e reconhece as diferentes formas de organização familiar como representação das diversidades existentes nos diferentes ambientes de sua convivência;

• Manifesta sentimentos ou atitudes socioemocionais ao se reportar à organização de sua família.

• Reconhece o significado das manifestações culturais/religiosas nas festividades escolares e comunitárias;

• Diferencia as datas festivas comemoradas na família com as da comunidade;

• Compreende e respeita as diferentes formas de comemorar (ou não) datas festivas.