UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos |
• Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. • Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria, etc.). • Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente. |
• A história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço. • Mudanças e permanências ao longo do tempo • O presente e o passado: mudanças ou permanências sociais e culturais no tempo e no espaço • A descoberta da agricultura e do pastoreio à criação da indústria. • As transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e suas interferências • Modo de vida de seus habitantes |
• Conceitua História e reconhece sua importância para a humanidade; • Identifica as mudanças e permanências ao longo do tempo em relação a história do ser humano. • Conceitua agricultura e indústria; • Identifica as origens da agricultura e da indústria em diferentes tempos e espaços; • Relaciona a origem da agricultura e da indústria do lugar em que vive; • Identifica mudanças e permanências no campo social, cultural e ambiental ao longo do tempo. • Identifica e descreve as transformações sociais, culturais e físicas ocorridas na cidade onde vive; • Identifica e descreve as interferências nos modos de vida de seus habitantes devido às transformações ao longo do tempo; • Manifesta sentimento de pertencimento e de responsabilidade em relação às interferências decorrentes das transformações da cidade. |
Circulação de pessoas, produtos e culturas. |
• Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas. • Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções. • Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. • Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial. • Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais. |
• A relação entre os indivíduos e a natureza • Nomadismo e as primeiras comunidades humanas. • Processo de ocupação do campo, a intervenções na natureza. • Implicações: Presente e passado • Invenção do comércio e a circulação de produtos • As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural • Surgimento da moeda como troca e seu uso • Meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) • Significados dos meios de comunicação para os diferentes grupos ou estratos sociais |
• Identifica e descreve as relações estabelecidas entre os indivíduos e a natureza no lugar em que vive; • Identifica e avalia situações de preservação e de destruição da natureza; • Compreende o significado do nomadismo e do processo de fixação das primeiras comunidades humanas; • Descreve as principais mudanças sociais, culturais e ambientais como resultado da fixação e circulação das pessoas. • Identifica a configuração do campo do lugar em que vive; • Relaciona e descreve os processos de ocupação do campo e seus resultados na intervenção da natureza. • Identifica e descreve as transformações ocorridas nos processos de formação do lugar em que vive; • Identifica as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias em diferentes tempos e espaços; • Analisa as formas de adaptação ou marginalização das pessoas no processo de deslocamentos a partir das mudanças nas relações de produção e consumo na época em que se começa o processo de deslocamentos de pessoas e mercadorias. • Identifica e descreve a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a organização e fluxo da vida comercial; • Reconhece os meios de transportes para circulação comercial da sua cidade para fluxo da produção regional; • Identifica e diferencia as formas de utilização da moeda de troca utilizadas na época em que se inicia essa prática e os dias atuais. • Conceitua meios de comunicação e identifica os existentes no lugar em que vive. • Identifica e avalia os papéis e/ou interferência na vida das pessoas de certos meios de comunicação; • Reconhece como nasceu e se transformou os diferentes meios de comunicação?; • Discute e avalia o processo de transformação nos meios de comunicação e suas implicações nas relações entre as pessoas, por meio de exemplos do seu cotidiano; • Identifica aspectos positivos e negativos no processo de avanços nos meios de comunicação. • Indica ações para superar os problemas evidenciados na comunicação em seu cotidiano. |
As questões históricas relativas às migrações. |
• Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino. • Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. • Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associada à migração (interna e internacional). |
• Processos migratórios em diferentes tempos e espaços • O papel desempenhado pela migração nas regiões de destino • Fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira • A formação do Brasil: grupos indígenas, a presença portuguesa e o povo africano • Mudanças associada à migração |
• Conceitua o tema da migração; • Identifica a presença do fenômeno da migração no lugar em que vive; • Identifica e compreende os motivos dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avalia o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino; • Imprime sentimento de empatia em relação aos migrantes e propõe atitudes de acolhimento. • Analisa os fluxos populacionais em diferentes tempos e espaços no Brasil; • Percebe e analisa a formação de diferentes culturas em diferentes espaços como resultado do fluxo populacional?; • Compreende as contribuições da diversidade cultural e a presença do povo que constituiu a sociedade brasileira; • Demonstra postura de entendimento e de respeito aos povos que constituíram o Brasil. • Analisa a existência ou não de mudanças associadas à migração local e regional; • Descreve as representações étnico e culturais do lugar em que vive como resultado do fluxo migratório? |
Manifestações e conflitos sociais e culturais regional | • Analisar o movimento do Contestado como experiência de resistência da população que vivia na região para preservar e garantir sua permanência no espaço reconhecido com bem comum. | • O Contestado como movimento social, cultural e político: processo de ocupação, disputas e conflitos |
• Compreende o processo de ocupação da região do Contestado e identifica geograficamente; • Identifica as disputas historicamente construídas e sua relação com a denominação "contestado"; • Identifica e reconhece os principais atores e situações dos envolvidos no movimento contestado; • Compreende o conceito contextualizado do termo Contestado com base na historicidade do movimento; • Identifica outros movimentos na região semelhantes ao movimento do Contestado; • Propõe formas de interação no lugar em que vive para construir possibilidades de viver e conviver com solidariedade, empatia e de cuidado com todos os aspectos que envolvem a condição humana e ao meio ambiente como um todo. |