UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos • Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

• Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria, etc.).

• Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
• A história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço.

• Mudanças e permanências ao longo do tempo

• O presente e o passado: mudanças ou permanências sociais e culturais no tempo e no espaço

• A descoberta da agricultura e do pastoreio à criação da indústria.

• As transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e suas interferências

• Modo de vida de seus habitantes
• Conceitua História e reconhece sua importância para a humanidade;

• Identifica as mudanças e permanências ao longo do tempo em relação a história do ser humano.

• Conceitua agricultura e indústria;

• Identifica as origens da agricultura e da indústria em diferentes tempos e espaços;

• Relaciona a origem da agricultura e da indústria do lugar em que vive;

• Identifica mudanças e permanências no campo social, cultural e ambiental ao longo do tempo.

• Identifica e descreve as transformações sociais, culturais e físicas ocorridas na cidade onde vive;

• Identifica e descreve as interferências nos modos de vida de seus habitantes devido às transformações ao longo do tempo;

• Manifesta sentimento de pertencimento e de responsabilidade em relação às interferências decorrentes das transformações da cidade.
Circulação de pessoas, produtos e culturas. • Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.

• Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.

• Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.

• Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.

• Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
• A relação entre os indivíduos e a natureza

• Nomadismo e as primeiras comunidades humanas.

• Processo de ocupação do campo, a intervenções na natureza.

• Implicações: Presente e passado

• Invenção do comércio e a circulação de produtos

• As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural

• Surgimento da moeda como troca e seu uso

• Meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação)

• Significados dos meios de comunicação para os diferentes grupos ou estratos sociais
• Identifica e descreve as relações estabelecidas entre os indivíduos e a natureza no lugar em que vive;

• Identifica e avalia situações de preservação e de destruição da natureza;

• Compreende o significado do nomadismo e do processo de fixação das primeiras comunidades humanas;

• Descreve as principais mudanças sociais, culturais e ambientais como resultado da fixação e circulação das pessoas.

• Identifica a configuração do campo do lugar em que vive;

• Relaciona e descreve os processos de ocupação do campo e seus resultados na intervenção da natureza.

• Identifica e descreve as transformações ocorridas nos processos de formação do lugar em que vive;

• Identifica as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias em diferentes tempos e espaços;

• Analisa as formas de adaptação ou marginalização das pessoas no processo de deslocamentos a partir das mudanças nas relações de produção e consumo na época em que se começa o processo de deslocamentos de pessoas e mercadorias.

• Identifica e descreve a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a organização e fluxo da vida comercial;

• Reconhece os meios de transportes para circulação comercial da sua cidade para fluxo da produção regional;

• Identifica e diferencia as formas de utilização da moeda de troca utilizadas na época em que se inicia essa prática e os dias atuais.

• Conceitua meios de comunicação e identifica os existentes no lugar em que vive.

• Identifica e avalia os papéis e/ou interferência na vida das pessoas de certos meios de comunicação;

• Reconhece como nasceu e se transformou os diferentes meios de comunicação?;

• Discute e avalia o processo de transformação nos meios de comunicação e suas implicações nas relações entre as pessoas, por meio de exemplos do seu cotidiano;

• Identifica aspectos positivos e negativos no processo de avanços nos meios de comunicação.

• Indica ações para superar os problemas evidenciados na comunicação em seu cotidiano.
As questões históricas relativas às migrações. • Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

• Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

• Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associada à migração (interna e internacional).
• Processos migratórios em diferentes tempos e espaços

• O papel desempenhado pela migração nas regiões de destino

• Fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira

• A formação do Brasil: grupos indígenas, a presença portuguesa e o povo africano

• Mudanças associada à migração
• Conceitua o tema da migração;

• Identifica a presença do fenômeno da migração no lugar em que vive;

• Identifica e compreende os motivos dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avalia o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino;

• Imprime sentimento de empatia em relação aos migrantes e propõe atitudes de acolhimento.

• Analisa os fluxos populacionais em diferentes tempos e espaços no Brasil;

• Percebe e analisa a formação de diferentes culturas em diferentes espaços como resultado do fluxo populacional?;

• Compreende as contribuições da diversidade cultural e a presença do povo que constituiu a sociedade brasileira;

• Demonstra postura de entendimento e de respeito aos povos que constituíram o Brasil.

• Analisa a existência ou não de mudanças associadas à migração local e regional;

• Descreve as representações étnico e culturais do lugar em que vive como resultado do fluxo migratório?
Manifestações e conflitos sociais e culturais regional • Analisar o movimento do Contestado como experiência de resistência da população que vivia na região para preservar e garantir sua permanência no espaço reconhecido com bem comum. • O Contestado como movimento social, cultural e político: processo de ocupação, disputas e conflitos • Compreende o processo de ocupação da região do Contestado e identifica geograficamente;

• Identifica as disputas historicamente construídas e sua relação com a denominação "contestado";

• Identifica e reconhece os principais atores e situações dos envolvidos no movimento contestado;

• Compreende o conceito contextualizado do termo Contestado com base na historicidade do movimento;

• Identifica outros movimentos na região semelhantes ao movimento do Contestado;

• Propõe formas de interação no lugar em que vive para construir possibilidades de viver e conviver com solidariedade, empatia e de cuidado com todos os aspectos que envolvem a condição humana e ao meio ambiente como um todo.