UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social • Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

• Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.

• Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

• Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

• Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
• Formação de um povo e das culturas: do nomadismo à fixação em diferentes espaços e tempos

• Mecanismos de organização do poder político: ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social

• Papel das culturas e das religiões

• Noção de cidadania

• Princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos

• Cidadania como conquista de direitos construída historicamente
• Identifica e caracteriza aspectos culturais da população (diversidade) do lugar em que vive e seu processo histórico;

• Compreende o significado de nomadismo, de povo e de cultura;

• Consegue relacionar a formação das culturas e dos povos com o espaço geográfico no tempo (passado e presente).

• Expressa compreensão ou curiosidade sobre o tema da organização do poder político;

• Identifica e descreve como se configuram os mecanismos de organização do poder político no lugar em que vive (Município e Estado);

• Estabelece a noção e a relação de Estado com questões vivenciadas;

• Compreende a organização do poder político como atividade pública à serviço de todos.

• Analisa o papel da cultura e da religião na formação identitária dos povos antigos;

• Define e compreende cultura e religião a partir de exemplos do seu cotidiano;

• Identifica e analisa o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos, como indígenas, africanos, asiáticos e europeus?

• Define cidadania por meio de exemplos concretos de seu cotidiano;

• Associa a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos que se revelam nas vivências cotidianas;

• Reconhece a diversidade como manifestações de diferentes culturas, religiões e constituição étnica;

• Interpreta a diversidade como diferenças, desconstruindo a ideia de inferioridade e superioridade.

• Identifica e descreve situações de cidadania como conquistas de povos ao longo da história;

• Associa o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades como conquista histórica;

• Concebe a cidadania como de experiências/vivências cotidianas;

• Identifica ausência de cidadania no lugar em que vive e propõe formas ou ações possíveis de promover a cidadania no lugar em que vive.
Registros da história: linguagens e culturas • Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

• Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

• Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e africanos.

• Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

• Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
• Uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação: significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas

• Processos de produção e hierarquização e difusão: marços de memória

• Formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades: povos indígenas originários e povos africanos.

• Temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente

• Patrimônios materiais e imateriais locais e da humanidade: mudanças e permanências.
• Identifica e descreve diferentes linguagens e tecnologias na comunicação em seu cotidiano;

• Investiga e compreende a origem e transformações no processo de comunicação;

• Compara o uso de diferentes linguagens e tecnologia no processo de comunicação, e avalia seus significados/impactos sociais, políticos e culturais no presente.

• Identifica os processos de produção e hierarquização e difusão dos marcos da memória no lugar em que vive?;

• Identifica e discute a presença e/ou ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos da memória.

• Identifica e descreve formas de marcação de passagem do tempo dos povos indígenas originários e povos africanos.

• Identifica formas de marcação do tempo das sociedades europeias e compara com as formas de marcação de passagem do tempo dos povos indígenas originários e povos africanos.

• Identifica temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente.

• Compara e analisa os diferentes pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente a partir de diferentes fontes.

• Compreende e descreve o conceito de patrimônio material e imaterial.

• Identifica os patrimônios materiais e imateriais do lugar em que vive e da humanidade.

• Analisa os patrimônios identificados com a história do lugar e percebe a ausência ou presença dos diferentes sujeitos históricos.