UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise. • Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo. • Identificar as particularidades político- sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. • Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de novos, produtos e culturas. • Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo. • Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas. • A organização do mundo contemporâneo: e sua relação com o iluminismo e liberalismo

• As revoluções inglesas e sua relação com os princípios do liberalismo e os desdobramentos posteriores

• Impactos da Revolução Industrial

• Processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo

• Movimentos e rebeliões na América portuguesa e suas interfaces com questões ocorridos na Europa e nas Américas
• Manifesta suas percepções sobre aspectos que caracterizam o mundo contemporâneo de maneira contextualizada;

• Conceitua e identifica os principais aspectos do iluminismo e liberalismo e sua relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.

• Identifica e descreve as particularidades político- sociais da Inglaterra do século XVIII;

• Descreve e analisa as revoluções inglesas e identifica sua relação com os princípios do liberalismo e os desdobramentos posteriores, ou seja, com os impactos em outras sociedades.

• Caracteriza e contextualiza a Revolução Industrial como processo de produção e circulação de novos produtos e culturas e os impactos na vida das pessoas e das sociedades contemporâneas dentro e fora da Europa;

• Estabelece associações entre a produção de novos produtos, serviços com a formulação de novas culturas desencadeada pela Revolução Industrial;

• Identifica as principais mudanças sociais e culturais e de produção promovida pela Revolução Industrial e compara com as mudanças provocadas pelo avanço da tecnologia no contexto atual.

• Identifica e relaciona o contexto social, político e econômico da França e estabelece associação com a origem da Revolução Francesa;

• Discute o significado do termo “revolução” estabelecendo associação entre Revolução

Industrial e Revolução Francesa e seus impactos na configuração do mundo político, econômico, cultural e socioambiental no início da fase contemporânea.

• Identifica, os movimentos e rebeliões ocorridos na América Portuguesa que revelam certa ligação com os processos ocorridos na Europa e na América;

• Exemplifica a configuração dos movimentos e rebeliões locais e identifica as manifestações das temáticas locais e regionais.
Os processos de independência nas Américas • Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.

• Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.

• Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.

• Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
• Conceitos de Estado, nação, território, governo e país e sua relação com entendimento sobre conflitos e tensões

• Processos de independência nas Américas: aspectos populacionais e suas conformações territoriais

• A revolução de São Domingo: desdobramento da Revolução Francesa

• Protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti
• Manifesta suas percepções em relação aos conceitos de Estado, nação, território, governo e país;

• Define conceitos de Estado, nação, território, governo e país, com base nos processos de reconfiguração desses espaços por meio de conflitos e tensões, interno e externo.

• Identifica e contextualiza as especificidades do processo de independência nas Américas;

• Reconhece e analisa as especificidades no processo de independência nas Américas e seus impactos na construção das respectivas nações e aspectos populacionais.

• Identifica a Revolução de São Domingo como evento singular e de desdobramento da Revolução Francesa;

• Avalia os impactos e implicações da Revolução de São Domingos na configuração da nação e na vida do povo.

• Identifica e explica o protagonismo e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti;

• Reconhece e analisa criticamente a atuação dos diferentes grupos e interesses no processo de independência nos diferentes espaços da América.
O Brasil no século XIX • Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.

• Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.

• Relacionar as transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras, com as tensões e conflitos durante o Império.

• Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito.

• Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.

• Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e artísticas na produção do imaginário e das identidades no Brasil do século XIX.
• As disputas políticas e as forças envolvidas nas diferentes fases do império brasileiro

• Diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.

• Transformações territoriais: tensões e conflitos durante o Império

• Questões internas e externas no contexto da Guerra do Paraguai a atuação do Brasil na Guerra

• Políticas oficiais durante o Império: relação indígena

• O papel das culturas letradas, não letradas e artísticas na produção do imaginário e das identidades no Brasil do século XIX
• Identifica e analisa as disputas políticas e as forças envolvidas nas diferentes fases do império brasileiro;

• Percebe como historicamente se constroem as relações de políticas no Brasil e estabelece relação com as forças políticas na atualidade.

• Identifica a diversidade política, social e regional no contexto das rebeliões durante o império;

• Relaciona os movimentos contestatórios com as contradições entre o fenômeno da emancipação política do Brasil com as práticas evidenciadas no império.

• Identifica as transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras;

• Identifica e relaciona as tensões e conflitos e sua relação com as disputas/fronteiras territoriais durante o império;

• Analisa a situação das populações que viviam nas regiões de estabelecimento das fronteiras, a exemplo da Guerra guaranítica.

• Identifica e contextualiza as questões internas e externas que desencadearam a Guerra do Paraguai;

• Identifica e analisa a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai;

• Conhece e interpreta as diferentes versões sobre a Guerra do Paraguai.

• Identifica e analisa as políticas oficiais estabelecidas para os povos indígenas durante o império;

• Avalia as políticas oficiais estabelecidas para os indígenas nesse período e relaciona com a configuração que o Brasil assume enquanto país independente.

• Identifica e discute o papel das culturas letradas, não letradas e artísticas na produção do imaginário e das identidades no Brasil do século XIX;

• Identifica e analisa aspectos que revelam o papel das culturas letradas e não letradas que desencadeiam a construção da identidade do Brasil no século XIX?;

• Desenvolve as competências socioemocionais no sentido de se autoperceber no contexto de sua vivência e a relação com a identidade do Brasil.
A configuração do mundo no século XIX • Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

• Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.

• Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.

• Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.

• Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios e discutir seus impactos entre as sociedades indígenas nas Américas.
• A consolidação do Imperialismo europeu e a construção de ideologias raciais e do determinismo e seus impactos na África e Ásia

• Principais produtos utilizados pelos europeus: continente africano e seus impactos

• Aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX

• O protagonismo das populações locais no processo de resistência ao imperialismo na África e Ásia

• Discurso civilizatórios nas América e seus impactos entre as sociedades indígenas nas Américas.
• Identifica e contextualiza o processo de formação e consolidação do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia;

• Estabelece relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

• Reconhece os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo;

• Analisar os impactos desses produtos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.

• Caracteriza e contextualiza as relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX e seus principais aspectos.

• Identifica e contextualiza o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia;

• Reconhece a importância e força das populações locais no enfrentamento ao domínio europeu.

• Identifica as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações africanas nas Américas;

• Identifica os significados dos discursos civilizatórios do século XIX, suas implicações e impactos na sociedade;

• Discute o projeto de vida a partir da construção histórica da América, para pensar e propor a construção de uma sociedade mais humanizada.