Unidade temática e seus conceitos | Objetivos/habilidades | Conhecimento(s) essenciais | Critério(s) de avaliação |
---|---|---|---|
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO • Lugar • Paisagem |
• Descrever características das paisagens observadas e que são marcantes em seus lugares de vivência (moradia, escola); • Conhecer, descrever e comparar diferentes tipos de moradia, considerando materiais e técnicas utilizadas para sua produção. |
• Eu e os meus lugares (casa e escola e suas relações) • Os lugares próximos e distantes, conhecidos presencialmente ou não • As características das moradias (madeira, alvenaria, gelo, palha, tamanhos, formatos, etc.) |
• Observa e descreve características dos lugares vividos; • Percebe ser um sujeito que convive em diferentes ambientes; • Identifica as diferenças entre os sujeitos e a forma dos lugares, escola e casa. |
PENSAMENTO E REPRESENTAÇÃO GEOGRÁFICA • Orientação espacial • Representações geográficas |
• Desenvolver relações espaciais topológicas elementares: dentro, fora, ao lado, frente e atrás, direita e esquerda, entre outros. |
• Representação e organização de espaços de vivência: casa e escola • Mapeamento do corpo – escala real • Proximidades, distâncias e movimentos em relações com o tipo e o local dos objetos espaciai |
• Utiliza corretamente noções de lateralidade; • Elabora desenhos e representações (imagéticas: fotografias, desenhos, esculturas, etc.) paisagens e/ou lugares; • Percebe a diferença na forma e localização dos objetos espaciais (prédios, casas, praças, ruas pavimentadas/não pavimentaas, etc.); • Identifica semelhanças e diferenças entre paisagens de lugares diferentes, (foco no espaço de moradia, na comunidade, no caminho da casa para a escola e no espaço da escola). |
CONEXÕES E ESCALAS • Paisagem • Lugar • Cotidiano |
• Relacionar a realidade dos lugares com as noções de dias e noites, e espaços e tempos de organização em casa e na comunidade; • Identificar e relatar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e distintos lugares. |
• A duração e a característica dos tempos e espaços de organização em casa e na escola (tempo/espaço de dormir, se alimentar, etc.) • As brincadeiras e jogos de outros lugares e tempos e da atualidade |
• Entende a importância e a especificidade dos locais e suas características e tempos de duração; • Diferencia as brincadeiras e jogos e os diferentes lugares nos quais ocorrem/ocorreram. |
MUNDO DO TRABALHO • Cotidiano • Cultura • Trabalho |
• Descrever e relacionar as atividades de trabalho relacionadas com o cotidiano de seu lugar de vivência; • Conhecer, discutir e elaborar coletivamente, regras de convívio considerando a existência de diferentes espaços vividos (em casa, na escola, na sala de aula, nas praças e parques, nos espaços religiosos, entre outros). |
• O trabalho e seus diferentes tipos no seu cotidiano e da comunidade. Eu e os meus lugares (casa e escola e suas relações); • Condições de vida nos lugares de vivência. |
• Percebe as singularidades das formas nas diferentes profissões (vestimenta, atividade); • Entende, descreve e relaciona diferentes tipos de moradias; • Entende a importância da organização coletiva. |
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA • Natureza • Paisagem • Lugar |
• Identificar singularidades e relações entre campo e cidade; • Descrever características de seus lugares de vivência relacionados aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor, frio, entre outros) e sua influência nos hábitos (alimentares, de trabalho, de lazer, entre outros) e nas vestimentas ao longo do ano. |
• Paisagens do campo/cidade e suas especificidades; • As relações entre os elementos humanos e os não humanos (culturais e naturais) e suas relações entre si, criando paisagens dos/nos lugares; • A vida diária em relações com os acontecimentos da natureza e sua influência com os hábitos diários; • A Terra, dias e noites e as estações do ano e suas influências nas dinâmicas sociais nos lugares e cotidianos. |
• Identifica as singularidades expressas nas paisagens dos diferentes lugares (centro, bairro, campo, cidade); • Entende a interrelação entre a vida diária e os eventos da natureza; • Descreve ritmos naturais e seus desdobramentos à rotina de seus lugares de convivência com base em conhecimentos relacionados com os dias e noites (rotação) e as estações do ano (translação). |