Unidade temática e seus conceitos | Objetivos/habilidades | Conhecimento(s) essenciais | Critério(s) de avaliação |
---|---|---|---|
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO • Paisagem • Lugar • Cotidiano |
• Observar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro (considerando a presença ou não de imigrantes) ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças; • Perceber semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares; • Analisar mudanças e permanências, comparando lugares em diferentes tempos. |
• As relações sociedade-natureza na produção das paisagens e dos/nos lugares; (bairro ou comunidade em que vive); • O modo de vida das crianças em diferentes lugares; • A produção do espaço geográfico e as relações cotidianas em distintos lugares; (bairro ou comunidade em que vive). |
• Compreende a atuação das diferentes populações nos seus lugares de vivência, produzindo o espaço geográfico de modo específico; • Reconhece semelhanças e diferenças nos hábitos, costumes, tradições e nas relações com a natureza a partir de diferentes modos de viver das pessoas em distintos lugares; • Analisa e compara mudanças nos lugares em diferentes tempos. |
PENSAMENTO E REPRESENTAÇÃO GEOGRÁFICA • Escala Geográfica • Localização • Orientação |
• Identificar objetos e lugares de vivência com uso de imagens aéreas, fotografias e mapas; • Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola. |
• Alfabetização cartográfica: elementos de representação que compõem um mapa (escalas de análise oblíqua e vertical); • Utilizar imagens de satélites e fotografias aéreas, construir croquis e maquetes e apresentar mapas. |
• Distingue fotografias e mapas e identifica elementos básicos neles representados; • Identifica objetos e lugares com uso de imagens aéreas, fotografias e mapas adequados ao seu nível de compreensão. |
CONEXÕES E ESCALAS • Escala Geográfica • LocalizaçãoOrientação |
• Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono, etc.). |
• Relações espaciais de localização, posição e orientação; • O movimento de rotação da Terra e seus desdobramentos nas atividades sociais cotidianas. |
• Relaciona o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais realizadas no cotidiano. |
MUNDO DO TRABALHO • Trabalho • Redes |
• Conhecer e comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares; • Compreender os riscos e cuidados no uso dos meios de comunicação e transporte para a vida e para o ambiente e seu uso responsável. |
• Meios de transporte e comunicação e seus papéis na conexão entre lugares, para o deslocamento de pessoas e mercadorias, fluxos e trocas de informações, conhecimentos, culturas e costumes; • Benefícios e riscos no uso destes recursos. |
• Conhece e compara diferentes meios de transporte e comunicação e suas finalidades; • Argumenta a respeito do papel dos meios de transporte e comunicação na comunicação entre lugares e no cotidiano das pessoas; • Compreende e discute os riscos dos meios de transporte para a vida e o ambiente. |
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA • Natureza • Ambiente |
• Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades); • Compreender os impactos do uso do solo e da água no cotidiano da vida das pessoas que vivem em cidades ou no campo. |
• O uso do solo e da água no campo e na cidade; • A diferentes formas de presença da água no Planeta Terra, a distribuição espacial da água no planeta, sua importância para a vida em diferentes ambientes, os diferentes tipos de uso da água pelos seres humanos; • Os impactos ambientais, as possibilidades de escassez da água no cotidiano e os problemas gerados pelo uso inadequado do solo. |
• Reconhece a importância do solo e da água para a vida na Terra; • Identifica diferentes usos do solo e da água pelos seres humanos, com foco no lugar em que vive; • Compreende a necessidade de cuidados com o solo e com a água como bens necessários a todos os seres vivos. |