Unidade temática e seus conceitos Objetivos/habilidades Conhecimento(s) essenciais Critério(s) de avaliação
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO

• Lugar

• Paisagem

• Território

• Migração
• Identificar, caracterizar e refletir acerca da presença de elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, comunidades tradicionais, de outras regiões do país, latino- americanas, europeias, asiáticas, entre outros), valorizando o que é próprio em cada uma delas e suas contribuições para a formação da cultura local, regional e brasileira e relacionando com os lugares do aluno;

• Descrever processos migratórios (internos e internacionais) e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira;

• Identificar e descrever territórios étnico- culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.
• O território do município e sua diversidade cultural;

• A formação territorial de Santa Catarina e sua diversidade cultural, econômica e social;

• A formação territorial e a diversidade Cultural, econômica e social da Região Sul do Brasil;

• Diferentes formas de regionalização do estado de Santa Catarina;

• Processos migratórios brasileiros e suas expressões sócio-espaciais nas paisagens, nos lugares e territórios;

• Territórios indígenas, quilombolas e de outros povos e comunidades tradicionais de Santa Catarina (cipozeiros/as, pescadores artesanais, entre outros).
• Identifica, caracteriza, reflete e valoriza a presença de elementos de distintas culturas nas paisagens, nos lugares de vivência e no território municipal, de Santa Catarina e brasileiro;

• Descreve os processos migratórios na formação da sociedade brasileira;

• Identifica, descreve e reconhece a legitimidade da demarcação de territórios étnico-culturais (indígenas, quilombolas, entre outros) existentes no Brasil.
PENSAMENTO E REPRESENTAÇÃO GEOGRÁFICA

• Orientação Espacial
• Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas;

• Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.
• Noções de orientação;

• Noções básicas de cartografia.
• Utiliza direções cardeais para localizar componentes físicos e humanos nas paisagens;

• Diferencia e relaciona tipos variados de mapas, considerando suas características.
CONEXÕES E ESCALAS

• Escala Cartográfica

• Cotidiano
• Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais;

• Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e singularidades, localizando seus lugares de vivência.
• Instâncias do poder público, gestão político-administrativa do território do município e do estado e canais de participação social;

• Unidades político administrativas do Brasil e diferentes formas de regionalização do território brasileiro
• Distingue funções e papéis dos órgãos do poder público na gestão do município e estado;

• Distingue unidades político- administrativas oficiais nacionais, suas fronteiras e singularidades.
MUNDO DO TRABALHO

• Trabalho

• Redes

• Modos De Vida

• Cidade/ Urbano

• Campo / Rural
• Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de culturas, de ideias e de pessoas;

• Comparar as características do trabalho no campo e na cidade;

• Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
• Atividades de trabalho no cotidiano, Trabalho e interdependência campo- cidade. • Reconhece e relaciona especificidades e analisa a interdependência campo- cidade;

• Relaciona características que marcam o trabalho no campo e na cidade e como são desenvolvidas no cotidiano das pessoas;

• Descreve e discute a respeito do processo de produção, circulação e consumo de diferentes produtos.
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA

• Natureza

• Ambiente
• Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios, etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. • As paisagens naturais (relevo, cobertura vegetal e rios, etc.) e antrópicas de Santa Catarina; • Degradação ambiental e ações de conservação/preservação da natureza no contexto local, em Santa Catarina e no Brasil. • Identifica as características que marcam as paisagens naturais e antrópicas no ambiente em que vive;

• Caracteriza e relaciona as ações humanas de conservação e/ou de degradação das paisagens naturais e antrópicas.