Unidade temática e seus conceitos Objetivos/habilidades Conhecimento(s) essenciais Critério(s) de avaliação
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO

• Lugar

• Paisagem

• Território

• Migração
• Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura; Identificar e analisar diferenças étnico- raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios. • Dinâmica populacional e migrações em Santa Catarina e no Brasil;

• Diferenças étnico raciais, culturais e sociais em Santa Catarina e no Brasil.
• Descreve e analisa dinâmicas populacionais e migrações em Santa Catarina e no Brasil;

• Identifica e analisa diferenças étnico- raciais, culturais e sociais existentes em Santa Catarina e no Brasil.
PENSAMENTO E REPRESENTAÇÃO GEOGRÁFICA

• Orientação Espacial
• Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes;

• Estabelecer conexões e singularidades entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.
• Cidades: formas e funções;

• O processo de urbanização no Brasil e em Santa Catarina;

• Representação das cidades e do espaço urbano através de mapas e imagens de satélites;

• Especificidades urbana no Brasil e em Santa Catarina.
• Identifica formas e funções das cidades;

• Analisa transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes;

• Analisa mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo crescimento das cidades, ênfase nas cidades catarinenses.
CONEXÕES E ESCALAS

• Escala Cartográfica

• Redes

• Campo/Cidade

• Região
• Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento;

• Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.
• A interdependência campo-cidade e suas expressões espaciais nos municípios de Santa Catarina;

• Características e funções das cidades, regiões do estado de Santa Catarina;

• Redes urbanas no estado de Santa Catarina;

• A interdependência campo-cidade e suas expressões espaciais nos municípios de Santa Catarina;

• Características e funções das cidades, regiões do estado de Santa Catarina;

• Redes urbanas no estado de Santa Catarina;

• Santa Catarina no contexto brasileiro;

• Características e funções do campo no estado de Santa Catarina.
• Estabelece conexões e especificidades entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas;

• Estabelece conexões e especificidades entre o campo e cidade;

• Analisa interações entre cidade- campo e entre cidades na rede urbana.
MUNDO DO TRABALHO

• Trabalho

• Redes

• Cidade/ Urbano

• Inter-Relação

• Campo-Cidade

• Campo/Rural

• Tecnologia
• Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços;

• Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.

• Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.
• As mudanças nos tipos de trabalho decorrentes das inovações tecnológicas, no campo e na cidade;

• Meios de transporte e comunicação: suas representações e transformações no espaço-tempo brasileiro e catarinense;

• Fontes e produção de energia no Brasil Santa Catarina e no município.
• Identifica e compara mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços;

• Identifica os principais meios de transporte e comunicação em Santa Catarina e no Brasil;

• Identifica os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA

• Natureza

• Ambiente
• Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras, etc);

• Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas;

• Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.
• Ciclo da água;

• Poluição superficial e subterrâneas;

• Qualidade ambiental e diferentes tipos de poluição;

• Gestão pública da qualidade de vida;

• Formas de participação social: conselhos, câmara de vereadores;

• Direito à cidade: espaços públicos, segurança, moradia, mobilidade.
• Reconhece e compara a qualidade ambiental das águas;

• Descreve problemas de poluição no seu entorno e no estado de Santa Catarina;

• Identifica aspectos que promovem a qualidade de vida;

• Discute as ações das gestões públicas (município, estado e país).