Unidade temática e seus conceitos | Objetivos/habilidades | Conhecimento(s) essenciais | Critério(s) de avaliação |
---|---|---|---|
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO • Lugar • Paisagem • Território • Migração |
• Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura; Identificar e analisar diferenças étnico- raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios. |
• Dinâmica populacional e migrações em Santa Catarina e no Brasil; • Diferenças étnico raciais, culturais e sociais em Santa Catarina e no Brasil. |
• Descreve e analisa dinâmicas populacionais e migrações em Santa Catarina e no Brasil; • Identifica e analisa diferenças étnico- raciais, culturais e sociais existentes em Santa Catarina e no Brasil. |
PENSAMENTO E REPRESENTAÇÃO GEOGRÁFICA • Orientação Espacial |
• Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes; • Estabelecer conexões e singularidades entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas. |
• Cidades: formas e funções; • O processo de urbanização no Brasil e em Santa Catarina; • Representação das cidades e do espaço urbano através de mapas e imagens de satélites; • Especificidades urbana no Brasil e em Santa Catarina. |
• Identifica formas e funções das cidades; • Analisa transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes; • Analisa mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo crescimento das cidades, ênfase nas cidades catarinenses. |
CONEXÕES E ESCALAS • Escala Cartográfica • Redes • Campo/Cidade • Região |
• Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento; • Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana. |
• A interdependência campo-cidade e suas expressões espaciais nos municípios de Santa Catarina; • Características e funções das cidades, regiões do estado de Santa Catarina; • Redes urbanas no estado de Santa Catarina; • A interdependência campo-cidade e suas expressões espaciais nos municípios de Santa Catarina; • Características e funções das cidades, regiões do estado de Santa Catarina; • Redes urbanas no estado de Santa Catarina; • Santa Catarina no contexto brasileiro; • Características e funções do campo no estado de Santa Catarina. |
• Estabelece conexões e especificidades entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas; • Estabelece conexões e especificidades entre o campo e cidade; • Analisa interações entre cidade- campo e entre cidades na rede urbana. |
MUNDO DO TRABALHO • Trabalho • Redes • Cidade/ Urbano • Inter-Relação • Campo-Cidade • Campo/Rural • Tecnologia |
• Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços; • Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação. • Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações. |
• As mudanças nos tipos de trabalho decorrentes das inovações tecnológicas, no campo e na cidade; • Meios de transporte e comunicação: suas representações e transformações no espaço-tempo brasileiro e catarinense; • Fontes e produção de energia no Brasil Santa Catarina e no município. |
• Identifica e compara mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços; • Identifica os principais meios de transporte e comunicação em Santa Catarina e no Brasil; • Identifica os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações. |
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA • Natureza • Ambiente |
• Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras, etc); • Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas; • Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive. |
• Ciclo da água; • Poluição superficial e subterrâneas; • Qualidade ambiental e diferentes tipos de poluição; • Gestão pública da qualidade de vida; • Formas de participação social: conselhos, câmara de vereadores; • Direito à cidade: espaços públicos, segurança, moradia, mobilidade. |
• Reconhece e compara a qualidade ambiental das águas; • Descreve problemas de poluição no seu entorno e no estado de Santa Catarina; • Identifica aspectos que promovem a qualidade de vida; • Discute as ações das gestões públicas (município, estado e país). |