Unidade temática e seus conceitos Objetivos/habilidades Conhecimento(s) essenciais Critério(s) de avaliação
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO

• Diversidade

• Paisagem

• Espaço geográfico
• Relacionar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos, com destaque para os povos que historicamente constituem os lugares. • Lugar, paisagem e espaço geográfico, povos constitutivos e suas dinâmicas históricas e atuais (diversidades culturais regionais, naturais e sociais);

• Paisagem (paisagem natural e cultural) e suas transformações ao longo do tempo, relacionando as ações antrópicas, dinâmicas ambientais e climáticas em escala local, regional, nacional e mundial.
• Compreende os movimentos do planeta e suas relações com a vida do lugar;

• Relaciona modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos, destacando os povos originários.
MUNDO DO TRABALHO

• Campo-cidade, rural/urbano

• Trabalho
• Diferenciar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização, analisando as distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo, enfocando as mudanças, a partir do surgimento das cidades;

• Explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
• O conceito de paisagem e diferentes formas de representação em relações com a organização da vida das pessoas no campo e na cidade;

• Formas de utilização do solo e da água na agricultura e pecuária e sua relação com a biosfera;

• Produção orgânica; utilização de agrotóxicos e seus impactos para a biodiversidade e saúde humana.
• Diferencia as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização;

• Percebe as distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo, enfocando as mudanças, a partir do surgimento das cidades;

• Explica as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
CONEXÕES E ESCALAS

• Escala, mapa e representação geográfica e cartográfica

• Tecnologia
• Compreender distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas, mensurando e elaborando modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre, considerando o nível de compreensão do aluno. • Cartografia, história e projeções;

• Instrumentos de orientação no espaço geográfico: coordenadas geográficas (paralelos, meridianos, latitude, longitude), rosa dos ventos, bússola, aplicativos para dispositivos móveis e demais tecnologias digitais;

• Mapas: tipos de mapas, conceitos e elementos cartográficos;

• Linguagem cartográfica e iconográfica, maquete, blocos-diagramas, imagens 3D, infográficos, etc.
• Entende distâncias na superfície utilizando escalas gráficas e numéricas, mensurando e elaborando modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação no intuito de representar elementos e estruturas da superfície terrestre em distintas escalas geográficas (local, regional, nacional, global).
MUNDO DO TRABALHO

• Natureza

• Sociedade

• Ambiente

• Lugar
• Compreender os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos, e estes, com a vida do lugar e suas distintas paisagens;

• Analisar o ciclo da água, relacionando com o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal;

• Relacionar o ciclo da água com a sociedade e a economia, identificando o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos;

• Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, analisando consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, efeito estufa, inversão térmica, etc.).

• Estudar as relações entre as estruturas geológicas e o espaço geográfico construído nos diferentes lugares.
• Transformações da paisagem na ocupação e na construção do Espaço geográfico, e na economia do campo e da cidade;

• Movimentos de rotação e translação e suas influências em diferentes lugares;

• Biosfera (atmosfera, hidrosfera, litosfera) e suas relações;

• Atmosfera e os conceitos de tempo e clima, os elementos climáticos e características do clima local, regional, nacional e global;

• Hidrosfera: Processos hidrológicos (ciclo da água, águas subterrâneas, redes e bacias hidrográficas do Brasil, Santa Catarina e do município, sua importância, impactos e riscos para a atualidade;

• Estrutura Geológicas e suas características: camadas da Terra, Teoria da Deriva Continental, Teoria das Placas Tectônicas;

• As dinâmicas naturais do clima, vegetação, relevo e hidrografia (biomas).
• Compreende as transformações da paisagem e processos de modificação do espaço geográfico no campo e cidade;

• Identifica transformações nas paisagens considerando as mudanças que ocorrem nos lugares ao longo do ano;

• Interpreta o ciclo da água, relacionando com o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e cobertura vegetal;

• Relaciona o ciclo da água com a sociedade e a economia, identificando o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas locais, regionais e globais, enfatizando as transformações em ambientes urbanos;

• Relaciona padrões climáticos, tipos de solo, relevo, recursos hídricos e formações vegetais, analisando consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática;

• Identifica relações entre a estrutura geológica e os biomas, resultantes de dinâmicas naturais, em diferentes lugares.
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA

• Natureza

• Ambiente
• Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras, etc);

• Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas;

• Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.
• Ciclo da água;

• Poluição superficial e subterrâneas;

• Qualidade ambiental e diferentes tipos de poluição;

• Gestão pública da qualidade de vida;

• Formas de participação social: conselhos, câmara de vereadores;

• Direito à cidade: espaços públicos, segurança, moradia, mobilidade.
• Reconhece e compara a qualidade ambiental das águas;

• Descreve problemas de poluição no seu entorno e no estado de Santa Catarina;

• Identifica aspectos que promovem a qualidade de vida;

• Discute as ações das gestões públicas (município, estado e país).