Unidade temática e seus conceitos | Objetivos/habilidades | Conhecimento(s) essenciais | Critério(s) de avaliação |
---|---|---|---|
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO • Identidade • Paisagem |
• Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil. |
• Espaço geográfico: Região, Regionalização do Brasil (econômicas, culturais e naturais); Território (Quilombolas, indígenas...) e Territorialidade; • A cultura Indígena, Africana, Asiática e Europeia: conhecendo a formação do Brasil |
• Reconhece as diversas possibilidades de formação territorial através da desconstrução dos estereótipos midiáticos e imagéticos; • Conhece, identifica as diferentes formações a e características naturais e culturais do território brasileiro; • Reconhece relações entre as territorialidades dos diversos povos e grupos étnicos que compõem a diversidade brasileira e seu direito à terra e à vida. |
CONEXÕES E ESCALAS • Escala Cartográfica |
• Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas; • Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas, originários das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades; • Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras; • Relacionar a construção do território e a organização do espaço geográfico brasileiro com o desenvolvimento do capitalismo. |
• Distribuição dos grupos étnicos: indígenas, quilombolas, caiçaras, caboclos, europeus, africanos, asiáticos e ribeirinhos; • Conceitos de: povo, nação, país, Estado, sociedade e cidadania; • Direitos das comunidades do campo, de pescadores, de ribeirinhos, de caiçaras, de indígenas e de caboclos, remanescentes de quilombolas, entre outros grupos que compõem a diversidade brasileira; • Conceitos de: migração, emigração e imigração; • Conceito de Redes Geográficas. • Espacialização das dinâmicas sociais e produtivas no espaço geográfico brasileiro; • Processo de urbanização organização espacial dos centros urbanos (cidades, metrópoles, megalópoles e cidades globais); • Organização econômica brasileira no espaço rural e urbano e os impactos ambientais; • Industrialização e urbanização no Brasil e as desigualdades econômicas e sociais. |
• Compreende e avalia criticamente a distribuição da população no espaço brasileiro. • Identifica, analisa e debate os impactos socioambientais das ações dos seres humanos nas esferas da produção, circulação e consumo. • Relaciona a produção de mercadorias com a distribuição desigual de riquezas para o consumo, nas diferentes regiões do território brasileiro. |
MUNDO DO TRABALHO • Trabalho • Redes • Migração • Cidade/ Urbano • Inter-Relação • Campo-Cidade • Tecnologia • Campo / Rural |
• Discutir em que medida a produção, circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares; • Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro; • Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro. |
• Meio técnico-científico-informacional (Fluxos de informações, mercadorias, conhecimentos e valores culturais, Redes de transporte e comunicação, Inovação tecnológica da agropecuária e da indústria); • Fases da industrialização do Brasil; • PIB, distribuição de renda, IDH e o acesso à saúde. |
• Relaciona a industrialização e a tecnologia com as mudanças socioeconômicas no país; • Identifica e compreende a influência das redes de transporte e comunicação como transformadores do território brasileiro. |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL • Representações • Escala de análise |
• Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas); • Identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais. • Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras. |
• Linguagem cartográficas: mapas temáticos e cartogramas; • Linguagem gráficas: histogramas, infográficos, croquis; • Cartografia social: conceitos e representações das comunidades tradicionais extrativistas, ribeirinhos, agricultores familiares, caiçaras, castanheiros, caboclos e também os povos indígenas e remanescentes de quilombolas, entre outros. • Espacialização e regionalização de informações demográficas e socioeconômicas do Brasil e do estado de Santa Catarina |
• Elabora e interpreta diferentes gráficos e mapas temáticos aplicando suas diferentes simbologias (legenda, escala, rosa dos ventos, cores, linhas imaginárias, etc.). |
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA • Natureza • Ambiente |
• Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária); • Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). |
• Domínios morfoclimáticos; • Patrimônios ambientais do município, estado e do Brasil ; • Lei 9.985/2000 – SNUC. |
• Identifica, compreende e qualifica os diferentes componentes físico- naturais no território nacional. Relaciona aspectos físico-naturais e sua transformação a partir das atividades econômicas desenvolvidas em distintas regiões do país; • Conhece e diferencia as unidades de conservação do ambiente e suas consequências para as localidades de sua vivência. |