Unidade temática e seus conceitos | Objetivos/habilidades | Conhecimento(s) essenciais | Critério(s) de avaliação |
---|---|---|---|
O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO • Diversidade • Paisagem • Território • Espaço Geográfico |
• Analisar criticamente a hegemonia europeia exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares; • Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade; • Compreender diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, como pressuposto espacial geográfico, reconhecendo a coexistência da multiplicidade cultural na escala mundial, os processos migratórios e de interação entre distintas regiões e povos e respeitando as diferenças; • Compreender as paisagens como resultados das relações com a natureza, construídas por meio de diferentes modos de viver dos povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando as diversidades e as interculturalidades regionais, bem como suas distinções com relação a outros formatos no mundo; • Relacionar os processos de transformação do espaço geográfico e da paisagem por meio das atividades econômicas desenvolvidas na Europa, Ásia e Oceania, em interação com outras regiões do planeta. |
• Fatores que impulsionaram a hegemonia de alguns países no mundo em relações com guerra Fria e revolução Industrial na produção do espaço geográfico em outras regiões e no Brasil; • Meio técnico-científico-informacional; • Noções de geopolítica, território, territorialidade e hegemonia: cultural e econômica; e aldeia global; • Organizações e corporações mundiais e sua relação com os Estados nacionais (Organização das Nações Unidas (ONU), Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Organização Internacional dos Refugiados (OIR) e Organização não Governamental (ONG); Fóruns Econômicos Mundiais; Cartéis, monopólios, oligopólios, trustes, holding; • Divergências ligadas às questões territoriais: religiosas, econômicas e étnicas; • Conflitos étnicos-religiosos, Povo Basco, Curdo, Israelense, Palestino e outros, e os Fluxos de refugiados; a geopolítica do Oriente Médio; • Fluxos migratórios, multiculturalidade e os povos e minorias sociais; • Aspectos físico-naturais, ambientais e socioculturais nos continentes Europa, Ásia e Oceania e sua interação. |
• Analisa criticamente a ação hegemônica europeia exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares e relaciona-a com outras potências contemporâneas; • Analisa a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade; • Compreende fatos e arranjos da consolidação mundial (econômica, política e cultural); • Compreende as diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, como pressuposto espacial geográfico, reconhecendo a coexistência da multiplicidade cultural na escala mundial e respeita as diferenças; • Compreende e associa as diferentes paisagens, às culturas Europeias, Asiáticas e da Oceania; • Conhece, distingue, caracteriza e relaciona os componentes físico- –naturais e relaciona-os com os modos de vida das sociedades; • Reconhece distinções entre as regionalidades na Europa, Ásia e Oceania; • Identifica, compreende e analisa o impacto da industrialização na Europa, Ásia e Oceania; • Reflete sobre as condições de vida das populações e a desigual distribuição de riqueza. |
CONEXÕES E ESCALAS • Escala Cartográfica • População |
• Analisar aspectos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial), relacionado com fatos e situações que envolvem os fluxos migratórios na América Latina e seus desdobramentos no Brasil e nos contextos locais (levando em conta movimentos voluntários e forçados, fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região; • Problematizar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra; • Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o desenvolvimento do capitalismo; • Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra, problematizando impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos. |
• Formação populacional local, estadual e nacional e sua relação com o movimento migratório mundial: características culturais e econômicas; • Dinâmica demográfica: população absoluta, natalidade, fecundidade, mortalidade, taxa de mortalidade infantil, crescimento natural, saldo migratório, crescimento efetivo, crescimento vegetativo, esperança de vida e índice de envelhecimento; • Conceitos: território, região, redes, regionalização, territorialidade, Estado, Nação, Governo, limites, fronteiras e país. • Fases do capitalismo; • Colonização da América; • América e África no contexto geopolítico mundial; • Os principais grupos étnicos da África e sua distribuição espacial no pós-guerra; • Os países do continente americano no contexto do pós-guerra; • Estados Unidos da América: aspectos geoeconômicos e geoestratégicos no contexto mundial; • Os BRICS (Brasil, África do Sul, China, Índia e Rússia) na Geopolítica mundial. |
• Realiza análises a respeito das dinâmicas demográficas, relaciona aspectos, dados e situações que envolvem os processos demográficos, fluxos, perfis populacionais em distintos contextos, como o local, o nacional e as dinâmicas que ocorrem na América; • Compreende e distingue as corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial; • Analisa criticamente os efeitos da ascensão dos EUA no mundo e na relação com o Brasil e a China; • Identifica e compreende a produção, distribuição e comercialização entre os BRICS e os Estados Unidos; • Compreende a formação e a importância dos blocos econômicos para o continente Americano e Africano, e sua atuação no contexto atual; • Analisa fatos representativos ocorridos nas fases do capitalismo; • Elabora questionamentos sobre o cenário geopolítico e geoeconômico entre os países da América Latina e da África reconhecendo suas dinâmicas ao longo do tempo; • Compreende conceitos que envolvem situações geopolíticas do Continente Americano e Africano e analisa essas dinâmicas por meio de textos, mapas e outros recursos. |
MUNDO DO TRABALHO • Trabalho • Redes • Migração • Cidade/ Urbano • Inter-RelaçãoCampo-Cidade • Tecnologia • Campo / Rural |
• Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África; • Analisar os processos de desconcentração, descentralização e re-centralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil; • Estudar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul); • Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano e africano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, SADC, CEEAC, União Africana, entre outros.); • Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas; • Analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina (atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos) atentando à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho; • Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade em relações com tensões nas regiões de fronteira do continente latino- americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários. |
• Globalização meio técnico-científico- informacional; • As novas configurações de empregos em tempos flexíveis; • Desenvolvimento científico e tecnológico e o mundo do trabalho no campo e na cidade, na América e na África; • Rotas comerciais mundiais: espacialização, produção, distribuição e intercâmbio de produtos agrícolas e industrializados; • Brasil: produção na Nova ordem Mundial • Produção industrial mundial: China, Índia, Estados Unidos; • Função dos organismos internacionais e regionais de cooperação nas regiões de conflitos no continente latino-americano; • Organismos mundiais no contexto americano e africano (ONU, OMC, Otan, FAO, FMI, Banco Mundial, OIT e OCDE); • Blocos econômicos: Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, ALCA; • Uso e cooperação dessas produções entre os países do Mercosul; • Associações de ajuda humanitárias e suporte aos imigrantes e refugiados; • Processo de colonização e urbanização dos países latino-americanos; • Redes e Hierarquia urbana na América Latina (aspectos econômicos e populacionais; • Formas de segregação urbana; • Ordenamento territorial (urbano e rural) da África e da América; • Fluxos de desconcentração, descentralização e re-centralização (redes, as interdependências e as ligações); • Condições de trabalho e moradia no campo e na cidade; • Características dos movimentos sociais no Brasil e na América Latina. |
• Reconhece, as características do mundo do trabalho e as dinâmicas que configuram os processos produtivos em distintos países e regiões; • Reconhece e discute as relações entre globalização e sua força na configuração dos lugares, com transformações sociais e espaciais que geram processos excludentes; • Compreende as dinâmicas decorrentes das relações entre grupos internacionais com base nas relações de cooperação, comerciais e/ou alianças firmadas; • Compreende e avalia criticamente conflitos e tensões, com destaque para a realidade americana e africana, e reflete sobre as desigualdades enfrentadas por estes povos; • Compreende os fluxos, as redes e interações em distintas escalas, os espaços interligados e a ocorrência de segregação socioespacial; • Analisa, discute e avalia criticamente as ações e a atuação dos movimentos sociais no Brasil. |
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL • Escala cartográfica • Escalas de análise geográfica (local /regional/ nacional/global) |
• Interpretar e elaborar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis), anamorfoses geográficas, mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais (modo de vida) e econômicos (uso e ocupação de solos) na África e América. |
• Mapas temáticos com informações geográficas, estatísticas e índices econômicos e socioambientais e culturais; • Cartogramas (produção, comercialização, importações e exportações) e Anamorfoses (população urbana e rural na América e na África). |
• Compreende, através da linguagem cartográfica, as dinâmicas urbanas e rurais em diferentes contextos nos continentes Americano e Africano; • Argumenta sobre diferentes tipos de mapas (cartogramas, anamorfoses) da América e África. |
NATUREZA, AMBIENTES E QUALIDADE DE VIDA • Natureza • Ambiente |
• Identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia; • Debater aspectos que envolvem as relações entre as populações e as pressões sobre a natureza e suas riquezas, o que resulta na espoliação desses povos; • Analisar as potencialidades naturais dos países da América Latina (uso e relevância nos países do Mercosul), relacionando com os complexos hídricos da América Latina e discutindo os desafios relacionados à gestão e comercialização da água; • Principais mananciais de água da América Latina; • Estudar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global. |
• Aspectos populacionais e físicos da América e da África: Relevo, Clima, hidrografia, vegetação, colonização, ocupação, divisões regionais, economia, entre outros; • Produção agropecuária, extração vegetal, animal e mineral; • ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Agenda 2030; • Produção de energia: hidrelétrica, solar, eólica, geotérmica, maremotriz e biocombustíveis e os cuidados com o ambiente; • A água na América Latina e na África: indústrias, residências; abastecimento, poluição; conflitos no uso, gestão e comercialização da água; • Antártica: fonte de pesquisa, relevância ambiental, geopolítica no contexto global. |
• Identifica as paisagens e relaciona com a cartografia e povoamento dos diferentes povos; • Analisa os processos de produção agropecuária, extrativista e mineral na América e na África, considerando as transformações do espaço geográfico e das paisagens, considerando as dinâmicas ambientais que ocasionam; • Compreende a importância dos complexos hídricos e as potencialidades naturais tanto na América quanto na África, problematizando as transformações ambientais e a influência à vida humana; • Reconhece a importância do continente Antártico no contexto geopolítico e ambiental. |