Unidade temática e seus conceitos | Objetivos/habilidades | Conhecimento(s) essenciais | Critério(s) de avaliação |
---|---|---|---|
Identidades e alteridades |
• Conhecer e valorizar distintas concepções de ser humano em diferentes tradições religiosas; • Discutir concepções de gênero em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida. |
• O ser humano nas diferentes tradições religiosas. |
• Reconhece e valoriza distintas concepções sobre o ser humano; • Dialoga sobre diferentes concepções de gênero nas tradições religiosas e filosofia de vida. |
Identidades e alteridades |
• Identificar práticas de espiritualidades utilizadas pelas pessoas em determinadas situações (acidentes, doenças, fenômenos climáticos); • Reconhecer e respeitar as práticas de comunicação com as divindades em distintas manifestações e tradições religiosas. • Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas; • Exemplificar líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições à sociedade; • Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa entre as religiões. |
• Místicas e espiritualidades. • Lideranças religiosas. |
• Reconhece e respeita as práticas de comunicação com as divindades de distintas manifestações religiosas; • Identifica práticas de espiritualidade utilizadas pelas pessoas em situações cotidianas. • Reconhece os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas; • Exemplifica líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições à sociedade; • Posiciona-se em favor da convivência ética e respeitosa entre as religiões. |
Crenças religiosas e filosofias de vida |
• Identificar princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo suas influências nas condutas pessoais e práticas sociais. • Identificar e discutir o papel das lideranças religiosas e seculares na defesa e promoção dos direitos humanos; • Reconhecer o direito à liberdade de consciência, crença ou convicção, questionando concepções e práticas sociais que as violam. |
• Princípios éticos e valores religiosos. • Liderança e direitos humanos. |
• Identifica princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida; • Reconhece como os princípios éticos influenciam as condutas pessoais e práticas sociais. • Identifica e argumenta sobre o papel das lideranças religiosas e seculares na defesa e promoção dos direitos humanos; • Reconhece o direito à liberdade de consciência, crença ou convicção; • Posiciona-se contrariamente às práticas que violam o direito à liberdade de consciência, crença ou convicção. |