Unidade temática e seus conceitos Objetivos/habilidades Conhecimento(s) essenciais Critério(s) de avaliação
Identidades e alteridades • Conhecer e valorizar distintas concepções de ser humano em diferentes tradições religiosas;

• Discutir concepções de gênero em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida.
• O ser humano nas diferentes tradições religiosas. • Reconhece e valoriza distintas concepções sobre o ser humano;

• Dialoga sobre diferentes concepções de gênero nas tradições religiosas e filosofia de vida.
Identidades e alteridades • Identificar práticas de espiritualidades utilizadas pelas pessoas em determinadas situações (acidentes, doenças, fenômenos climáticos);

• Reconhecer e respeitar as práticas de comunicação com as divindades em distintas manifestações e tradições religiosas.

• Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas;

• Exemplificar líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições à sociedade;

• Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa entre as religiões.
• Místicas e espiritualidades.

• Lideranças religiosas.
• Reconhece e respeita as práticas de comunicação com as divindades de distintas manifestações religiosas;

• Identifica práticas de espiritualidade utilizadas pelas pessoas em situações cotidianas.

• Reconhece os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas;

• Exemplifica líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições à sociedade;

• Posiciona-se em favor da convivência ética e respeitosa entre as religiões.
Crenças religiosas e filosofias de vida • Identificar princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo suas influências nas condutas pessoais e práticas sociais.

• Identificar e discutir o papel das lideranças religiosas e seculares na defesa e promoção dos direitos humanos;

• Reconhecer o direito à liberdade de consciência, crença ou convicção, questionando concepções e práticas sociais que as violam.
• Princípios éticos e valores religiosos.

• Liderança e direitos humanos.
• Identifica princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida;

• Reconhece como os princípios éticos influenciam as condutas pessoais e práticas sociais.

• Identifica e argumenta sobre o papel das lideranças religiosas e seculares na defesa e promoção dos direitos humanos;

• Reconhece o direito à liberdade de consciência, crença ou convicção;

• Posiciona-se contrariamente às práticas que violam o direito à liberdade de consciência, crença ou convicção.