Unidade temática e seus conceitos Objetivos/habilidades Conhecimento(s) essenciais Critério(s) de avaliação
Crenças religiosas e filosofias de vida • Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas;

• Conhecer os marcos normativos que asseguram o respeito à diversidade religiosa e a liberdade de crença e convicção;

• Analisar os princípios éticos de filosofias de vida e tradições religiosas.

• Reconhecer a coexistência como atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.

• Analisar doutrinas das diferentes tradições religiosas e suas concepções de mundo, vida e morte.

• Discutir como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia);

• Debater sobre as possibilidades e os limites da interferência das tradições religiosas na esfera pública;

• Analisar práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções.

• Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes denominações religiosas.
• Crenças, convicções e atitudes.

• Coexistência e sinais de interculturalidade.

• Doutrinas religiosas.

• Crenças, filosofias de vida e esfera pública.

• Tradições religiosas, mídias e tecnologias.
• Argumenta sobre o papel das crenças e convicções nas escolhas e atitudes pessoais e coletivas;

• Reconhece e utiliza os marcos normativos que asseguram o respeito à diversidade religiosa e a liberdade de crença e convicção;

• Analisa princípios éticos, filosofias de vida, manifestações e tradições religiosas destacando seus próprios movimentos.

• Reconhece a coexistência como atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.

• Analisar doutrinas das diferentes tradições religiosas e suas concepções de mundo, vida e morte.

• Argumenta acerca de como as filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública;

• Argumenta criticamente sobre as possibilidades e limites da interferência das tradições religiosas na esfera pública;

• Analisa e compara práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções

• Analisa criticamente as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes denominações religiosas.