UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
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MUNDO DIGITAL |
Identificar e utilizar os dispositivos de
hardware disponíveis e seus periféricos
(teclado, mouse, pen drive, computador,
etc.); Reconhecer conceitos básicos e termos usados na informática como click, duplo click, click arrasta, área de trabalho, ícones, cursor, janelas, minimizar, maximizar, fechar, abrir, entre outros; Reconhecer diferentes dispositivos que são considerados computadores; Identificar as partes que compõem um computador; Identificar tarefas que os computadores realizam; Utilizar o computador como instrumento de aprendizagem de forma lúdica; Reconhecer de forma lúdica o que é a internet e a comunicação que ela pode proporcionar. |
Hardware de software; Periféricos de entrada e saída (mouse, teclado, monitor); Nomenclaturas básicas que fazem parte do universo da computação; O computador e seu funcionamento; Principais tarefas que um computador pode realizar; A internet e suas diversas funções (jogos, pesquisa, imagens, vídeos e comunicação). |
Difere Hardware de Software; Reconhece e manipula os periféricos; Reconhece nomenclaturas usadas no universo da informática; Minimiza, maximiza, fecha e abre janelas; Conhece e compreende para que serve o computador bem como consegue manusear alguns softwares; Identifica a internet como um meio de comunicação. |
CULTURA DIGITAL |
Interagir com as diferentes interfaces gráficas computacionais; Reconhecer as diferenças entre os objetos dotados, ou não de fonte de energia; Conhecer a história dos computadores; Refletir sobre o uso responsável da informação e os cuidados com o computador; Aprender e vivenciar a postura correta ao utilizar o computador. |
Interfaces gráficas computacionais; Objetos eletrônicos; História do computador; Responsabilidade com a informação disponível; Ergonomia e postura correta para utilizar o computador |
Reconhece e interage com algumas interfaces; Reconhece objetos eletrônicos; Compreende a história do computador; Reconhece o que é informação e como utilizá-la; Utiliza a postura correta para o uso do computador |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL |
Utilizar a lógica em jogos e brincadeiras; Utilizar comandos simples nas atividades lúdicas e jogos; Desenvolver processos e produções a partir de imagens e sons por meio de softwares; Entender que os softwares não possuem inteligência, mas são programados para um devido fim; Exercitar de forma lúdica a composição e decomposição de informações e problemas como atividades, rotinas, passos e instruções; Experienciar conceitos de algoritmo por meio de sequências, passos, rotinas e verificação, entre outras; Desenvolver atividades desplugadas para conhecimento físico e visual do computador. |
Jogos lógicos de habilidades e resolução de problemas; Sons, jogos e imagens na produção de atividades lúdicas; O funcionamento de softwares e o seu desenvolvimento; Composição e decomposição de informações, problemas e resolução; Noção de algoritmos por meio de atividades práticas. |
Utiliza a lógica para jogar e resolver um problema; Realiza atividades usando sons, fotos, vídeos, etc.; Reconhece o funcionamento de alguns softwares; Entende como um problema pode ser composto e decomposto em problemas menores por meio de atividades que envolvam a noção de algoritmo; |