UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
---|---|---|---|
MUNDO DIGITAL |
Identificar e utilizar os dispositivos de
hardware disponíveis e seus periféricos
(teclado, mouse, pen drive, computador
etc.), Reconhecer periféricos de entrada, saída e armazenamento. Manusear mouse e teclado; Reconhecer conceitos básicos e termos usados na informática como click, duplo click, click arrasta, área de trabalho, ícones, cursor, janelas, minimizar, maximizar, fechar, abrir, entre outros; Reconhecer diferentes dispositivos que são considerados computadores e as partes que o compõem; Identificar tarefas que os computadores realizam; Reconhecer de forma lúdica o que é a internet e a comunicação que ela pode proporcionar; Identificar o que são navegadores de internet, bem como sua utilização (ícones, endereços de páginas de internet e conteúdos midiáticos); |
Hardware e software; Periféricos de entrada, saída e armazenamento; Nomenclaturas básicas que fazem parte do universo da computação; O computador e seu funcionamento; Navegadores de internet; Palavras e frases em meio digital. |
Difere Hardware de Software; Reconhece e manipula os periféricos; Reconhece nomenclaturas usadas no universo da informática; Reconhece para que serve o computador e consegue manusear alguns softwares; Utiliza e manipula navegadores de internet, acessando páginas e conteúdos por meio desse tipo de software; Elabora palavras e frases em meio digital. |
CULTURA DIGITAL |
Elaborar palavras e frases em meio digital. Interagir com as diferentes interfaces gráficas computacionais; Conhecer a história dos computadores; Reconhecer o processo evolutivo das ferramentas de cálculo inventadas pelo homem (Ábaco) e os computadores mecânicos; Reconhecer de forma lúdica os computadores eletrônicos, as cinco gerações e a evolução dos componentes que marcou cada uma dessas gerações; Vislumbrar o futuro do computador e compreender a importância do computador para homem e sociedade; Refletir sobre o uso responsável da informação, desenvolver noções de navegação com segurança na rede, boas práticas, uso consciente da internet e os perigos do Cyberbullying; Aprender e vivenciar a postura correta ao utilizar o computador. |
Principais interfaces gráficas
computacionais; História dos computadores mecânicos e eletrônicos; Evolução dos computadores eletrônicos; Responsabilidade com a informação disponível; Ergonomia e postura correta para utilizar o computador. |
Reconhece e interage com
interfaces gráficas
computacionais; Compreende a história do computador; Conhece algumas ferramentas de cálculo inventadas pelo homem, a diferença entre computadores mecânicos e eletrônicos; Sabe o que é informação e como utilizá-la, observando a segurança, as boas práticas e os perigos do Cyberbullying; Utiliza a postura correta para o uso do computador |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL |
Utilizar lógica em jogos e brincadeiras. Conhecer comandos simples nas atividades lúdicas e jogos; Desenvolver processos e produções a partir de imagens e sons; Entender que os softwares não possuem inteligência, mas são programados para um devido fim; Compreender o uso de repetições com números fixos de interações. Exercitar de forma lúdica a composição e a decomposição de problemas em problemas menores como atividades, rotinas, passos e instruções; Exercitar conceitos de algoritmo através de sequências, passos, rotinas, verificação entre outras; Utilizar motores de busca (Google, Bing, Yahoo) para encontrar informações e fazer pesquisas. |
Jogos lógicos e resolução problemas; Sons, jogos e imagens na produção de atividades lúdicas; O funcionamento de softwares e o seu desenvolvimento; Desenvolver a noção de algoritmos por meio de atividades que envolvam sequências, passos, rotinas, verificação entre outras; Composição e decomposição de informações, problemas e resolução; Motores de busca. |
Utiliza lógica para jogar e resolver
um problema; Conhece e realiza atividades usando sons, fotos, vídeos e etc.; Compreende o funcionamento de alguns softwares; Compreende como funcionam as repetições. Entende como um problema pode ser composto e decomposto em problemas menores por meio de atividades que envolvam sequências, passos, rotinas, verificação entre outras; Realiza pesquisa por meio de motores de busca |