UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS HABILIDADES/OBJETIVOS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
MUNDO DIGITAL Identificar e utilizar os dispositivos de hardware disponíveis e seus periféricos (teclado, mouse, pen drive, computador etc.);

Reconhecer conceitos básicos e termos usados na informática como click, duplo click, click arrasta, área de trabalho, ícones, cursor, janelas, minimizar, maximizar, fechar, abrir, entre outros;

Reconhecer de forma lúdica o que é a internet e a comunicação que ela pode proporcionar

Identificar o que são navegadores de internet, bem como sua utilização (ícones, endereços de páginas e conteúdos midiáticos);

Reconhecer conceito de pasta e arquivo e, diferenciá-los;

Caracterizar diferentes formatos de informação: número, texto, imagem, áudio e vídeo;

Usar softwares de desenho e montagem de edição de imagem;

Elaborar frases e textos em editores de texto e praticar a digitação;

Elaborar tabelas em planilhas eletrônicas e utilizar operações básicas.
Hardware e software;

Periféricos de entrada, saída, armazenamento e híbridos;

Nomenclaturas básicas que fazem parte do universo da computação;

O computador e seu funcionamento; Navegadores de internet (jogos, conteúdos, histórias, imagens e vídeos, funções, formas de navegação e conteúdos midiáticos);

Pastas e arquivos;

Gerenciador de arquivos (Windows Explorer, por exemplo);

Diferentes formatos e extensões de arquivos. Editores de imagem;

Editores de texto (Microsoft Word ou Libre Office, por exemplo);

Editores de planilhas eletrônicas (Microsoft Excel ou Libre Office Calc).
Difere Hardware de software;

Reconhece e manipula periféricos;

Reconhece nomenclaturas usadas no universo da informática;

Reconhece e diferencia pastas e arquivos.

Compreende para que serve o computador e consegue manusear alguns softwares;

Utiliza e manipula navegadores de internet, acessando páginas e conteúdos por meio desse tipo de software.

Conhece e diferencia pastas e arquivos;

Usa programas de edição de desenhos (como o paint por exemplo);

Elabora e manipula frases, textos e tabelas em meio digital.
CULTURA DIGITAL Conhecer a história dos computadores;

Reconhecer o processo evolutivo das ferramentas de cálculo inventadas pelo homem (Ábaco) e os computadores mecânicos;

Reconhecer de forma lúdica os computadores eletrônicos, as cinco gerações e a evolução dos componentes que marcou cada uma dessas gerações, bem como a linguagem binária.

Vislumbrar o futuro do computador e compreender a importância do computador para homem e sociedade;

Reconhecer e diferenciar página de internet e correio eletrônico;

Investigar e experimentar novos formatos de leitura e realidade;

Relacionar e refletir sobre o uso do computador e da tecnologia na sociedade (realidade local e regional);

Refletir sobre o uso responsável da informação, desenvolver noções de navegação com segurança na rede, boas práticas, uso consciente da internet e os perigos do Cyberbullying;

Aprender e vivenciar a postura correta ao utilizar o computador.
Computadores mecânicos e eletrônicos;

História dos computadores mecânicos e eletrônicos;

Evolução dos computadores eletrônicos.

Página de internet e correio eletrônico.

Diferentes formatos para leitura e realidades do universo digital;

Computador e tecnologia na sociedade (realidade local, incluindo família, escola, trabalho e sua relação com a tecnologia);

Responsabilidade com a informação disponível;

Ergonomia e postura correta para utilizar o computador.
Compreende a história do computador;

Conhece algumas ferramentas de cálculo inventadas pelo homem, a diferença entre computadores mecânicos e eletrônicos.

Compreende e diferencia página da internet e correio eletrônico;

Reconhece a importância do computador para a sociedade contemporânea.

Reconhece o contexto local e seus problemas, identificando possíveis soluções com a tecnologia.

Sabe o que é informação e como utilizá-la, observando a segurança, as boas práticas e os perigos do Cyberbullying.

Utiliza a postura correta ao utilizar o computador.
PENSAMENTO COMPUTACIONAL Utilizar lógica em jogos e brincadeiras.

Conhecer comandos simples nas atividades lúdicas e jogos;

Desenvolver processos e produções a partir de imagens e sons, textos, jogos, histórias, vídeos etc.

Exercitar a composição e decomposição de problemas em problemas menores como atividades, rotinas, passos e instruções;

Utilizar jogos ou programas que usam programação com sinais e blocos para desenvolver algoritmos básicos de repetição e sequência;

Reconhecer que o computador utiliza números binários (notação binária) para representar todos os dados processados e apresentados;

Reconhecer o conceito de variáveis.
Jogos lógicos e resolução problemas;

Sons, jogos e imagens na produção de atividades lúdicas;

Tipos de mídias na produção de atividades escritas e orais;

Softwares ou jogos que fazem uso de sinais ou blocos para escrever algoritmos básicos;

Representações de números e letras por meio de números binários.

Variáveis.
Utiliza lógica para jogar e resolver um problema;

Conhece e realiza atividades usando sons, fotos, vídeos e etc.;

Usa lógica para jogar e resolver um problema;

Realiza atividades usando diferentes tipos de mídias digitais;

Elabora de forma lúdica uma sequência com repetição de ações em forma de algoritmos.

Reconhece e representa caractere em número binário.