UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
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MUNDO DIGITAL |
Identificar e utilizar os dispositivos de
hardware disponíveis e seus periféricos
(teclado, mouse, pen drive, computador etc.); Reconhecer conceitos básicos e termos usados na informática como click, duplo click, click arrasta, área de trabalho, ícones, cursor, janelas, minimizar, maximizar, fechar, abrir, entre outros; Reconhecer de forma lúdica o que é a internet e a comunicação que ela pode proporcionar Identificar o que são navegadores de internet, bem como sua utilização (ícones, endereços de páginas e conteúdos midiáticos); Reconhecer conceito de pasta e arquivo e, diferenciá-los; Caracterizar diferentes formatos de informação: número, texto, imagem, áudio e vídeo; Usar softwares de desenho e montagem de edição de imagem; Elaborar frases e textos em editores de texto e praticar a digitação; Elaborar tabelas em planilhas eletrônicas e utilizar operações básicas. |
Hardware e software; Periféricos de entrada, saída, armazenamento e híbridos; Nomenclaturas básicas que fazem parte do universo da computação; O computador e seu funcionamento; Navegadores de internet (jogos, conteúdos, histórias, imagens e vídeos, funções, formas de navegação e conteúdos midiáticos); Pastas e arquivos; Gerenciador de arquivos (Windows Explorer, por exemplo); Diferentes formatos e extensões de arquivos. Editores de imagem; Editores de texto (Microsoft Word ou Libre Office, por exemplo); Editores de planilhas eletrônicas (Microsoft Excel ou Libre Office Calc). |
Difere Hardware de software; Reconhece e manipula periféricos; Reconhece nomenclaturas usadas no universo da informática; Reconhece e diferencia pastas e arquivos. Compreende para que serve o computador e consegue manusear alguns softwares; Utiliza e manipula navegadores de internet, acessando páginas e conteúdos por meio desse tipo de software. Conhece e diferencia pastas e arquivos; Usa programas de edição de desenhos (como o paint por exemplo); Elabora e manipula frases, textos e tabelas em meio digital. |
CULTURA DIGITAL |
Conhecer a história dos computadores; Reconhecer o processo evolutivo das ferramentas de cálculo inventadas pelo homem (Ábaco) e os computadores mecânicos; Reconhecer de forma lúdica os computadores eletrônicos, as cinco gerações e a evolução dos componentes que marcou cada uma dessas gerações, bem como a linguagem binária. Vislumbrar o futuro do computador e compreender a importância do computador para homem e sociedade; Reconhecer e diferenciar página de internet e correio eletrônico; Investigar e experimentar novos formatos de leitura e realidade; Relacionar e refletir sobre o uso do computador e da tecnologia na sociedade (realidade local e regional); Refletir sobre o uso responsável da informação, desenvolver noções de navegação com segurança na rede, boas práticas, uso consciente da internet e os perigos do Cyberbullying; Aprender e vivenciar a postura correta ao utilizar o computador. |
Computadores mecânicos e
eletrônicos; História dos computadores mecânicos e eletrônicos; Evolução dos computadores eletrônicos. Página de internet e correio eletrônico. Diferentes formatos para leitura e realidades do universo digital; Computador e tecnologia na sociedade (realidade local, incluindo família, escola, trabalho e sua relação com a tecnologia); Responsabilidade com a informação disponível; Ergonomia e postura correta para utilizar o computador. |
Compreende a história do
computador; Conhece algumas ferramentas de cálculo inventadas pelo homem, a diferença entre computadores mecânicos e eletrônicos. Compreende e diferencia página da internet e correio eletrônico; Reconhece a importância do computador para a sociedade contemporânea. Reconhece o contexto local e seus problemas, identificando possíveis soluções com a tecnologia. Sabe o que é informação e como utilizá-la, observando a segurança, as boas práticas e os perigos do Cyberbullying. Utiliza a postura correta ao utilizar o computador. |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL |
Utilizar lógica em jogos e brincadeiras. Conhecer comandos simples nas atividades lúdicas e jogos; Desenvolver processos e produções a partir de imagens e sons, textos, jogos, histórias, vídeos etc. Exercitar a composição e decomposição de problemas em problemas menores como atividades, rotinas, passos e instruções; Utilizar jogos ou programas que usam programação com sinais e blocos para desenvolver algoritmos básicos de repetição e sequência; Reconhecer que o computador utiliza números binários (notação binária) para representar todos os dados processados e apresentados; Reconhecer o conceito de variáveis. |
Jogos lógicos e resolução problemas; Sons, jogos e imagens na produção de atividades lúdicas; Tipos de mídias na produção de atividades escritas e orais; Softwares ou jogos que fazem uso de sinais ou blocos para escrever algoritmos básicos; Representações de números e letras por meio de números binários. Variáveis. |
Utiliza lógica para jogar e
resolver um problema; Conhece e realiza atividades usando sons, fotos, vídeos e etc.; Usa lógica para jogar e resolver um problema; Realiza atividades usando diferentes tipos de mídias digitais; Elabora de forma lúdica uma sequência com repetição de ações em forma de algoritmos. Reconhece e representa caractere em número binário. |