UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
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MUNDO DIGITAL |
Identificar e utilizar os dispositivos de
hardwares disponíveis e seus periféricos
(teclado, mouse, pen drive, impressoras,
scanner etc.); Conhecer e se localizar na divisão do teclado, bem como as teclas especiais e de segunda função; Compreender e diferenciar o que são periféricos de entrada, saída, híbridos e de armazenamento; Reconhecer conceitos básicos e termos usados na informática e treinar habilidades como click, duplo click, click arrasta, área de trabalho, ícones, cursor, janelas, minimizar, maximizar, fechar, abrir, entre outros; Identificar as quatro principais partes do gabinete (placa mãe, memória RAM e ROM, processador); Reconhecer as unidades de grandezas de informação. Identificar o que são navegadores de internet, bem como sua utilização (ícones, endereços de páginas, conteúdos midiáticos, buscadores e downloads); Reconhecer conceitos básicos e principais funções dos sistemas operacionais mais usados na atualidade; Reconhecer, diferenciar e criar pastas e arquivos; Usar softwares de desenhos e montagem de edição de imagem; Conhecer a estrutura de um editor de texto e suas ferramentas; Elaborar textos (com textos e imagens) em editores de texto; Treinar e praticar a digitação de forma correta, usando softwares específicos; Elaborar tabelas em planilhas eletrônicas, bem como conhecer e utilizar fórmulas básicas de cálculo. |
Hardware e software; Teclado; Periféricos; Nomenclaturas básicas que fazem parte do universo da computação; Unidades de grandezas de informação (bit, byte, kilobyte, megabyte, gigabyte e terabyte); Navegadores de internet (jogos, conteúdos, histórias, imagens e vídeos, funções, formas de navegação, conteúdos midiáticos, buscadores e downloads); Gerenciador de arquivos (Windows Explorer, Nautilus por exemplo); Pastas e arquivos; Diferentes formatos e extensões de arquivos; Editores de imagem (Tux paint, Paint, por exemplo); Programas de digitação de texto (Klavaro e HJ dátilo, por exemplo); Editores de planilhas eletrônicas (Microsoft Excel ou Libre Office Calc). |
Difere Hardware de Software; Compreende as funções básicas do teclado; Reconhece e manipula corretamente os periféricos; Reconhece a maioria das nomenclaturas usadas no universo da informática; Reconhece as quatro principais partes do gabinete; Reconhece as unidades de grandezas de informação; Utiliza e manipula navegadores de internet, acessando páginas e conteúdos por meio desse tipo de software; Reconhece e utiliza gerenciadores de arquivos; Reconhece e diferencia pastas e arquivos; Reconhece diferentes formatos e extensões de arquivos; Conhece caminhos para salvar e abrir arquivos e pastas; Utiliza programas de edição de imagens; Elabora e manipula textos em meio digital; Elabora e manipula tabelas e fórmulas básicas em planilhas eletrônicas; Reconhece e utiliza programas de digitação de textos. |
CULTURA DIGITAL |
Investigar e experimentar novos formatos de
leitura e realidade; Relacionar e refletir sobre o uso do computador e da tecnologia na sociedade (realidade local e regional); Refletir sobre o uso responsável da informação, desenvolver noções de navegação com segurança na rede, boas práticas, uso consciente da internet e os perigos do Cyberbullying; Diferenciar jogos educacionais de outros jogos digitais; |
Diferentes formatos para leitura e
realidades do universo digital; Computador e tecnologia na sociedade (realidade local, incluindo família, escola, trabalho e sua relação com a tecnologia); Responsabilidade com a informação disponível; Jogos educacionais. Jogos digitais; Programas digitais para a elaboração de histórias; O que são Hipertextos; Ergonomia e postura correta para utilizar o computador. |
Reconhece a importância do
computador para a sociedade
contemporânea; Reconhece o contexto local e seus problemas, identificando possíveis soluções com a tecnologia; Sabe o que é informação e como utilizá-la, observando a segurança, as boas práticas e os perigos do Cyberbullying; Diferencia jogos educacionais de outros jogos digitais; Reconhece programas digitais que produzem histórias, histórias em quadrinhos, histórias animadas; Identifica e utiliza hipertextos; Utiliza a postura correta ao utilizar o computador |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL | Utilizar lógica em jogos e brincadeiras. Conhecer comandos simples nas atividades lúdicas e jogos; Desenvolver o raciocínio lógico; Desenvolver processos e produções a partir de imagens e sons, textos, jogos, histórias, vídeos e etc; Exercitar a composição e decomposição de problemas em problemas menores como atividades, rotias, passos e instruções; Utilizar jogos ou programas que usam programação com sinais e blocos para desenvolver algoritmos básicos de repetição e sequência; Compreender que o computador utiliza números binários (notação binária) para representar todos os dados processados e apresentados; Investigar a ideia de realidade aumentada a partir de atividades lúdicas ou concretas. |
Jogos lógicos e resolução problemas; Sons, jogos e imagens na produção de atividades lúdicas; Raciocínio lógico; Mídias digitais na produção de atividades escritas e orais; Composição e decomposição de informações, problemas e resolução; Softwares ou jogos que fazem uso de sinais ou blocos para escrever algoritmos básicos (Lightbot, por exemplo). Representações de números e letras por meio de números binários. Realidade aumentada a partir de jogos lúdicos (Cubo merge). |
Utiliza lógica para jogar e
resolver um problema; Conhece e realiza atividades usando sons, fotos, vídeos e etc.; Realiza atividades usando diferentes tipos de mídias digitais; Elabora de forma lúdica uma sequência com repetição de ações em forma de algoritmos; Desenvolve algoritmos básicos de sequência e repetições para realizar uma tarefa; Representa um caractere em número binário; Reconhece a ideia de realidade aumentada. |