UNIDADES TEMÁTICAS E SEUS CONCEITOS | HABILIDADES/OBJETIVOS | CONHECIMENTOS ESSENCIAIS | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
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MUNDO DIGITAL |
Identificar e utilizar os dispositivos de hardwares
disponíveis e seus periféricos (teclado, mouse, pen
drive, impressoras, scanner etc.); Conhecer e se localizar na divisão do teclado, bem como as teclas especiais e de segunda função; Conhecer e se localizar na divis Compreender e diferenciar o que são periféricos de entrada, saída, híbridos e de armazenamento. Reconhecer conceitos básicos e termos usados na informática e treinar habilidades como click, duplo click, click arrasta, área de trabalho, ícones, cursor, janelas, minimizar, maximizar, fechar, abrir, entre outros; Identificar as quatro principais partes do gabinete (placa mãe, memória RAM e ROM, processador) e compreender como elas interagem umas com as outras e como se dá o fluxo de informação; Reconhecer e identificar as unidades de grandezas de informação; Identificar o que são navegadores de internet, bem como sua utilização (ícones, endereços de páginas, conteúdos midiáticos, buscadores, downloads, upload, histórico e favoritos); Reconhecer conceitos básicos e principais funções dos sistemas operacionais mais usados na atualidade; |
Hardware e software; Teclado; Periféricos; Nomenclaturas básicas que fazem parte do universo da computação; As quatro principais partes do gabinete, a interação entre elas e o fluxo de informação. Unidades de grandezas de informação (bit, byte, kilobyte, megabyte, gigabyte e terabyte). Navegadores de internet (jogos, conteúdos, histórias, imagens e vídeos, funções, formas de navegação, conteúdos midiáticos, buscadores, downloads, upload, histórico e favoritos); Gerenciador de arquivos (Windows Explorer, Nautilus por exemplo); Pastas e arquivos; | Difere Hardware de Software; Compreende as funções básicas do teclado; Reconhece e manipula corretamente os periféricos; Reconhece a maioria das nomenclaturas usadas no universo da informática; Reconhece as quatro principais partes do Gabinete e como se dá o fluxo de informação. Reconhece e identifica as unidades de grandezas de informação. Utiliza e manipula navegadores de internet, acessando páginas e conteúdos por meio desse tipo de software. Reconhece e utiliza gerenciadores de arquivos; Reconhece e diferencia pastas e arquivos. |
CULTURA DIGITAL |
Diferenciar, criar e gerenciar pastas e arquivos
identificando diferentes formatos de mídias como: texto,
imagem, áudio, vídeo e sua extensão padrão;
Usar softwares de desenhos e montagem de edição de
imagem; Compreender e aplicar algumas técnicas de desenho e montagem; Conhecer a estrutura de um editor de texto e suas ferramentas; Elaborar textos no formato de hipertexto (com texto, imagem, som e links) em editores de texto; Treinar e praticar a digitação de forma correta, usando softwares específicos; Elaborar tabelas e gráficos em planilhas eletrônicas, bem como conhecer e utilizar fórmulas básicas de cálculo; Conhecer a estrutura e as ferramentas de editores de apresentação eletrônica. Diferentes formatos e extensões de arquivos. Editores de imagem (Tux paint, Paint, por exemplo); Programas de digitação de texto (Klavaro e HJ dátilo, por exemplo); Editores de planilhas eletrônicas (Microsoft Excel ou Libre Office Calc); Editores de apresentação eletrônica (Microsoft Power Point, Libre Office Impress, por exemplo). Reconhece diferentes formatos e extensões de arquivos. Conhece caminhos para salvar e abrir arquivos e pastas; Utiliza programas de edição de imagens; Elabora e manipula textos e hipertextos em meio digital; Elabora e manipula apresentações eletrônicas; Elabora e manipula gráficos, fórmulas e tabelas em planilhas eletrônicas. Reconhece e utiliza programas de digitação de textos. Compreender e identificar o conceito de página de internet e correio eletrônico; Investigar e experimentar novos formatos de leitura e realidade; Relacionar e refletir sobre o uso do computador e da tecnologia na sociedade (realidade local e regional); Refletir sobre o uso responsável da informação (reconhecer fake news e questões éticas), desenvolver noções de navegação com segurança na rede, boas práticas, uso consciente da internet e os perigos do Cyberbullying. Expressar-se criticamente em relação a formas de violência encontrada em jogos dissociando o mundo real do mundo virtual; Produzir histórias, histórias em quadrinhos e histórias animadas em softwares específicos. Utilizar compactadores de arquivos. Integrar diferentes tipos de arquivos para gerar hipertextos. Reconhecer diferentes utilidades de editores de apresentações tais como: apresentar trabalhos, viagens, curiosidades etc. Aprender e vivenciar a postura correta ao utilizar o computador. |
Diferentes formatos e extensões
de arquivos. Editores de imagem (Tux paint, Paint, por exemplo); Programas de digitação de texto (Klavaro e HJ dátilo, por exemplo); Editores de planilhas eletrônicas (Microsoft Excel ou Libre Office Calc); Editores de apresentação eletrônica (Microsoft Power Point, Libre Office Impress, por exemplo). Página de internet e correio eletrônico; Diferentes formatos para leitura e realidades do universo digital; Computador e tecnologia na sociedade (realidade local, incluindo família, escola, trabalho e sua relação com a tecnologia); Responsabilidade com a informação disponível; Jogos educacionais. Jogos digitais; Programas digitais para a elaboração de histórias; Compactador de arquivos; Hipertextos: o que é e como produzi-lo; Editores de apresentações; Ergonomia e postura correta para utilizar o computador. |
Reconhece diferentes
formatos e extensões de
arquivos. Conhece caminhos para salvar e abrir arquivos e pastas; Utiliza programas de edição de imagens; Elabora e manipula textos e hipertextos em meio digital; Elabora e manipula apresentações eletrônicas; Elabora e manipula gráficos, fórmulas e tabelas em planilhas eletrônicas. Reconhece e utiliza programas de digitação de textos. Compreende e diferencia página da internet e correio eletrônico; Reconhece a importância do computador para a sociedade contemporânea; Reconhece o contexto local e seus problemas, identificando possíveis soluções com a tecnologia; Sabe o que é informação e como utilizá-la, observando a segurança, as boas práticas e os perigos do Cyberbullying; Diferencia jogos educacionais de outros jogos digitais; Produz histórias, histórias em quadrinhos, histórias animadas; Sabe usar compactadores de arquivos e analisar a diferença; Identifica e cria hipertextos; Elabora e realiza apresentações com o auxílio de um editor de apresentação; Utiliza a postura correta ao utilizar o computador. |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL |
Utilizar lógica em jogos e brincadeiras.
Conhecer comandos simples nas atividades lúdicas e
jogos; Desenvolver o raciocínio lógico; Desenvolver processos e produções mais elaboradas a partir de imagens e sons, textos, jogos, histórias, vídeos e etc; Exercitar a composição e decomposição de problemas em problemas menores como atividades, rotinas, passos e instruções; Utilizar jogos ou programas que usam programação com sinais e blocos para desenvolver algoritmos básicos de repetição e sequência; Compreender que o computador utiliza números binários (notação binária) para representar todos os dados processados e apresentados; Criar diagramas e fluxogramas para expressar soluções de um problema ou facilitar a compreensão; Identificar e decompor operandos, operações e prioridades em expressões aritméticas; Reconhecer padrão em um algoritmo; Reconhecer conceitos de robótica e automação; Reconhecer em jogos digitais noções básicas de programação; Investigar a ideia de realidade aumentada a partir de atividades lúdicas e concretas. |
Jogos lógicos e resolução
problemas; Raciocínio lógico; Mídias digitais na produção de atividades escritas e orais; Composição e decomposição de informações, problemas e resolução; Softwares ou jogos que fazem uso de sinais ou blocos para escrever algoritmos básicos (Lightbot, por exemplo). Representações de números e letras por meio de números binários. Diagramas e fluxogramas para soluções de problemas. Operandos, operações em expressões aritméticas; Noções básicas de algoritmo; . Conceitos básicos de robótica e automação e o seu uso; Realidade aumentada a partir de jogos lúdicos (Cubo merge). |
Utiliza lógica para jogar e
resolver um problema; Conhece e realiza atividades usando sons, fotos, vídeos etc.; Realiza atividades usando diferentes tipos de mídias digitais; Elabora de forma lúdica uma sequência com repetição de ações em forma de algoritmos; Desenvolve algoritmos básicos de sequência e repetições para realizar uma tarefa; Representa um caractere em número binário; Cria fluxogramas ou diagramas coerentes; Opera corretamente uma expressão aritmética e calcula seu resultado. Reconhece padrões em um algoritmo préestabelecido e reaproveita em outra tarefa; Reconhece conceitos básicos de robótica e automação e identifica onde pode ser aplicado. Reconhece a ideia de realidade aumentada a partir de atividades lúdicas ou concretas. |